logo RCN

Índio Funcionário Destaque Perdigão 2007

O Funcionário Destaque da Área Corporativa da Perdigão foi escolhido Arli de Mattos

 O Funcionário Destaque da Área Corporativa da Perdigão foi escolhido Arli de Mattos, o Índio, em nove de dezembro, na cidade de Videira, no Clube Floresta. Índio é técnico eletrecista na Granja Avós Capinzal, admitido na Perdigão em 23 de janeiro de 1979.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Iniciou a trajetória na Empresa como servente de pedreiro na Granja Alto Alegre, trabalhando na construção da Caixa de Água Central; posteriormente atuou como ajudante geral na Granja, fazendo várias atividades como limpeza de aviário, pintura, conserto de ninhos, instalação de cortinas, ensacava ração na barreira central e levava para os núcleos com o trator, carregamento de aves e manejo de aviários. Passou a ajudante de motorista no transporte de ração, adubo, materiais de construção, maravalha, matéria-prima para fábrica de ração, até 1983. A partir de então começou a trabalhar na fabricação de ninhos de madeira para aviários de postura, reforma de aviários e barreiras, construção de depósito de ração e maravalha e consertos de pisos nas Granjas Áurea, Prata e Alto Alegre, atuando como ajudante de carpinteiro e pedreiro, mas no cargo de ajudante geral, até 1987. Deste ano até 1989 trabalhou como pratico carpinteiro naquelas Granjas.

Em 1989 recebeu o cargo de meio oficial carpinteiro também nas Granjas.

Em 01/08/1992 foi promovido a oficial eletrecista ainda nas Granjas Áurea, Prata e Alto Alegre.

Em 2006 recebeu o cargo de técnico eletrecista júnior, agora na Gerência de Avós, na Granja Avós Capinzal.

 

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Nestes 28 anos de dedicação à empresa, além dos serviços já citados, participou da construção da Granja Áurea, Prata, Alto Alegre, Catanduvas e Avós e ampliação das Granjas Áurea, Prata, Alto Alegre e Avós. Prestou serviço para outras unidades (Granja Califórnia e Arceburgo) quando necessário. Participou ativamente no desenvolvimento de equipamentos buscando a melhoria das atividades como: projeto máquina de virar cama, aquecedor de pintinhos, esteira para carregamento de aves, melhoria nos equipamentos de lavação de aviários, equipamento para passagem da máquina de virar sobre as calhas e a área de serviço, adequação dos equipamentos elétricos.

Hoje atuando como técnico eletrecista na Granja Avós Capinzal, participa de todas as atividades, como serviços hidráulicos, soldas, instalações elétricas, montagem de equipamentos, construção de materiais e equipamentos, juntamente com a sua equipe. E ainda lidera a equipe de manutenção desta unidade.

Nestes anos nunca pegou atestado ou faltou ao serviço, o que demonstra o comprometimento e dedicação deste funcionário com a empresa.

 

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA QUALIDADE TOTAL PERDIGÃO - QTP

 Participa constante e ativamente dos programas de qualidade e eventos QTP. Suas idéias criativas e inovadoras solucionam comitês os quais são apresentados pelo Arli e muitas vezes são os comitês que são premiados nos Seminários Gerenciais.

 

 

COMITÊS OPERACIONAIS

?Carregamento de Aves para Transferência? ;

?Seleção 100%?;

?Sistema de aquecimento de pintinhos?;

?Box restaurante para Machos?;

?Utilização de água no vazio sanitário?;

?Sistema de pintura de cobertura de aviário?;

?Dosador de desinfetante;

?Cobertura de calhas para arraçoamento?;

?Exaustor para descarregar maravalha?;

?Adaptação de piso de aviário;

?Contagem de aves;

?Diafragma para nipple?;

?Sistema de vacinação?;

?Lavação de cortinas?;

?Refrigerador de água para aves?;

?Desarme de cortinas?;

?Sistema de arraçoamento de machos?.

 

 

PROGRAMA 5 S

Mesmo não sendo avaliador do programa 5S ou S vivo, colabora para que não apareçam evidências nas avaliações e as quais aparecem são prontamente resolvidas por ele quando necessário. 

 

FERRAMENTEIRO

Devido a sua dedicação e comprometimento foi escolhido no início do programa para atuar como ferramenteiro.

 

OUTROS

Arli participa ainda das seguintes atividades em seu local de trabalho:

CIPA ? Devido ser muito preocupado com a segurança e qualidade de vida no trabalho, e ser um exemplo na unidade, atua como  presidente da CIPA na Granja Avós Capinzal (2006 até 2008).

GINCANA ? Participou e participa ativamente das gincanas gerenciais, sendo as equipes das quais participou, de 5 gincanas foi, 2 vezes vice-campeã e 2 vezes campeã.

PQVT ? Participa ativamente da ginástica laboral na sua unidade, motivando seus colegas a buscar uma melhor qualidade de vida no trabalho.

 

HISTÓRICO FAMILIAR

Data e local de nascimento: Nascido em 28/02/1963, na Linha Marata em Pira tuba ? SC.

