logo RCN

Irmã da Congregação de Imaculada Conceição, de Cajati (SP), visita idosos cuidados no Lar São Jorge

  • - Momentos no Lar São Jorge, sendo visitas ilustres e agradáveis.

Irmã da Congregação de Imaculada Conceição, de Cajati (SP), visita idosos cuidados no Lar São Jorge, em Capinzal (SC)

 

 

O Lar São Jorge recebeu a visita da irmã da Congregação das Irmãzinhas de Imaculada Conceição (Santa Paulina), irmã Ivonete das Graças de Jesus, sendo a mesma da cidade de Cajati (SP), porém, nascida no município de Nova Venécia, Estado de Espírito Santo. A qual esteve acompanhada de Nilva Penso Santin, também de Cajati, mas nascida em Faxinal Irani, município de Joaçaba (SC) e a professora aposentada Sueli Penso Moresco (de Capinzal/SC). As três estiveram visitando o Lar São Jorge, na manhã de sábado, 31 de Outubro. Nilva e Maria são sobrinhas da Sra. Maria Buselato Segalin, a qual está sob os cuidados do Lar São Jorge.

A irmã Ivonete é da Pastoral da Saúde e faz visitas aos doentes e também para os idosos, fazendo o acompanhamento e auxiliar dentro de suas possibilidades.

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição é uma família religiosa com ideais comuns, que procura seguir os passos de Jesus Cristo, aberta à Igreja e ao mundo. Que busca colaborar na realização do Reino de Deus, da maneira de Santa Paulina; que se compromete com os apelos e desafios da realidade; que procura ser uma presença profética inserida nas lutas em defesa e promoção da vida; que tem um coração sensível e solidário capaz de acolher e alimentar a esperança no Deus de Jesus Cristo.

Estão organizadas em comunidades formadas, no mínimo, por três irmãs. Tem quatro Províncias e uma Regional, com as respectivas Sedes em: São Paulo/SP, Itajaí/SC, Belo Horizonte/MG, Cuiabá/MT e Manágua/Nicarágua. A Sede Geral está situada em São Paulo/SP. Há uma coordenação em todos os níveis que se dedica à animação e acompanhamento às Irmãs e Instituições.

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC) está presente em vários trabalhos na comunidade mundial, os quais chamam-se Ação Evangelizadora. Assim, nossa Evangelização está presente na área da educação, da geriatria, da promoção social, da inserção nos meios populares, da ação pastoral, da saúde e em outros trabalhos e serviços de apoio, de acordo com a realidade.

Finalidade - Glorificar Deus, mediante o testemunho e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, "tornando-o conhecido, amado e adorado por todos e em todo mundo" em dinamismo de santificação pessoal e comunitário, na Igreja, a serviço do Reino de Deus, conforme o Espírito Santo suscita.

Missão - No seguimento a Jesus Cristo e inspirada por Santa Paulina, a Congregação está a serviço da vida, sendo presença profética e solidária, junto aos pobres e excluídos (as).

Visão - Ser referência na promoção da vida, especialmente das mulheres e juventudes.

Carisma - "Sensibilidade para perceber os clamores da realidade e disponibilidade para servir aos mais necessitados e aos que estão em situação de maior injustiça".

Valores/atitudes - Os valores/atitudes que estão no alicerce da Congregação, são partes constitutivas do SER da CIIC (Carisma, Espiritualidade, Espírito). Ancoradas nestes valores/atitudes fundacionais (Conf. CCIIC e Estatuto Social) somos interpeladas a intensificar e vivenciar, em nossas práticas e atitudes, outros que fortalecerão nossa identidade e nossa missão, a saber:

Audácia, criatividade e ternura;

Relações humanizadoras;

Ética, justiça, cidadania;

Gratuidade, solidariedade;

Defesa da vida e responsabilidade sócio-ambiental;

Posicionamento crítico-profético;

Parceria, trabalho em rede e empreendedorismo;

Opção pelos pobres;

Aprendizagem organizacional e compromisso com os resultados;

Inculturação, respeito às diferenças;

Protagonismo.

A CIIC na Educação

Santa Madre Paulina dizia: "os colégios são parte das mais importantes dos trabalhos da Congregação", pois neles educa-se evangelizando e evangeliza-se educando, em uma construção baseada no diálogo, na partilha e na doação. Em nosso lema, "Educação, serviço à vida", buscamos construir essa evangelização.  

Quanto ao Lar São Jorge, os idosos tem uma segunda família, pois uns precisam de ajuda para se locomover, alimentar-se, fazer a higienização pessoal, ainda de outros cuidados especiais, sendo que tem de ter muita disposição, força de vontade e amor no que faz nesta prestação de serviços em prol da valorização vida de cada cidadão. Os cuidados e atenção que recebem, até pode representar como estivessem em casa, porém, no Lar São Jorge estão a vontade e bem cuidados.

Acesso a Linha Divisa, em Piratuba, já está recebendo asfalto Anterior

Acesso a Linha Divisa, em Piratuba, já está recebendo asfalto

Tinsul Tintas proporciona jantar comemorativo ao dia do Pintor Próximo

Tinsul Tintas proporciona jantar comemorativo ao dia do Pintor

Deixe seu comentário