Ligeirinho
Fique por dentro
O que este Semanário trouxe como manchete de capa e informação em página interna sobre o despacho e decisão da Justiça Federal, Seção Judiciária de Santa Catarina, da 1ª Vara Federal de Joaçaba, sendo um ato de Improbidade Administrativa com pedido liminar de indisponibilidade de bens e referência ao Inquérito Civil Público, sendo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, não é furo de reportagem, porém, essa é a primeira divulgação da informação de maneira formal. A Ação Penal é da data de 15/12/2014, porém, a demais imprensa (jornal impresso) e nem os meios de comunicações (também inserido jornal impresso e a mídia falada), por não trazerem tal conhecimento, por isto, para o bem da informação, da ética e da imparcialidade este Semanário inseriu o ato e fato. Não está sendo dado furo de reportagem, até porque a decisão da ação ocorreu há quase dois meses, consequentemente atendendo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: do direito à informação, que tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange o seu direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Este Semanário há anos foi ROTULADO por profissional liberal (da advocacia) como fosse IMPRENSA SENSACIONALISTA E MARROM, apesar desta mídia não ter a prática de colocar ocorrências policiais (acidentes e crimes), NÃO FECHA OS OLHOS PARA UM FATO DE RELEVÂNCIA DESTE: Ação Penal.
Duas ruas poderiam mudar a denominação, localizadas nas cidades coirmãs, sendo a Aparício Ribeiro (em Capinzal) e a Presidente Kennedy (Ouro), colocando o nome em ambas de VIAS PÚBLICAS DA IMPRUDÊNCIA. Diariamente condutores de certos carros e motocicletas fazem manobras radicais e abusam da velocidade. Alguns motoqueiros estão habituados a andar numa roda só e determinados motoristas acostumaram a cantar pneus, inclusive, ambos devem estar achando que estão na competição de Formula 1. Muitas pessoas vem denunciando e pedindo providência cabível e aceitável, mas infelizmente os imprudentes estão confiantes que jamais serão pegos no flagrante, ou seja, os infratores desafiam as autoridades competentes.
Na matéria Saúde da emissora RÁDIO BARRIGA VERDE, postada no site em 30/01/2015 | 10h56min, o título está assim descrito: Capinzal tem mais de 16 casos de HIV positivo confirmados. Na região de abrangência da 7ª Gerência Regional de Saúde de Joaçaba são mais de 250 casos. Corpo da matéria: A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e AIDS. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados nesta quarta-feira (28 de Janeiro), em Brasília, durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. Na região de Joaçaba, aproximadamente 250 pessoas tiveram a doença notificada. Em Capinzal são aproximadamente 16 casos. Considerando estes números de casos diagnosticados e que um infectado pode transmitir a doença para várias outras pessoas, podemos afirmar que este número é bem maior. Link da matéria: (http://www.rbvradios.inf.br/am1380/novo/noticianv.php?id_noticia=7301).