Filiação: João Antunes de Mattos e Leonilda de Mattos; Estado Civil: Casado; Esposa: Vera de Mattos; Filhos: Jonathan de Mattos (19 anos) e Grazieli de Mattos (17 anos).

Histórico da Vida               

Arli é o 6º filho, tendo 9 irmãos. Sua família era muito humilde, então iniciou seu trabalho muito cedo auxiliando seus pais e irmãos em terrenos arrendados. Com 7 anos de idade começou a estudar na escola isolada de Baixo Marata até a 2ª série, quando sua família se mudou para o terreno de sua avó, onde não tinha infra-estrutura para toda a família morar e trabalhar, tendo que os irmãos mais velhos sair em busca de serviço em outras comunidades. Foi nesta data que Arli mudou-se com sua irmã para auxiliá-la no serviço da casa e cuidar do seu sobrinho e auxiliando seu cunhado na lavoura, foi aí que mudou de escola, passando a estudar em Alto Marata até 4ª série. Permaneceu nesta comunidade até os 14 anos, quando sua irmã mudou-se para Capinzal para trabalhar na empresa Reunidas Ouro, como sua irmã não tinha com quem deixar seus filhos, o Arli fazia o serviço da casa e cuidava de seus sobrinhos para sua irmã e seu cunhado trabalharem. Quando ela arrumou uma empregada Arli conseguiu um trabalho na recepção de suínos para limpar os caminhões, depois trabalhou na pregação de caixas para embalagens de produtos da indústria até o mês de julho de 1978, quando arrumou o trabalho de servente de pedreiro para reformar casas e construir um muro de pedra na Escola Básica Belisário Pena, após estes serviços conseguiu emprego na Reunidas Ouro.

Após vários anos de trabalho prestados à empresa e com as constantes mudanças que vinham ocorrendo, Arli decidiu retornar para a sala de aula após 22 anos, para poder buscar crescimento profissional. Retornou seus estudos na 5ª até a 8ª série no NAES em Capinzal e o 2º grau no CEJA em Capinzal; ainda não satisfeito, Arli fez a prova no Senai para o curso Técnico Industrial com Habilitação em Eletrotécnica, com 39 anos iniciou o curso, como tinha dificuldades para entender o conteúdo teve muito apoio dos colegas e dos professores e com muita força de vontade e dedicação se formou em 2005.

Arli conheceu sua esposa, Vera, quando foi pagar uns peixes que sua irmã comprara do pai da Vera. Depois deste encontro vieram muitos outros encontros casuais, que segundo Arli, já era o destino que estava fazendo com que eles se unissem. O namoro iniciou em um baile na Linha Bonita e foi por um tempo escondido do pai da Vera, que quando descobriu ficou muito bravo, mas como sua irmã trabalhava com a mãe da Vera e eram amigas, ela conseguiu convencer seu pai a aceitar o namoro que durou 5 anos.

Casaram-se em 15/09/1984 e começaram a pensar na construção da casa própria. Compraram um terreno e os materiais então marcaram o início da obra para 01/09/1987 e fizeram a mudança no dia 17/10/1987 com a casa semi-construída, concluída aos poucos nos finais de semana e após o trabalho.

No dia 17/10/1988 nasceu o filho Jonathan e no dia 25/02/1990 nasceu a filha Grazieli, que não foi planejada, mas foi muito bem vinda e amada por seus pais e seu irmão.

Foi com muito empenho, dedicação, economia e se privando de algumas coisas que Arli e Vera conseguiram formar seu filho Jonathan em Técnico em Eletrotécnica, que já está trabalhando na Perdigão e sua filha Grazieli que no final deste ano se forma em Técnica  de Farmácia.

 

AÇÕES SOCIAIS

Assador de costelão nos eventos da Granja, nas promoções de outras gerências e nas comunidades;

Participou de ações para Limpeza do Rio Lindemberg e Projeto Água, plantio de árvores;

É o Papai Noel da festa de Final de Ano da Granja, também passa nas casas dos funcionários vestido de Bom Velhinho e inclusive no bairro que reside, promovendo juntamente com o grupo de reflexão que sua esposa coordena, uma festa para as crianças carentes. Na sua casa distribui presentes arrecadados pelo grupo;

Faz conserto e instalação elétrica sem cobrar os serviços para pessoas de baixa renda e idosos de seu bairro;

Faz manutenção da instalação elétrica da Igreja do bairro Pôr do Sol;

Fez a instalação elétrica na Igreja e iluminação de emergência no salão paroquial e instalação na sede do campo de futebol do bairro São Cristovão;

Auxiliou na recuperação dos canteiros e jardins da Escola Básica São Cristóvão;

Doação de roupas, calçados e alimentos para pessoas carentes sempre que julga necessário.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Além de ser um membro ativo de ações sociais na Empresa e na comunidade, participa ativamente em eventos esportivos na modalidade futebol de campo;

Participou como atleta nas equipes: Arabutã, Jarp Madeira, Unidos de Alto Alegre, Paiva Cabeleireiro, Canarinho de São Roque, Reunidas Capinzal;

Equipe Vasco da Gama: atleta e tesoureiro;

Equipe Grêmio Esportivo São José: atleta, massagista, tesoureiro, treinador, diretor esportivo, vice-presidente e presidente;

Equipe Vila União: atleta e treinador;

Equipe SERP: coordenador da equipe por três campeonatos locais e um regional; e nesta equipe como atleta de futebol de salão e suíço, inclusive participando ativamente de todas as Olimpíadas.

