logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 ü    Na quinta-feira, 18 de Setembro, a proliferação do mau cheiro recendeu na via pública, pois, com a chuva algum caminhão subiu a rua sentido estrada velha e saiu derramando dejetos, provavelmente de gado. É engraçado, contra isto ninguém viu e ninguém sabe, mas, para exigir a burocracia dos estabelecimentos comerciais aí aparecem servidores. Vamos usar do bom senso e facilitar os empreendimentos na cidade, até porque muitos estão encontrando mais facilidade de se estabelecer em outros centros do que na sua terra natal.

ü    Interessante o que levantou o vereador Penteado, na sessão ordinária de terça-feira, 16 de Setembro sobre o número de informações solicitadas pela Câmara de Vereadores à Prefeitura de Capinzal, são elas: Ano de 2009 foram 02 pedidos de informações (PI) e 15 requerimentos (R), sendo totalizado 17 solicitações); em 2010 foram 02 PI e 11 R (13); 2011 três PI e 07 R (10); 2012 dois PI e 05 R (07); 2013 foram 54 PI (54); 2014 até 17/06/2014 – 40 PI (40). De 2009 a 2012, ou seja, em quatro anos a Administração Municipal recebeu da Câmara de Vereadores um total de 47 Pedidos de Informações. Somente em 2013 a Administração Municipal recebeu da Câmara de Vereadores o total de 54 Pedidos de Informações, ultrapassando o número de pedidos durante quatro anos. E no primeiro semestre de 2014, a Administração Municipal recebeu da Câmara de Vereadores o total de 40 pedidos de informações, o que precisou contratar mais funcionários para responder as solicitações.   

ü    Todo o final de semana é visto dois ou mais motoqueiros andando lado a lado, o que na Lei de Trânsito significa imprudência. O problema não é só isto, além de andarem lado a lado se deslocam devagar demais e não dão condições de ninguém ultrapassar. Motociclistas devem andar semelhante a fila indiana, um atrás do outro, mas, certos motoqueiros andam voando e até sobre uma só roda, fazem manobras radicais, ultrapassam por ambos os lados, descarga aberta, viseira erguida, sem proteção alguma, andam com calçados impróprios e carregando algo de maneira errada. Também tem muitos pedestres que passam a rua sem ver se vem ou não carro, pois estão dando certo para o azar, até porque na guerra do trânsito quem caminha é mais frágil.  

ü    As eleições 2014 estão chegando, sendo para eleger presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Vote no candidato e não porque ele pertence a partido “A” ou “B”, também não importa se ele é de sua cidade ou da região, pois, se é ou vai ser bom político, prestará serviços para todo o estado, caso for deputado estadual e sendo federal, senador, ainda governador e presidente, a obrigação ainda é maior: nacional. Pesquise e se informe quem é o candidato que pretende votar, a exemplo de ações e serviços prestados, também plano de trabalho que pretenda executar, se tem a aprovação ou não da sociedade. Por fim, se esteve ou não envolvido em algum tipo de escândalo, porém, use da razão e da lógica, no sentido de fazer a escolha certa ao dar o voto de confiança seja qual for o candidato. 

ü    Segundo informação a Rua Presidente Nereu Ramos (cidade de Capinzal), consequentemente parte da Felipe Schmidt e toda a extensão da Rua 7 de Abril (cidade Ouro) é estrada estadual, ou seja, SC-135. Então as multas de trânsito nessas vias públicas não tem validade, também não deveria ser permitido s semáforo instalados sem autorização e nem deixar em sinal de alerta. A sinalização de solo do trânsito foi feita até o meio da Ponte Irineu Bornhausen na cidade de Ouro, porém, há tempo está para ser recuperado o corrimão da mencionada ponte.

ü    Como pode ainda os roubos estarem acontecendo no centro da cidade, tendo monitoramento por câmeras e policiamento ostensivo? Uma época foi uma “enxurrada” de roubo de cofres e ninguém soube quem seriam os culpados, ainda muitos furtos no comércio local, principalmente em farmácias e lojas de eletrodomésticos. Nos últimos dias surgiu uma mulher valentona, batendo em pessoas e depois desaparecia sem responder pelo feito. Agora está sendo frequente os roubos de motocicletas, isto, com certa facilidade, apesar do monitoramento e policiamento ostensivo. Excelente trabalho não é só recuperar o bem furtado, e sim, realizar ação preventiva se antecipada aos fatos, pois, certa movimentação e algumas pessoas podem gerar suspeita, então é necessário ronda dia e noite. Não seria mais fácil ligar e denunciar à delegacia, do que telefonar para emissora de rádio?   

ü    Só para lembrar que o Hospital São José “nasceu” em 13 de Maio de 1944 e faleceu dignamente por falta de apoio na data de 30 de Junho de 2014. Lamentavelmente, a mencionada casa hospitalar ao completar 70 anos fechou suas portas, apesar de toda a especialização médica disposta ao longo do tempo. Esperamos que os capinzalenses não tenham que ficar em macas nos corredores de hospitais da região esperando por atendimento, já que tínhamos dois hospitais em funcionamento e agora só um presta serviços, porém, tem muito por se fazer em termos de estrutura física, especialidades, aparelhos e equipamentos. 

ü    Capinzal por ser sede comarca, deveria ter uma logística, da mesma forma Piratuba (por ser a terra das águas termais). A falta de logística vem contribuindo para uma empresa deixar uma filial em Capinzal e montar sua matriz em outro centro. É de fundamental importância pelo menos de se ter linhas de transporte de ônibus de Capinzal para outros centros, ainda, transporte de carga rodoviário para poder receber matéria prima e o produto acabado destinado em nível estadual e nacional.     

Anterior

Centro espirita amor e caridade

Atletas do Karatê de Capinzal conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro Próximo

Atletas do Karatê de Capinzal conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro

Deixe seu comentário