logo RCN

Justiça determina que Casan conserte os buracos

Juiz fixou prazo de 30 dias para que a empresa faça os reparos na área urbana de Concórdia

O juiz Ederson Tortelli, da 2ª Vara Cível da Comarca, concedeu antecipação de tutela em pedido formulado pelo Município de Concórdia, para que a Casan promova a recomposição da pavimentação asfáltica danificada em razão dos reparos na rede de abastecimento de água. O juiz estabeleceu o prazo de 30 dias para que a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento execute os serviços.

 

No despacho, o juiz determinou que “para o caso de descumprimento da presente ordem, em razão da grave situação retratada nos autos, fica arbitrada multa diária de R$ 500,00 incidente de modo individual sobre cada uma das recomposições não efetivadas no prazo estabelecido, sem prejuízo, caso necessário, da substituição dessa medida por outra providência mais gravosa, inclusive, o sequestro de verba financeira necessária, nos termos do artigo 461, §5º, do Código de Processo Civil”.

 

O Contrato de Concessão assinado entre Concórdia e a Casan estabelece que a empresa responda por todos os prejuízos causados à Concedente (ao Município), aos usuários ou a terceiros: “A execução dos serviços de recomposição de pavimentação asfáltica, poliédrica ou qualquer outra empregada nos logradouros públicos, que tenham sido danificados em decorrência da construção, operação, manutenção e/ou reparos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento é de responsabilidade da Concessionária (a Casan), por sua conta e risco, devendo essas obras serem iniciadas no prazo de máximo de sete dias após o término do trabalho”.

 

Entre outras, o Juiz de direito fez as seguintes ponderações:

 

- Há previsão contratual expressa que delimita a responsabilidade da Casan para a recomposição da pavimentação;

- Há prova de que o prazo estabelecido na execução do convênio pelo qual a Prefeitura era ressarcida para executar o serviço expirou  no dia 13 de fevereiro de 2014, tempo mais do que suficiente para que a Casan organize-se para a manutenção referenciada;

- Há prova de inúmeras notificações encaminhadas à ré para cumprimento do contrato de concessão existente entre as partes;

- O grande número de buracos abertos pela ré, à espera de recomposição é demonstrado pelas fotos que constam das mídias digitais anexadas aos autos e pelas matérias jornalísticas veiculadas no decorrer desse ano;

- É inadmissível, e beira ao absurdo, que a Casan não esteja consertando os buracos abertos de tal maneira a causar prejuízo desmensurável contra os habitantes desta comunidade.

 

 

 

Meia-entrada para os professores já está valendo Anterior

Meia-entrada para os professores já está valendo

Arte para Todos em Engenho Velho neste sábado, dia 13 Próximo

Arte para Todos em Engenho Velho neste sábado, dia 13

Deixe seu comentário