Equipe São Cristovão: atleta, treinador, colaborador nas promoções, diretor esportivo e presidente, quando conseguiu doação de um terreno de 10.000m² para construção do campo de futebol e conquistou vários campeonatos, fazendo com que a Equipe colecionasse medalhas e troféus.

Participou como treinador e atleta de futebol de salão apoiando na organização do evento, nos jogos Inter-bairros.

 

GRAU DE INSTRUÇÃO

Técnico Industrial com Habilitação em Eletrotécnica.

 

CURSOS

Participou e participa de treinamentos de aperfeiçoamento interno e externo da Empresa como:

22/06/1987 a 26/06/1987 ? Participação na Curso de Prevenção de Acidentes de Trabalho para componentes da CIPA, na Perdigão Agroindustrial ? Videira (SC);

26/10/1988 ? Concluiu o treinamento denominado Curso de Eletrecista com 120h em Capinzal (SC);

08/09/1992 a 25/09/1992 - Participação do Curso de Comandos Elétricos no Senai em Joaçaba (SC);

02/05/1995 a 12/05/1995 ? Participou do Curso de Soldas Especiais em Joaçaba;

24/08/1998 a 18/11/1998 ? Participou do Curso de Manutenção Elétrica, Sebrae,  em Capinzal;

24/08/1998 a 13/11/1998 ? Participação do Curso Manutenção Elétrica, Senai, em Joaçaba;

10/03/1999 - Participação em Curso de Manutenção/Manejo em RCI e Balança Bextra;

15/03/1999 - Participação do Curso de Lubrificação Especial, Lubrificantes Sólidos, Falhas da Lubrificação, Soluções e Resultados, Lumobras;

junho/1999 - Participação como ferramenteiro no Programa de Qualidade Total Perdigão;

18/06/1999 - Participação do I Seminário da Qualidade e Produtividade na Agropecuária;

06/08/1999 ? Participação do II Prêmio Perdigão de Incentivo a Qualidade e Produtividade da Regional de HDO;

01/12/1999 - Concluiu o Ensino Fundamental no NAES em Capinzal;

23/08/2002 - Participação no IV Seminário da Qualidade e Produtividade na Agropecuária;

27/08/2002 - Concluiu o Ensino Médio no CEJA em Capinzal;

23/07/2003 - Concluiu o Curso de Desenvolvimento em Direção Defensiva em Concórdia;

24/07/2003 - Participou da palestra Vacinas e Vacinações em Capinzal;

03/02/2003 a 12/12/2003 ? Participou do curso em Assistente Técnico em Instalações Elétricas no Senai em Luzerna;

17/04/2004 22/05/2004 - Concluiu o curso de CLP ? Nível Básico no Senai em Luzerna;

28/06/2004 ? Participou da abertura da Senapat;

19/07/2004 a 22/07/2004 ? Concluiu o curso de Solda Avançada no Senai em Luzerna;

04/04/2005 ? Participou do curso em Segurança no Trabalho;

07/04/2005 ? Concluiu e formou-se no Curso Técnico Industrial com Habilitação Eletrotécnica, no Senai em Luzerna;

01/07/2005 - Concluiu o curso de Informática Básica, no Sindicadezal em Capinzal;

10/07/2006 a 31/07/2006 ? Participou do curso NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

09/08/2006 - Concluiu o Treinamento para membros da Cipatr, em Capinzal;

13/11/2006 ? Participou do curso Missão, Visão e Valores em Capinzal;

20/11/2006 - Concluiu o Curso de Eletrônica Básica, na LA Informática em Capinzal;

11/05/2007 ? Participou do Programa Jeito Perdigão de Liderar em Capinzal;

15/06/2007 - Participou da Apresentação do SSMA em Capinzal;

28/08/2007 a 29/08/2007 ? Participou do curso de Gestão Relações Trabalhistas Foco SSMA, em Capinzal;

Papai Coruja ? participou do programa promovido pela Unidade de Capinzal;

NGNH ? Participou de todos os programas promovidos pela empresa, sendo no último homenageado por 25 anos de contribuição à empresa.

Um reconhecimento a Arli de Mattos, o índio, da Gerência de Avós através de Fabrício Delgado, da supervisora e médica veterinária da Granja Avós Capinzal, Andressa Cantu Cavallet Jarschel, também do quadro funcional e da Perdigão Agroindustrial pelo feito de superação e profissionalismo.

Anterior

Festividade Natalina da APAE Capinzal

Próximo

Prefeitura realiza confraternização com servidores e familiares

Deixe seu comentário