Número de jovens brasileiros com Aids aumenta 40%, revela pesquisa. Jovens têm mais parceiros e se protegem menos. Pesquisa foi realizada pelo Ministério da Saúde (Renata Capucci - Rio de Janeiro, RJ - Edição do dia 02/02/2015). Na faixa de 15 anos a 24 anos, o número de casos de Aids aumentou 40% de 2006 até agora em todo país. A pesquisa é do Ministério da Saúde, que faz campanha para o uso da camisinha e para o exame que detecta a doença. Nas redes sociais, o lema é: "Partiu, teste". Uma pesquisa do Ministério da Saúde com 12 mil pessoas revelou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Mas quase metade dos entrevistados (45%) não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. O grupo que mais preocupa é o de jovens entre 15 e 24 anos. Enquanto a Aids no Brasil tem uma leve tendência de queda, nessa faixa etária o número de casos está aumentando. Em sete anos, o crescimento foi de 40%. Os jovens têm mais parceiros, se protegem menos e NÃO TÊM NOÇÃO DO PERIGO DA DOENÇA. A campanha contra a Aids no Carnaval já está nas ruas. Os objetivos são lembrar a importância da camisinha e estimular o hábito de fazer o exame. A estimativa é de que 300 mil pessoas tenham a doença sem saber. “Não adianta ter feito uma vez, deu negativo e está tudo bem. Assimilar como um hábito de vida frequentemente fazer a testagem sorológica e se der positivo já tratar ainda que só tenha a infecção e não tenha a doença. Essa é uma mudança substantiva, porque antes se esperava a manifestação clínica da Aids para iniciar o tratamento”, fala Arthur Chioro, ministro da Saúde. A Aids mata 12 mil brasileiros por ano. “O que eu posso passar para as pessoas é que por mais que você goste, que você ame, que você confie, que você tenha um projeto de vida com aquela pessoa, use camisinha. Porque de repente o seu projeto de vida é um e a vida acaba te surpreendendo com outro projeto muito indesejado”. O teste de Aids é feito de graça em mais de 500 Centros de Testagem e Acompanhamento, os CTAs. O governo está fazendo parecerias com prefeituras para que o teste rápido seja feito em todas as Unidades Básicas de Saúde. Link da matéria: (http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/02/numero-de-jovens-brasileiros-com-aids-aumenta-40-revela-pesquisa.html). Então cidadão ou cidadã, não faça sexo por fazer e nem mantenha relacionamento com quem não conhece realmente, mas se caso praticar, tome todos as medidas protetivas possíveis para a segurança de sua saúde. NÃO DÊ SORTE PARA O AZAR: PREVINA-SE.
Mais um dia do padroeiro é comemorado, desta vez no município de Ouro, sendo de Nossa Senhora dos Navegantes, segunda-feira, 02/02/2015, com procissão fluvial e terrestre, sendo que a imprensa e meios de comunicações, talvez da preferência de certa liderança trouxe ou trará divulgação da realização do evento. MUNICÍPIOS COIRMÃOS, a exemplo de Joaçaba e Herval d’Oete, Piratuba e Ipira, tantos outros mais, UNIFICARAM OS FERIADOS de emancipação político-administrativa e dos padroeiros (as), mas Capinzal e Ouro ainda fazem resistência. No caso de Capinzal e Ouro, tem gente que mora e trabalha na mesma comunidade, mas tem muitos que residem num município e trabalham no outro ou vice-versa, portanto, no caso de uma família, jamais dá para aproveitar o feriado caso um tem de trabalhar e outro folgar. Vamos usar da lógica, da razão e do bom senso, pois, UNIFICAR OS FERIADOS NENHUM MUNICÍPIO SAI PERDENDO, e sim, estão no prejuízo como está ambas as cidades coirmãs, cada uma por si. Querer é fazer algo acontecer, portanto, deve existir a boa vontade para tanto sem criar obstáculos que não convencem.
TECNOLOGIA - Escritório troca senhas por implante de chips nos funcionários. Epicenter, na Suécia, usa a tecnologia RFID para abrir portas e operar a copiadora. IMPLANTE DE CHIP DE RADIOFREQUÊNCIA é colocado nas mãos. RIO - Passar o crachá para entrar no escritório é coisa do passado, pelo menos para os funcionários do Epicenter, um novo prédio de escritórios construído na Suécia. Em vez dos métodos tradicionais de identificação, como os cartões e a digital, foi oferecido aos 400 trabalhadores do edifício o implante de um chip, que pode ser usado não apenas para abrir portas, mas para uma infinidade de outros serviços. - Nós queremos poder entender essa tecnologia antes que grandes corporações e governos cheguem a nós e digam que todos devem ter um chip. O chip da Receita Federal, o chip do Facebook ou do Google — disse à BBC Hannes Sjoblad, diretor de tecnologia do escritório. O pequeno chip de identificação por radiofrequência (RFID) é implantado nas mãos dos funcionários. O repórter da BBC Rory Cellan-Jones foi um dos chipados. Ele conta que o procedimento, feito por um tatuador, é rápido, mas dolorido. - Foi um momento de dor, não muito pior que uma injeção - contou. O chip serve para entrar no edifício, abrir portas de escritórios e liberar o uso da copiadora, mas, em breve, deve ganhar outras funções, como realizar pagamentos na cantina ou liberar o uso de computadores. Obs: Qual será a reação desta ferramenta no corpo humano? Está sendo levado em conta a tecnologia em primeiro lugar, antes de se preocupar com a saúde do cidadão. Link da matéria: (http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/escritorio-troca-senhas-por-implante-de-chips-nos-funcionarios-15216974?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo).
