Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
INFORMAÇÃO
Marcelo Lago Tecnólogo em Saneamento Ambiental - Unoesc marcelotsa@yahoo.com.br
Vivemos em uma sociedade regada de vícios, repetições que mecanicamente, sem darmos conta preenche nossos dias. Um simples boato, sem critério técnico sobre determinado assunto, pode estender-se por gerações desviando as atitudes corretas e criando preconceitos.
A dúvida sobre a qualidade da água distribuída pelas companhias de abastecimento é observada quando você conversa com as pessoas em diversos lugares. Em meio às dúvidas surgem boatos, esses acabam prevalecendo, como por exemplo: comenta-se a existência de metais pesados e agrotóxicos na água, porém sem argumentos técnicos. As empresas de abastecimento fazem análises em laboratórios próprios e terceirizados, seguindo os parâmetros da Portaria n°518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde, que recebe os resultados das análises juntamente com a Vigilância Sanitária, nos quais são os reguladores da qualidade da água, tomando medidas em caso de anormalidades, mas esses dados ficavam pouco acessíveis ao público, contribuindo para especulações.
A falta de informação esta sendo sanada com o Decreto Federal n°5440 de 04, de maio de 2005, obrigando a divulgação da qualidade de água para consumo humano, em todos os lares brasileiros, amparado pela lei n° 8078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe sobre os direitos do consumidor. Você já deve ter lido nas embalagens a composição dos alimentos e bebidas que consome. O consumidor agora pode também fazer isso com a água, observando que na fatura existe um espaço destinado para qualidade da água, se não tiver, cobre da empresa que fornece água, pois a lei já esta em vigor, se não entender siglas e números, você deve pedir esclarecimentos, ela é obrigada a lhe dar informações claras e nada deve ser omitido.
Sanadas todas as dúvidas, comparados os resultados das análises com o exigido pelo Ministério da Saúde, comprovado a boa qualidade, então a água pode ser consumida sem medo ou preconceito, evitando gastar duzentas vezes mais comprando água engarrafada. A opção é sua.
Deixe seu comentário