logo RCN

Justiça eleitoral

Comarca de Capinzal novamente comemora o feito: primeiro e segundo turno das eleições sem problemas e uma apuração rápida da votação

 A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato esteve no Cartório da 37ª Zona Eleitoral, da Comarca de Capinzal, domingo, 26 de Outubro, logo após ao término da apuração da votação, no sentido de trazer informações sobre o pleito nos municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira.

O Tempo em entrevista com o juiz de direito e juiz eleitoral da Comarca de Capinzal, Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto, sendo que para o mesmo a avaliação do pleito no segundo turno foi muito boa e positiva, inclusive, superou as expectativas, até porque esperavam uma eleição tranquila e ocorreu tudo dentro da normalidade. Segundo o juiz Eleitoral, não teve nenhum incidente que mereça registro; a parte técnica funcionou muito bem, ainda a organização prevista pelo Cartório Eleitoral se manteve dentro do planejado.

Assim que acabou a votação propriamente dita, as mídias dos resultados das urnas foram entregues, registradas e enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O resultado do pleito só foi anunciado a partir das 20h, porém, a divulgação do mesmo foi dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No primeiro turno apenas duas urnas eletrônicas foram substituídas, no segundo turno nenhuma deu problema, pois antes do sufrágio todas elas foram devidamente testadas e auditadas, sendo que o sistema funcionou dentro de esperado.

Rubens aproveita a oportunidade para agradecer aquelas pessoas que ajudaram mais uma vez, as quais prestaram importantes serviços à sociedade brasileira e a democracia, as quais são valorosas, sendo as mesmas treinadas e reconhece a eficiência de todos.

O juiz Eleitoral justificou o voto, porque o seu título está em outra zona eleitoral e justifica dizendo que infelizmente não pode exercer o direito como cidadão, sendo o ato de votar, o qual é natural de Canoinhas, porém, veio de Itajaí para Capinzal.

“Fizemos algumas alterações em termos organizacionais do primeiro para o segundo turno, sendo uma avaliação muito boa e as eleições aconteceram de maneira tranquila. Também aproveito para mais uma vez agradecer ao apoio da Polícia Miliar, através do tenente e comandante Cleverson Garcez, que esteve com sua equipe de trabalho na véspera e no dia das eleições prestando serviços de segurança, ainda a todas as pessoas que atenderam a nossa convocação e convite, consequentemente, os servidores do Cartório Eleitoral por serem muito competentes ao desenvolver bem os seus trabalhos”, assim Rubens reconhece e valoriza o empenho de todos os envolvidos no sufrágio.

A primeira impressão que o juiz de Direito e Eleitoral teve quando chegou em Capinzal, algo que se confirmou, sendo um povo ordeiro, demonstrado na prática de que as pessoas respeitam as instituições, as autoridades e a lei acima de tudo. “O dia de hoje ficou muito claro, marcado pela tranquilidade, mesmo durante as eleições”, isto visto e percebido por Dr. Rubens.

Nas considerações finais, o juiz Eleitoral agradece a todas as pessoas que ajudaram direta ou indiretamente (motoristas, prepostos, servidores do Fórum e da Prefeitura, mesários, fiscais, Cartório Eleitoral, enfim, Ministério Público Eleitoral na pessoa da Dra. Karla Bárdio Meirelles, de um modo em geral a imprensa e os meios de comunicações repassando as orientações da Justiça Eleitoral.

 

Para a Chefe do Cartório da 37ª Zona Eleitoral, Graciela Ramos foi encerrada as eleições com grande sucesso, não só pelo dia de tranquilidade que obtiveram em relação aos cinco municípios da Comarca de Capinzal, mas também com a apuração, não tendo nenhum flash apresentando problema, e nem precisou gerar mídia, não existindo a necessidade de buscar urna para tanto, demonstrando um recorde do bom desempenho em todos os sentidos da palavra, tendo sim de agradecer aos colaboradores.

Até o momento do encerramento da apuração dos votos, no Cartório Eleitoral não chegou nenhuma reclamação, o que pode ter ocorrido é algum eleitor relatar certa situação nos prepostos do juiz Eleitoral, situado nos locais de votação, sendo que no decorrer da corrente semana receberam e com certeza irão melhorar ainda mais para a próxima eleições, a exemplo daquilo realizado no primeiro para o segundo turno.

Conforme Graciela já era esperado que as filas no segundo turno seriam menores, porém, no primeiro turno devido aos muitos votos que o eleitor tinha para dar, gerava uma ansiedade e até um nervosismo diante da urna eletrônica. “Hoje tínhamos apenas um voto, sendo com três dígitos o eleitor encerrava seu voto, o que traz uma tranquilidade ao eleitor e uma facilidade para o mesário, porém, a fila registrada foi só no início da votação – algo normal porque as pessoas querem se adiantar para estar livre o restante do dia”, assim respondeu a Chefe do Cartório.