O vereador Valdelir Francisco de Souza (Jegue), não está saindo do PMDB, como formar de opinião falou. Jegue, de momento é um dos vereadores que mais faz pedidos de informações, requerimentos, indicações e muito usa da Palavra Livre para melhor poder representar o povo no Legislativo, inclusive, presta conta de seu trabalho nas sessões, usando da força do jornal impresso (imprensa). Na sessão de terça-feira, usou da palavra na Tribuna Popular, para dizer de sua luta como vereador e também quando era suplente de vereador, ainda de sua Família em prol do PMDB.
Por incrível que pareça, Capinzal é um município de pequeno porte, com uma população estimada em 2014 era de 23.167 habitantes, sendo que possui uma área de 334,9 km². Apesar de Capinzal estar completando no dia 17 do corrente mês os seus 66 anos de emancipação político-administrativa, ainda não despertou para a indústria sem chaminé: turismo. Temos uma grande agroindústria, no entanto, muitos trabalhadores não residem na cidade, são transportados diariamente (ida e volta), consequentemente, o salário pago a estes vai circular fora do comércio local. Além desta, temos duas indústrias de peças para as agroindústrias, porém, pela estrutura e infraestrutura de Capinzal, é praticado o preço do aluguel de muitos imóveis e de venda dos mesmos no valor irreal. Prova disto, apesar da construção de vários prédios residenciais, inúmeras casas de moradias permanecem com as portas fechadas, quem sabe pela ganância em valorizar o que não vale muitos imóveis.
Lembra-se deste título no site de O TEMPO – um jornal de fato? ... Prefeitura concede Alvará Licença e depois cassa documento (29/3/2014). Prefeitura de Capinzal concede Alvará de Licença para o funcionamento da Feira Itinerante das Fábricas de São Paulo, depois, cassa documento Judiciário concede medida liminar pleiteada por Leila Buss Eventos Ltda, pois, a legislação vigente permite o comércio ambulante ou eventual, mediante prévia licença do Município e pagamento da Taxa de Fiscalização a atividade praticada: temporariamente, por empresas, em estabelecimento de terceiros. Para que o comércio venha a evitar esse constrangimento e que o dinheiro dos capinzalenses e ourenses não venha a circular em outros centros, ao fazerem a compra em feiras semelhantes a já realizada, que os lojistas realizem sua própria feira. De uma estação para outra ficam muitas roupas, calçados e muito mais coisas paradas no estoque, então realizem promoções num feirão com várias lojas e façam a diferença.
Espera-se que o parque industrial realmente venha fazer Capinzal recuperar o seu crescimento sustentável, o que era há uma ou duas décadas, pois de lá para cá só acumulou perdas. Também é preciso elevar o número de cadeiras no Poder Legislativo, pois a lei vigente permite passar de 9 para 11 vereadores. Maior número de vereadores na Câmara significa mais influência política perante as esferas nacional e estadual, resultando em emendas parlamentares e realizações de obras e serviços primordiais em prol do Município e de sua gente. O verdadeiro representante do povo é o vereador e não o prefeito, portanto, se a lei existe, deve sim ser colocada na prática.
Deixe seu comentário