Laboratório UnC/Cidasc
Laboratório atende demanda do Ministério Público
O Laboratório Regional Descentralizado de Análise da Qualidade e Pesquisa em Alimentos UnC/Cidasc, instalado no Campus da UnC em Concórdia, já está atendendo a demanda do Ministério Público Estadual. Segundo o gerente estadual de laboratórios da Cidasc/UnC, Alípio Kulkamp, a região de Caçador foi assolada por contaminação mercurial (uso de mercúrio) nas plantações de tomate e pimentão da região. ?O uso de mercúrio é proibido por lei?, alerta o gerente.
Segundo Kulkamp, há desconfianças e indícios de que algumas produções estavam contaminadas com o elemento químico mercúcio. ?Face a esse fato, o comércio desses produtos (tomate e pimentão) foi prejudicado em todo o território nacional?, anunciou o gerente. O mercúrio tem comprovação científica de que é um elemento químico que causa câncer no organismo.
O Ministério Público Estadual solicitou um termo técnico de ajuste de conduta ao laboratório de Alimentos UnC/Cidasc. Os produtos serão analisados no laboratório do Campus a partir de janeiro de 2007. Na opinião do gerente Alípio Kulkamp, esse trabalho é uma forma de reconhecimento da oficialidade do Laboratório dentro de Santa Catarina em função da parceria entre a UnC e a Cidasc. ?Atender à demanda do Ministério Público é atender à demanda da sociedade catarinense?, reforçou.
Deixe seu comentário