logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 Mais uma vez tivemos de acordar, levantar e sair na madrugada a dentro, porém, nesta ocasião ocorreu no domingo, dia 12 de Outubro, às 04h50min e no deslocamento até o centro da cidade, apesar do horário, muito barulho ouvimos, sendo que ficamos impressionados com os ruídos. Galos e pássaros cantando, cães latindo, enfim, um festival de barulho em plena madrugada. Nos disseram, que certos pássaros começam a cantar e produzir barulho a partir das 03h30min. O grande problema do ruído de madrugada, são certos motoqueiros com o escapamento aberto ou de maneira proposital em fazer barulho quase ensurdecedor.

No domingo à noite, ficamos quase uma hora no cruzamento das ruas Presidente Nereu Ramos, Ernesto Hachmann, José Zortéa e Wanda Mayer, sendo que os semáforos se encontravam no sinal de alerta. Percebemos o perigo que pode dar acidente, pois nem sempre dá para um condutor de veículo perceber todos que se deslocam pela via. É proibido embaraçar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos, exceto para efeito de obras públicas ou quando da exigência policial determina. O trânsito, de acordo com as leis vigentes, é livre e, suas regulamentações tem objetivo manter a ordem, a segurança e o bem-estar dos transeuntes e da população em geral, portanto, caso algum acidente acontecer num semáforo em alerta, não possibilitando condições para tanto, os condutores de veículos tem direito de cobrar a responsabilidade da Prefeitura e da Polícia.

É comprovado que não existe lei de trânsito para muitos condutores de veículos automotores, para certos ciclistas e alguns skatistas, os quais vem dando sorte para o azar. É frequente as cantadas de pneus de carros e as arrancadas bruscas, tudo para chamar a atenção. Também é rotina de algumas motos sendo conduzidas sobre uma só roda e freadas para provocar barulho. Ciclistas descendo o morro de maneira veloz e freando no quebra-molas, depois seguem pedalando como se fossem únicos na via pública. Certos skatistas descem sentados ou praticamente deitados sobre o skate, dividindo o espaço com carros e motos. Como não é feito nada para dizer um basta, que seja colocado uma placa permitindo o abuso da imprudência e transformem boa parte da Rua Aparício Ribeiro, também da considerada estrada velha, sentido cidade alta, em pista de Formula ou num trajeto para cada um fazer o que bem entende sobre uma ou mais rodas.

Há muito tempo viemos sugerindo que a Defesa Civil tenha guardado para um momento de emergência: lonas, telhas, colchões, ainda locais para abrigar desabridos e tudo que for necessário para socorrer famílias atingidas, seja por chuva de granizo, vendaval e outras forças da mãe natureza. Um bom exemplo aconteceu no município de Lages, sendo que medidas emergenciais foram tomadas pela Prefeitura auxiliar moradores atingidos pela chuva de granizo. Mais de 70% da cidade de Lages foi atingida pela forte chuva de granizo na segunda-feira, 13. Centenas de imóveis e veículos sofreram danos. O granizo perfurou telhados e vidraças de residências, escolas, universidades e hospitais, e estilhaçou vidros de automóveis, causando um prejuízo que ainda não pode ser calculado. O município decretou estado de calamidade pública. Na manhã de terça-feira, 14, o governador Raimundo Colombo e o prefeito Elizeu Mattos se reuniram na Prefeitura com representantes de várias instituições para definir as medidas emergências que serão adotadas. Todos os órgãos da segurança pública foram mobilizados. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, os bairros mais atingidos foram Centro, Várzea, Ferrovia, Popular e Habitação. Mais de cinco mil pessoas já procuraram ajuda junto à Defesa Civil do Município, solicitando lonas, telhas e outros utensílios necessários para o restabelecimento de suas casas. Os estoques dos materiais de construção esgotaram-se em poucas horas, e novas remessas foram encomendadas. Mais de 60 escolas das redes estadual e municipal foram atingidas e não funcionaram por dois dias (levando em conta que quarta-feira foi feriado devido ao Dia do Professor). Nesse período, várias equipes trabalharam para consertar os estragos. Que sirva de alerta a outros municípios, a Defesa Civil e a Prefeitura devem estar prevenidas para esse momento inesperado, para tanto, é preciso dispor de equipes de prestação de serviços, ainda de materiais de construção e que mais for primordial. 

Uma intimação para comparecer na Delegacia de Polícia, é quase uma ameaça e chega a assustar, levando o nome da autoria, no uso de suas atribuições e na “forma” da lei. Então intimam a pessoa pelo nome por inteiro, descrevem a RG, estado civil, endereço residencial, para a surpresa, a intimação entregue no sábado à tarde, por fim, data e horário a comparecer, para ser ouvido no procedimento acima referido, como autor, porém, tem o nº do TC, que não diz nada do que se trata, já que não tem como procurar no site da Polícia Civil. Esclarecimentos: o não comparecimento implica em crime de desobediência. Desobedecer a ordem legal de funcionário público: pena – detenção de 15 dias a seis meses, ainda multa. Comparecer no local portando o CPF e a Carteira de Identidade, ou outro documento de identificação (com foto), além da intimação. Finalizam assim: Falar com (...).

A vida é marcada pelo que fizemos dela, então, a partir disto existe a lei do retorno? Então, façamos o bem para que possamos sermos compensados. As vezes não basta ter um sorriso bonito e agradável, ser simpático ou de bom visual, ter ou não posse financeira, se o que mais precisamos é manter o bom relacionamento com todos, sem distinção, inclusive, não influenciar e nem ser influenciado por questões políticas, religiosas e nem de interesse de um grupo, até porque ninguém é igual, e sim, todos são semelhantes. Concorrência existe, mas deve ser disputada com ética, profissionalismo, lógica, razão e bom senso, portanto, o ato impensado pode pesar e resultar em consequência, seja perante a justiça do homem ou da providência divina. A vida terminou para uns, começou para outros e todos um dia deixarão de existir, mas muitos irão permanecer na lembrança, seja pelo modo de agir e de pensar enquanto simples mortais.          

 

Prefeitura assina convênio com a CEF para a construção do Loteamento Nova Capinzal Anterior

Prefeitura assina convênio com a CEF para a construção do Loteamento Nova Capinzal

Sociedade Babados lança Mostra Internacional de Danças Próximo

Sociedade Babados lança Mostra Internacional de Danças

Deixe seu comentário