logo RCN

Joaçaba sediou a Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil

Evento foi realizado pela Ammoc em parceria com a SDR , Acioc, Unoesc e Prefeitura de Joaçaba

 Joaçaba- Com a presença de um grande público, foi realizada nesta quarta-feira (26) no Auditório Jurídico da Unoesc, a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Estiveram presentes na conferência representantes dos 13 municípios da região da Ammoc. O evento iniciou as 8 horas e se estendeu até as 17 horas.

                Participaram da abertura a presidente da Ammoc prefeita de Catanduvas Gisa Giacomin: Roberto Hoper representando o secretário de Estado de Defesa Civil Milton Hobus; a gerente regional de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Joaçaba Nelci Trento Bortolini representando o secretário de Desenvolvimento Regional Ricardo Grando e o vice-prefeito de Joaçaba Marcos Weiss representando o prefeito Rafael Laske.

                     A presidente da Ammoc destacou a nova fase da Defesa Civil que trata da quebra de paradigmas. “Aqui neste encontro  temos, enquanto municípios, a oportunidade de colocar as nossas necessidades. Para um município pequeno quando ocorre um desastre natural, ter 20 casas atingidas é um grande problema, e a liberação de recursos demora, e sem estes recursos pouco podemos fazer. É necessário que os governos estadual e federal entendam esta proporcionalidade levando em consideração o tamanho das cidades e não o número de atingidos”.

            Robert Hoper, gerente regional da secretaria de Defesa Civil, falou que o tema da conferência Novos Paradigmas para o Sistema Nacional significa quebra de conceitos pré- formados. “Antes diante de um desastre esperava-se, como ocorre até hoje, uma resposta rápida da Defesa Civil, hoje nos voltamos também para a prevenção e melhorar esta resposta. Esta conferência é importante para que os municípios apontem sugestões, diretrizes para melhorar a ação da Defesa Civil”. Hoper também anunciou que serão recuperadas 4 pontes localizadas no interior de cada município de Santa Catarina e que cada Prefeitura precisa apresentar a documentação até sexta-feira pela manhã.

Eixos

             Na oportunidade, foram discutidos os quatro eixos propostos pela Conferência: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na Busca de Cidades Resilientes.

          Além da palestra “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, ministrada pela professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Amanda Cristina Pires, também foram definidas ações prioritárias e eleitos os delegados que vão representar a região na Conferência Estadual, nos dias 26 e 27 de março, em Lages. A etapa nacional acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília.

           Também estiveram presentes os prefeitos de Herval d’ Oeste Nelson Guindani, de Vargem Bonita Melania Roman Meneghini, representantes da Unoesc, Acioc

 

 

Unoesc participa de programa do Instituto Sírio-Libanês Anterior

Unoesc participa de programa do Instituto Sírio-Libanês

Cobrança de tarifa mínima de água para Santa Catarina Próximo

Cobrança de tarifa mínima de água para Santa Catarina

Deixe seu comentário