LIGEIRINHO
Recado da comunidade
DOMINGO, dia 15 de dezembro completa quatro anos que a PEQUENA EDIFICAÇÃO e parte do piso de posto de combustível DESABOU no leito do Rio Capinzal. O barulho foi assustador, mas por sorte do destino, apenas danos materiais. Há muito tempo sugerimos a construção de muro (dique) para que a água tenha mais velocidade, também outro muro de concreto armado com 45 graus (o que não ficaria a água represado do Rio Capinzal, pois a do Rio do Peixe empurraria, possibilitando o escoamento), além de outras benfeitorias, também colocar máquinas rodoviárias para promover o desassoreamento e a limpeza do leito do mesmo. Quem sabe, se ao longo do tempo a Prefeitura tivesse amparo legal, isto, com licença ambiental, fosse construído muros (dique) de ambas as margens do Rio, talvez esse problema de desabamento não tivesse acontecido. Uma época, nossa Reportagem e outros também sugeriram a canalização de parte do Rio Capinzal, mas se o dique tivesse sido uma realidade, quem sabe a situação hoje seria outra na possível contenção de cheias, enxurradas e danos a terceiros, inclusive, a infraestrutura pública, numa desta seria evitado.
SAÚDE PÚBLICA - Vacinação para isto e para aquilo, porém, onde está o combate dos vilões da saúde pública, sendo os ratos, baratas e até escorpiões? Estima-se que os roedores são responsáveis pela transmissão de 40 doenças, e o RATO é considerado o principal transmissor. Entre todas as enfermidades podemos citar: leptospirose, peste bubônica, tifo murinho, febre de mordida de rato, raiva, sarnas, triquinose, salmonelose, micoses, hantavirose, entre outras. Fonte: Google. A BARATA além da febre tifoide as baratas podem também transmitir a tuberculose, conjuntivites, infecções urinárias, lepra, pneumonia, de natureza gastro-intestinal, como enteroviroses, salmoneloses, shigeloses, e outras. Google. Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de ESCORPIÃO, mas há casos em que a dor é discreta. Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão. Google. O vereador ZOCOLI fez Pedido de Informação na última sessão ao Poder Executivo Municipal, para que informe com relação à dedetização em todas as bocas de lobos e bueiros do nosso município, da forma que se pede:1 - Existe uma programação para realizar a dedetização das bocas de lobos e bueiros do município? 2 - Qual data prevista para a realização da dedetização? Justificação: Devido ao número de questionamento dos munícipes quanto à infestação de insetos no município. Também buscando a prevenção a fim de evitar a proliferação de pragas urbanas, como baratas, mosquitos, e demais insetos. É também uma medida importante para garantir a manutenção da saúde pública em nosso município e tornar a cidade mais agradável. KELVIS teve aborrecimento até que foi inocentado, devido dedetização de bueiros quando era secretário municipal, isto por denúncia.
TRABALHO - Uns e outros desinformados vem dizendo que essa legislatura não vem prestando um bom trabalho, dizem porque não acompanham os serviços prestados. Na próxima semana, o Presidente do Legislativo local terá um levantamento de quantas sessões foram realizadas, seja ordinária ou extraordinária, também audiências públicas, quantos projetos de Lei do Executivo e do Legislativo deram entrada, quantos foram aprovados, não aprovados e retirados, inclusive número de indicações, pedidos de informação, requerimentos, moções de aplauso - de apelo - de repúdio, enfim, quadro funcional e muito mais. Se seria pretensão rotular como um dos piores mandatos, alegando salário, diárias, número de vereadores, estão por fora, pois esperem e irão ver o quanto se trabalha.
COMUNICAÇÃO - O que ficou a desejar na Expovale, não foi a estrutura e nem a infraestrutura, muito menos a organização e realização, e sim, na era da informação o pessoal ficou sem dados móveis no celular, pelo fato do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro em área central do interior de Capinzal, não dispor de torre e nem de sinal. Lamentável e é de se pensar nisto, pois muitos não foram devido essa falta de opção.
HOJE É UMA SEXTA FEIRA, 13. Para os místicos, a combinação da sexta-feira com o dia 13 não é muito agradável. Trata-se de uma superstição que faz parte da tradição popular e do folclore. Mesmo com a provável origem nos Estados Unidos ou em países da Europa, os possíveis males da Sexta feira 13 já se incorporaram a cultura brasileira. Por medo da data, algumas pessoas criam hábitos para evitar o azar durante o dia.
Sal grosso, arruda, ferradura e trevo de quatro folhas são apenas alguns objetos que os mais supersticiosos carregam para atrair sorte, principalmente durante esse dia.
A seguir o site "Brasil Escola" relaciona sete hábitos que podem lajudar a superar o medo e, segundo a sabedoria popular, atrair sucesso para as atividades no dia de uma sexta, 13, como hoje.
1. Desça da cama com o pé direito - Segundo um antigo costume romano, os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente. Por isso, ao acordar, algumas pessoas preocupam-se em colocar primeiro o pé direito no chão, priorizam o calçado direito na hora de calçar e entram nos lugares pisando primeiro com o pé direito.
2. Não olhar para gato preto - Os hábitos noturnos dos felinos associaram o animal ao demônio, com quem os gatos teriam um pacto. Além disso, a cor preta dos animais lembra as trevas, por isso, não traz boas energias
3. Cuidado com o espelho - Há uma série de cuidados que são recomendados com o espelho. O fato de quebrar, por exemplo, pode atrair sete anos de azar segundo a tradição popular. Olhar em um espelho quebrado pode, ainda, representar má sorte.
4. Não passar debaixo da escada - A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação. Passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer.
5. Não abra um guarda-chuva em lugares fechados - Andar com o guarda-chuva aberto em alguns lugares dá azar, isso é o que diz uma superstição antiga.
6. Não sirva refeições para 13 pessoas - O número 13, para os místicos, lembra a quantidade de pessoas que estavam com Jesus na última ceia, sendo Judas, o traidor, o último a chegar. Dessa forma, a recomendação é que as refeições sejam servidas para 12 ou 14 pessoas para evitar traições.
7. Não deixe o pente ou a escova cair - Outro costume nesse dia é de evitar que a escova ou pente caia enquanto se arruma o cabelo.
Azar mesmo é ter amigo falso e só está de seu lado quando precisa.
Deixe seu comentário