logo RCN

JACATIRÃO E MANACÁ-DA-SERRA

  • - Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. Http://lcamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br

Estamos quase no final do ano, quando o jacatirão nativo floresce no norte do nosso Estado Catarina, manchando com ilhas de vermelho o verde das matas. Mas é só no norte, em Joinville, São Bento, Corupá, Jaraguá do Sul, Barra Velha, São Francisco e algumas outras cidades da região. A florescência do jacatirão começa no início de novembro, às vezes no final de outubro e vai até fevereiro. É arauto colorido da natureza, anunciando o verão, enfeitando o Natal e os anos novos. Em janeiro, ele começa a florescer no Paraná, em São Paulo e outros estados. E a festa das cores vai subindo, espetáculo ímpar da Mãe Natureza.
Pois na nossa região, de Itajaí para baixo, não temos o jacatirão nativo. Aqui só temos o manacá-da-serra, uma versão híbrida do jacatirão, para jardins, que floresce no inverno, em julho, e mais para o interior e para o sul do Brasil temos a quaresmeira, outro tipo de jacatirão que floresce na época da Páscoa. É a mesma flor, só que de tamanho menor e cor mais acentuada.
Então, eis que em meados de novembro, vejo por aqui manacás-da-serra cheios de flores, como se tivéssemos jacatirões nativos. E fico maravilhado com esses milagres da natureza, enchendo meus olhos com as flores de uma árvore que floresce em julho e que este ano no dá uma segunda florada,  na chegada do verão, como se quisesse enfeitar a vinda do Menino Cristo como se fora o jacatirão do qual se origina.
É um privilégio ter flores de jacatirão nesta época do ano, ter uma segunda florada do manacá-da-serra, essa variedade de inverno que emerge espetacularmente fora da sua época brindando-nos com essa beleza de cores que não tínhamos até então.
Obrigado, Mãe Natureza. Obrigado por enfeitar com a flor do manacá-da-serra, com a flor do jacatirão, o nosso Natal e o nosso Ano Novo, tornando-os mais felizes. Obrigado por nos dar a flor do Natal para nos lembrar do nascimento do Menino que significa paz, harmonia e renovação.
 
Aquecimento no mercado de trabalho Anterior

Aquecimento no mercado de trabalho

Copercampos lança ações em comemoração aos 50 anos Próximo

Copercampos lança ações em comemoração aos 50 anos

Deixe seu comentário