logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 ü    DESMORONAMENTO - O barranco das ruas Carmelo Zocolli e Frei Tito Olivetto, parte dele veio abaixo, pois, nos três últimos mandatos vínhamos sugerindo que fosse feito um muro de concreto e usasse a parte de cima para um passeio público. Passaram-se três mandatos consecutivos, da mesma sigla partidária, e felizmente, nada aconteceu de perigo, mas, no atual governo parte da escada, da cerca de tela e do asfalto vieram abaixo, consequentemente, está interdita certo trajeto da Rua Vilson Bordin e da mesma forma da Rua Carmelo Zocoli. O Vereador Jegue fez uma indicação, cobrou novamente e agora pede urgência na solução do problema. O atual Prefeito pretende fazer o muro e transformar o que nós havíamos sugerido há muito tempo, a exemplo do vereador Jegue, construir o muro e implantar o passeio público visando proporcionar maior segurança aos pedestres.

ü    SEGURANÇA PÚBLICA - Não vem mostrando resultado positivo o monitoramento por câmeras no livre trânsito e na área residencial transformada em comercial. Tais investimentos seriam melhores aplicados se fosse adquirido semáforos inteligentes, já que o trânsito está caótico e conturba diariamente, principalmente, ao meio dia, às 13h30min e a partir das 17h30min. Será que não está funcionando o monitoramento por câmeras, levando em conta novo assalto numa farmácia na área central da cidade? O assalto aconteceu bem de baixo de uma câmera que deveria servir de segurança preventiva, porém, o fato se consumou, portanto, não vem justificando o que este Semanário e dois vereadores muito sugeriram que fosse implantado o sistema de monitoramento, que talvez venha tendo falha eletrônico ou operacional. Vamos rever essa questão, talvez, se fosse criada a guarda municipal, quem sabe, os serviços de monitoramento pudesse deixar de ser feito pela PM e passar a tal prestação de serviços e sobraria tempo e pessoal para Polícia Militar fazer o policiamento ostensivo.    

ü    TOMBAMENTO HISTÓRICO - O município de Ouro tem seu tombamento histórico, sendo a Ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza. A mencionada ponte teve sua primeira construção no ano de 1932, sendo que ela veio abaixo por várias vezes, seja por vento ou provocadas pelas cheias do Rio do Peixe. Essa ponte é um monumento histórico do Vale do Rio do Peixe, situada na travessia dos municípios coirmãos, Capinzal e Ouro. Então, Capinzal também deveria ter feito o tombamento histórico da ponte pênsil, ainda da caixa d’água da via férrea e da estrada de ferro. A caixa d’água, ainda está em pé por causa de uma ação de O TEMPO – um jornal de fato, pedindo a intervenção do então vereador Binde, anos depois, do ex-vereador Lanhi, pois a mesma seria desmanchada e vendida ao ferro velho. Quem sabe, se tivesse condições de fazer o tombamento histórico da antiga Fábrica de Produtos Suínos (FPS, frigorífico), da chaminé da Madeireira Hachmann, da Cerâmica Leal, das cavernas do Avaí (localidade de Ricardópolis) e outras mais.

ü      CONTORNO VIÁRIO - Projeto intermunicipal para os municípios coirmãos, Capinzal e Ouro, a exemplo, do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto – Simae, é a solução para muitos problemas de ambas as margens do Rio do Peixe, pois, somos praticamente uma só comunidade, mas, com os feriados de emancipação e de dos padroeiros ainda não unificados, o que não condiz com a realidade de seu povo. Além do anel viário, que vai tirar o fluxo de veículos da área central de Capinzal e Ouro, sabe lá quando, porém, antes disto, devem ambos os governos municipais lutar por um contorno viário, para tanto, deve ser construída outra ponte além da Irineu Bornhausen, essa inaugura há 48 anos (Janeiro de 1956), pois, ambas serviriam ao vai e vem de ambas as margens do mencionado rio. Querer é fazer algo acontecer, para tanto, é necessário ter influência e vontade política.  

ü    INFRAÇÃO DE TRÂNSITO - Cidadão deixou o carro trancando garagem no sábado à noite, 03 de Maio, e foi para a Igreja participar da missa. O carro ficou por horas na Rua Aparício Ribeiro, então o dono da garagem escreveu num papel, dois portões e duas garagens: trancando. Resultado, o motorista ou acompanhante, sabe lá quem, não foi educado, pegou o papel, rasgou e jogou na garagem. O dono da garagem poderia chamar a PM, pedir que fizesse uma atuação de trânsito e se fosse o caso guinchar. Antes de ficar irritado (a), deveria refletir para não cometer infração.

