logo RCN

Larcerdópolis lança selo de seu cinquentenário

Evento

 

A terça-feira, 15 de outubro, no período da tarde, foi marcada pelo lançamento do selo simbolizando o centenário de emancipação político-administrativa de Lacerdópolis. O lançamento do selo correu de maneira simples, tendo a presença das autoridades políticas (Executivo e Legislativo), ainda das polícias Civil e Militar, também de professores, ex-prefeitos, ex-vereadores e demais lideranças do Município, ainda, representes da Agência de Correios.

O ato serviu para prestar homenagem aos que passaram pela Administração Municipal e os pioneiros por desbravar Lacerdópolis, bem como os da iniciativa privada, enfim, todos que contribuíram para que no Município chegasse aos 50 anos. 

Segundo o prefeito Hilário Chiamolera, se coloca na obrigação em reconhecer o valor das autoridades que passaram e prestaram serviços, pois não é só de grandes obras que se faz uma administração, mas, de gestos, de conceitos, de pessoas com a sua humildade e trabalho simples, consequentemente, na sua época contribuíram de forma decisiva para que este Município pequeno, mas, organizado, livre de quaisquer impurezas que possam surgir, sendo que de fato todos se orgulham de contribuir com Lacerdópolis e sua gente.

O mês de novembro será realizado evento em comemoração ao aniversário de Lacerdópolis, quando será prestada homenagem a todos os que exerceram a função de prefeito, de vice-prefeito, de vereador, aos que deram a sua contribuição para o Município. A partir de quarta-feira, 16 de outubro, todas as correspondências destinadas para outros centros do país e ao exterior, saem carimbadas e seladas de com a identificação de Lacerdópolis. O selo de Lacerdópolis ficará exposto no museu em Brasília, isto de forma permanente. 

Lacerdópolis tem uma população estimada em 2013 de 2.242 habitantes, censo populacional de 2010, é de 2.199 pessoas e uma área da unidade territorial (km²) 68, 892.

HISTÓRICO DE LACERDÓPOLIS

Terras férteis e tudo por fazer. Foram estas duas coisas que atraíram e que esperaram os colonos que chegaram à região de Lacerdópolis, no começo deste século. Tudo começou com a construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A Empresa que fez o trecho naquela região, Mosele & Eberle, criou dois núcleos regionais com a intenção de atrair colonos gaúchos, a maioria filhos de imigrantes italianos. As colônias levaram o nome de Núcleo Colonial do Rio Capinzal e Núcleo Colonial de Barra Fria.

Vieram para a região trabalhadores das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, e o povoado criado deu origem a Lacerdópolis. As famílias eram numerosas e, com o tempo, foram sendo criadas pequenas casas comerciais, moinhos coloniais e cantinas de vinho, que abasteciam o pequeno mercado local.

As famílias foram crescendo e logo estava formada a Vila de Barra Fria, anexada ao município de Capinzal em 1961, quando passou à categoria de distrito. Nesta mesma virada, Barra Fria mudou de nome e virou Lacerdópolis. Com este nome, a Comunidade homenageou o Governador Jorge Lacerda, morto num acidente aéreo em Curitiba.

 Formação Administrativa - Distrito criado com a denominação de Lacerdópolis, pela Lei Municipal n.º 243, de 04-03-1957, subordinado ao município de Capinzal. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lacerdópolis figura no município de Capinzal. Pela Lei Estadual n.º 870, de 23-01-1963, transfere o distrito de Lacerdópolis para o município de Ouro. Elevado à categoria de município com a denominação de Lacerdópolis, pela Lei Estadual n.º 932, de 11-11-1963, desmembrado de Ouro. Sede no antigo distrito de Lacerdópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-02-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. Fonte: Prefeitura Municipal.

 

 

Gilson Lopes assume a FUNDEMA Anterior

Gilson Lopes assume a FUNDEMA

Empresária capinzalense faz capacitação  de Coaching, em SãoPaulo Próximo

Empresária capinzalense faz capacitação de Coaching, em SãoPaulo

Deixe seu comentário