Sempre tem os mesários faltosos, por trabalhar com um número expressivo de pessoas em dia de eleição, então teve alguns casos apresentados a exemplo de saúde, os quais justificaram perante o juízo, no entanto, é aguardado o contato de uma mesária que deixou de justificar a falta no primeiro e no segundo turno, quando será feito o procedimento cabível ao caso, para a apuração da circunstância.

Por ser considerado duas eleições o primeiro e o segundo turno, portanto, quem não votou no 1º turno e votou no 2º turno, tem por obrigação procurar o Cartório Eleitoral, sessenta dias contados após a eleição, no sentido de justificar a ausência perante o juízo. Para tanto, deve levar atestado médico, ou por motivo de viagem sem uma seção eleitoral, enfim, apresentar documentos ao Juiz Eleitoral e partir daí analisar caso a caso.

“Tivemos uma tranquilidade além do esperado, superando todas as expectativas”, Graciela comemora o feito. Quanto a propaganda eleitoral, principalmente, na questão das placas, por estar dentro do prazo é aceitável, porém, entrarão em contato com as Coligações para que façam a retirada das mesmas dentro do período determinado.

 

Conforme o tenente e comandante PM, Cleverson Garcez, as eleições aconteceram dentro da normalidade, sendo que o povo da Comarca de Capinzal mostrou ser ordeiro, não sendo registrado nenhum problema maior no que tange o segundo turno das eleições. “Como sempre os policiais Militares trabalham de forma responsável, visando a manutenção e preservação da ordem pública. Quanto as comemorações do pleito eleitoral a PM esteve vigilante para que a manifestação fosse dentro da ordem no primeiro e segundo turno da eleição, evitando a intervenção da Força de Segurança Pública, mas felizmente tudo aconteceu dentro do limite aceitável da tolerância.

 

Números de participações no segundo turno das Eleições 2014, na Comarca de Capinzal: foram 464 mesários, 56 Delegados de prédios, 22 motoristas, 02 escrutinadores, 03 da Junta, 13 prepostos (nomeadas pelo Juiz para representar em determinados locais), 05 estagiárias filas locais, 01 estagiária (Joice), 02 auxiliares entrega de urnas, 01 auxiliar (Ademir da Silva), 06 técnicos de urna, 04 servidores do Cartório, 10 mesários extra, totalizando 589 prestadores de serviços.

Capinzal tem 15.957 eleitores, 49 seções, 01 seção agregada e 16 locais de votação.

Ipira 3.725 eleitores, 16 seções, 01 seção agregada e 12 locais de votação;

Piratuba 4.125 eleitores, 15 seções, 01 seção agregada, 01 Mesa s Receptoras de Justificativa (MRJ) e 07 locais de votação;

Lacerdópolis 2.013 eleitores, 08 seções e 17 locais de votação;

Ouro 5.974 eleitores, 26 seções e 17 locais de votação;

Total da 37ª Zona Eleitoral são 31.794 eleitores, 114 seções, 02 seções agregadas, 01 Mesa s Receptoras de Justificativa (MRJ) e 56 locais de votação.

A empresa de ARON Serviço de Transporte Rodoviário Ltda – ME, de propriedade de Carmelino Nora, Gian Carlos Nora e de Inês Nora, prestou serviços ao transportar as urnas eletrônicas para as seções e retornou com as mesmas ao Cartório Eleitoral, tudo dentro dos melhores padrões de qualidade. Sendo que a mencionada empresa atende pelos fones: (49) 3555-1088 / 9995-0747 ou 8825-9006.

 

Foto legenda: Tenente e comandante PM, Cleverson Garcez; chefe do Cartório da 37ª Zona Eleitoral, Graciela Ramos; promotora do Ministério Público Eleitoral, Dra. Karla Bárdio Meirelles; juiz de direito e juiz eleitoral Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto, sendo um registro fotográfico no Cartório Eleitoral da Comarca de Capinzal, situado à Rua Narciso Barison, domingo, 26 de Outubro, minutos depois da apuração da votação.

 

Mesários da seção 001, na Escola de Educação Básica Belisário Pena, sendo Anderson Krause e Camila Perotoni Susin prestando serviços voluntários no pleito eleitoral.

 

Juiz de direito e juiz eleitoral da Comarca de Capinzal, Dr. Rubens Ribeiro da Silva Neto concedendo entrevista ao repórter da Rádio Capinzal (Jorge Soldi) e o jornalista de O TEMPO – um jornal de fato (Aldo Azevedo).

 

Entrevista com a chefe do Cartório da 37ª Zona Eleitoral, Graciela Ramos.

 

Tenente e comandante PM, Cleverson Garcez respondendo perguntas da RC e de O Tempo – um jornal de fato.

 

Um dos locais de votação em Capinzal: Escola de Educação Básica Belisário Pena.    

        

 

Anterior

Noiva Linda presente em grande evento: Zortéa 01/11/2014 (sábado)

Funcionários do Foro da Comarca de Capinzal aderindo à campanha do Outubro Rosa Próximo

Funcionários do Foro da Comarca de Capinzal aderindo à campanha do Outubro Rosa

Deixe seu comentário