ü    MONITORAMENTO DE TRÂNSITO - Foi copiado pela metade o sistema de monitoramento da cidade de Caçador, pois, até tínhamos sugerido, pois, na época íamos com frequência até aquele município, pois lá, é registrada a entrada e saída de veículos do perímetro urbano. Infelizmente, em Capinzal é só “monitorado” a minúscula área comercial, mesmo assim, os roubos vêm acontecendo, o que caracteriza que deixa de ter uma ação preventiva e passa a ser mais complicado tentar fazer uma medida curativa que nem sempre permite um resultado positivo. Antes a única solução era o monitoramento por câmeras, e agora, o que falta para proporcionar melhor segurança pública não só para o comércio, mas, para a coletividade capinzalense?

ü    CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO - Até podem controlar o suposto som alto nas mediações da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, mas, lembrem-se, de que na cidade de Caçador tem a Rua Beira Rio reservada para o encontro dos cidadãos com seus veículos (carros e motocicletas), onde é permitido ouvir som automotivo, bebem e se divertem. Lembre-se, que em Capinzal ainda dá para considerar as mediações da Área de Lazer o único local possibilitando encontro da juventude ao ar livre. A concentração de veículos e de jovens que se reúnem em parte da Rua Ernesto Hachmann, mediações da Área de Lazer, não é mais problema como dizem, e sim, a perturbação do sossego público vem sendo praticado por certos imprudentes no trânsito insistindo nos cavalos de pau, cantadas de pneus, motocicletas com o escapamento aberto e andando sobre uma só roda. Numa altura desta, seria bom as autoridades, jovens e a sociedade usarem do bom senso.

ü    VEÍCULOS SOBRE AS CALÇADAS - É incrível o números de carros sobre os passeios públicos, pois, mesmo tendo estacionamento privativo em certas casas comerciais, acabam ficando a traseira do veículo  impedindo a passagem de pedestres. Se o espaço não comporta carros no sentido vertical, deixe então na horizontal, até por que a calçada deve estar pelo menos 50% livre (sem obstáculo). Muitas edificações foram construídas, mas, deixaram de pensar no estacionamento privativo, então tentam improvisar favorecendo para as infrações de trânsito.

ü    CURIOSIDADES – Na sessão ordinária plenária da Câmara Municipal de Capinzal, desta vez na quarta-feira, 29 de Abril, o presidente do Legislativo, Alcedir Afonso Coronetti na palavra livre informou ser uma honra e orgulho muito grande poderem ajudar acontecer ações para o Município e sua população. Deu como exemplo, a data anteriormente citada, sendo que o trabalho dos vereadores totalizou 24 solicitações entre proposições e projetos apresentados na mencionada noite. Coronetti também falou que participou da posse do presidente do Sindicadezal, sendo algo desconhecido de muitos, inclusive da imprensa, mas é público e notório o direito da nova Diretoria comandar o sindicato por mais cinco anos. Então Coronetti desejou êxito para Soccol em conduzir o sindicato com mais de seis mil associados.

ü    BOATOS  E NÃO RUMORES - Se caso pensaram em dar furo de reportagem, ao falar que a Unidade da BRF de Capinzal seria vendida para outra empresa, enganaram-se, pois, sequer a Associação dos Avicultores e Suinocultores, muito o Sindicato sabiam dos boatos. E sim, de forma nenhuma terá alteração do nome BRF, para melhor informação, a chamada de capa tem a matéria inserida na página nº12 desta edição. Formadores de opinião, homens públicos, políticos e os da politicagem, vamos procurar fazer um Capinzal cada vez melhor para se viver, até porque inúmeros cidadãos proporcionaram que fosse possível aumentar o número de habitantes devido a menina dos olhos dos capinzalenses: Brasil Foods (BRF). Menos discussão e mais ação, porém, não vamos dar ouvidos aos boatos, pois, o que vale são os rumores.   

Candidatas ao título de Miss Concórdia se preparam para o concurso Anterior

Candidatas ao título de Miss Concórdia se preparam para o concurso

Sucesso a Campanha: Quem lembra da vacina se protege da gripe ? 2ª edição Próximo

Sucesso a Campanha: Quem lembra da vacina se protege da gripe ? 2ª edição

Deixe seu comentário