Ligeirinho
Fique por dentro
Os furtos de carros e motocicletas estão sendo frequente nas cidades coirmãs, porém, se os proprietários ou seja só motoristas dos veículos e demais acompanhantes estejam na igreja, numa lanchonete ou no comércio em geral, então se faz necessário o policiamento ostensivo fora destes e de outros locais. Seja nos dias de semana, sábados, domingos e nos feriados, não importa se for de dia, à noite ou de madrugada, a prestação de serviços de segurança pública deve estar 24 horas em pleno funcionamento. Policiais caminhando e ajudando a fluir o trânsito é importante, também orientando e observando possíveis suspeitos que poderão praticar delitos, ainda se faz necessário viaturas e motos fazendo rondas, marcar presença para inibir a bandidagem, até porque os furtos e roubos continuam acontecendo. É importante que cada cidadão fique atento, no entanto, percebendo algo suspeito ligue para polícia e não para os meios de comunicações, até porque as funções são diferentes.
O Papa Francisco elogiou no domingo (28/09/2014) a terceira idade e denunciou o abandono dos idosos como um "eutanásia mascarada", durante um dia de homenagem aos idosos, na presença de Bento XVI. O Papa emérito de 87 anos, que não aparecia em público desde a canonização de João XXIII e João Paulo II em abril, chegou sorridente, apoiado numa bengala, e foi calorosamente recebido por seu sucessor. Sob o sol na Praça São Pedro, onde se reuniram milhares de idosos, Bento XVI sentou-se um pouco distante para ouvir ao lado de Francisco os testemunhos de pessoas idosas sobre suas angústias, dificuldades, mas também sobre as alegrias da velhice. Apesar das dificuldades ligadas à idade, os idosos podem ser "árvores que continuam a dar frutos", insistiu Jorge Bergoglio. Para isso, ele desejou que aqueles que não têm família sejam acolhidos em lares para idosos que "não sejam como prisões, mas pulmões da humanidade em uma cidade, um bairro, uma paróquia". "Um povo que não lida bem com seus idosos é um povo sem futuro (...) porque ele perde a memória", disse o Papa. "Quantas vezes nós jogamos os idosos em um abandono que não é nem mais nem menos do que uma eutanásia mascarada! Este é o efeito da cultura de desperdício que causa tanto mal ao nosso mundo", declarou. Ainda bem que o Papa tem uma outra visão, sendo uma liderança a santidade, o que serve de exemplo para aqueles que dão valor exclusivo a burocracia e falta de verdade justificando o injustificável.
Queira ou não os entendidos, falta segurança pública na cidade, sendo que é frequente os roubos de carros, motos, carteiras com dinheiro e muito mais. O que caracteriza que a bandidagem pode estar solta, pois continua agindo de maneira considerada desenfreadamente, devido aos furtos periódicos. Por que em certos casos pessoas do bem passam por constrangimento, humilhação e abaixo de ordens, enquanto muitos bandidos andam perambulando numa boa e agindo de maneira fora da lei. Ah, também tem vários motoristas e motoqueiros fazendo manobras radicais na Rua Aparício Ribeiro, num pequeno trajeto, da esquina das ruas Dom Vicente Gramázio e a Adelmo Biavatti, sentido estrada velha, cantadas de pneus, empinando e muito mais, isto também acontece na saído e chegada da aula, mediações dos educandários.
É uma vergonha a paralização das atividades por motivo de greve, o que não justifica colocar no prejuízo à coletividade. Por incrível que pareça, o maior número das greves acontecem em anos de eleições, podendo caracterizar um ato político indireto contra quem está no poder e numa desta favorecendo aqueles contra os mandatários. Chega ser cômico, a greve tem data para iniciar e não tem dia para acabar, sendo por tempo indeterminado, pois, é justificado reivindicar direitos trabalhistas, melhores salários, mas não querem que seja descontado os dias parados e nem irão tirar do próprio bolso para pagar o transtorno causado à terceiros.
Tanto se falava de poluição visual e de cobrar taxa pela colocação de placas, outdoor e pinturas em faixadas. Agora, além dos outdoor estarem atrapalhando o trânsito de veículos, devido iluminação excessiva e fora dos padrões da exigências do Plano Físico e Territorial Urbano, tem grande invasão em terrenos baldios e também edificados, até nas calçadas e ruas sendo as placas de candidatos políticos. Já imaginou se a Justiça depois das eleições fosse apurar todas as questões que foram levantadas no horário gratuito eleitoral de acusação e tentativa de defesa. Os marqueteiros não são iguais aos jornalistas, pois, fizeram um show ataque de um candidato a outro, da mesma forma partidos e coligações, mas, o povo precisa saber das propostas de trabalho e jamais que usassem o espaço para lavar roupa suja.
Por que será que ainda Prefeitura não ocupou todo o espaço de seu imóvel que a justiça lhe deu ganho de causa, sendo que a iniciativa privada ainda continua ocupando o prédio público? Usando as salas comerciais na Secretaria de Infraestrutura Pública, também do Terminal Rodoviário Intermunicipal, ainda do que seria a nova rodoviária, inclusive, tem o andar de cima da garagem no loteamento Santa Teresinha, poderia abrigar Secretarias, Diretorias e vários serviços públicos. É momento do poder público além da construção das casas no loteamento Nova Capinzal (o que vai amenizar o déficit habitacional), também firmar convênio com a Cohab para que a Prefeitura deixe de pagar aluguel para muitos cidadãos, pois, isto vem de muito tempo, sendo que casas estão interditadas num loteamento e os donos morando em outro loteamento.
Em outras gestões administrativas a Prefeitura abriu e arrumou a galeria da Rua José Cadorin, situada ao lado do Ginásio de Esportes Dileto Bertaiolli, porém, o atual Governo terá de refazer os serviços, ainda dar um destino correto às águas que descem através do pátio do Posto do Canhoto e invadem a Rua Antonio Macarini e parte da Rua XV de Novembro, consequentemente, conter o deslizamento na curva acima do mencionado posto de combustíveis.
No dia 27 de Julho de 2005, o Delegado Geral da época, da Polícia Civil de Santa Catarina, Ricardo Lemos Thomé, esteve em Capinzal vistoriando as áreas de terra que possibilitam a construção de novos prédios para as Policiais Civil e Militar, bem como a construção de nova cadeia já que a mesma tinha sido interditada pelo Poder Judiciário devido à precariedade que se encontrava. A meta era transformar a Delegacia de Polícia da Comarca de Capinzal em Regional, sendo na época o delegado em território capinzalense Eduardo Spricigo. A cadeia pública voltou a funcionar, sendo que a mesma chegou a ser uma Unidade Prisional Avançada (UPA). Infelizmente os anos foram passando e foi fechada a UPA e caso não tivesse a interferência da imprensa, dos meios de comunicação, dos poderes Executivo e do Legislativo, até os serviços de vistorias dos veículos do Ouro iria parar em Joaçaba, sendo feita pela iniciativa privada.
Deixe seu comentário