logo RCN

Ilustre conterrâneo

Lourenço Brancher

O nosso ilustre conterrâneo morreu. O passamento do Capinzalense Paulo Macarini ocorrido na quinta-feira, dia 09 de fevereiro, no fim da tarde, na cidade de Curitiba onde residia, ocasionado por embolia e conseqüente parada cardíaca quando, após deixar o seu escritório dirigia-se a clínica onde realizava a rotineira sessão de hemodiálise. Constitui-se verdadeiramente numa perda irreparável a nossa terra, a nossa gente.

Dr. Paulo Macarini deixa-nos com sua trajetória os mais nobres exemplos de grandeza de vida: familiar, profissional, pública e política. Em suas ações propugnava para fazer triunfar a fidelidade, a justiça, a lealdade, o patriotismo.

Com sua dedicada esposa a camponovense Sonira, formou maravilhosa família, na qual seus filhos e cônjuges: Paulo e Sônia; Ana Eliete e Henrique; Luiz Ricardo (Cacau) e Maria; e: Ana Beatriz lhes deram os lindos netos: Paola, Gabriel, Eduardo, Maria Vitória e André. 

Advogado jubilado em recente sessão solene da OAB/SC pelos 50 anos de exercício profissional, mantinha uma das mais concorridas bancas de advocacia na cidade de Curitiba ? PR.

De Vereador em Capinzal, ascendeu às funções de Secretário de Estado do Governo Celso Ramos, elegendo-se após Deputado Federal (PTB) e, com a extinção dos partidos foi fundador do MDB, reelegendo-se em 1966, cassado/69, em 1985 a convite do Ministro de Previdência Social Waldir Pires assumiu a Presidência do Iapas juntamente com o signatário Dr. Ricardo Baratieri, respectivamente nas Superintendências do Iapas e Inamps de Santa Catarina, reelegeu-se Deputado Federal Constituinte em 1986, merecendo, por sua destacada atuação na Constituinte, a elevada função para Conselheiro da República: marcou posteriormente sua atuação como Secretário de Estado no Governo Pedro Ivo / Casildo Maldaner.

Justas as homenagens fúnebres prestadas pelo Sr. Governador Luiz Henrique da Silveira, depositando sobre o féretro a bandeira do nosso Estado, pronunciando a seguir comoventes palavras memoriais e de adeus. Faziam-se presentes também o Ex-Governador Casildo Maldaner, e também Secretário de Estado de SC e Pr. Deputados, o Sr. Prefeito e Vereadores de nosso Município, além de centenas de amigos e familiares do nosso saudoso e ilustre conterrâneo.

Dr. Paulo Macarini partiu tendo sido no nosso Município o seu único domicílio eleitoral. Terra que amava profundamente e da qual não se desprendia qualquer que fosse a circunstância. De espírito sempre tranqüilo, alegre e otimista, cativava a todos com sua inteligência e praticidade, trazendo sempre soluções brilhantes e perceptíveis.

Valeu Dr. Paulo. Muito obrigado. Desculpe, mas preciso chorar. Lourenço Brancher. 

 

Anterior

Dos Crimes Contra a Liberdade Individual

Próximo

Voltando no Tempo

Deixe seu comentário