Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
Ita 50 anos...
Ita 50 anos de emancipação Político-Administrativa
Em 1956, fruto da coragem e determinação de migrantes gaúchos, descendentes de alemães e italianos, nascia a cidade de Itá, que em tupi-guarani quer dizer: pedra. O pequeno município cresceu rápido, em virtude do árduo trabalho e dedicação de seus colonizadores. Em 1967, surgem as primeiras notícias de que uma usina hidrelétrica seria construída na região, no Rio Uruguai, que banha Itá. Como tratava-se ainda de uma suposição, a cidade continuou a crescer e a desenvolver-se. Até que, em 1978, vem a confirmação: a cidade iria desaparecer para dar lugar ao lago da usina.
Logo depois, a população itaense iniciou a construção de uma nova cidade, inaugurada em 1996. Totalmente planejada, com um moderno conceito arquitetônico que se destaca na beleza exuberante da região, a cidade representa o princípio de uma nova fase para Itá. Mas o povo de Itá não deixou pra trás a sua história. Sua cultura e suas lembranças são preservadas nas casas de memória Camarolli, em estilo italiano, e Alberton, em estilo germânico. Residências de pioneiros que foram relocadas para a cidade nova.
O Rio Uruguai, que sempre esteve presente na história de Itá, trazia agora uma nova surpresa: no seu leito é construída a Usina Hidrelétrica Itá, gerando 1.450 Megawatts de energia para todo o Brasil. O lago da usina, que começou a se formar em 2000, favoreceu o surgimento de novas alternativas de lazer e esportes.
No último dia 13, o Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, recebeu a homenagem de Cidadão Honorário, também os ex-prefeitos e o atual Prefeitos foram reconhecidos.
Deixe seu comentário