Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
III Fórum Regional para a elaboração dos Planos Municipais de Educação da AMPLASC
III Fórum Regional para a elaboração dos Planos Municipais de Educação da AMPLASC
Ocorreu na manhã de quinta-feira (12/07) o III Fórum Regional para a elaboração dos Planos Municipais de Educação dos municípios que compõem a AMPLASC, por meio do Colegiado de Secretários de Educação e da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.
O III Fórum, além da participação de professores, contou com a presença de autoridades dos sete municípios: prefeitos, secretários de educação, presidentes de Conselhos de Educação e presidentes de FUNDEB. Contou ainda com a presença do reitor da Unoesc Campus de Joaçaba, Aristides Cimadon, com o vice-Reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado, o diretor da Unoesc Campus aproximado de Campos Novos José Fabricio Melo, e outros representantes de diferentes setores da sociedade. Na oportunidade foi entregue para cada prefeito da região, o Plano composto pelas metas e estratégias de cada município para os próximos 10 anos.
Os Planos Municipais de Educação dos municípios representam o conjunto de ações que nortearão as políticas públicas em educação para o decênio, sendo este um plano de Estado e não um plano de governo. O PME seguiu diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE e a partir de seus pressupostos e metas, cada município construiu o seu Plano de Educação.
Constituídos os grupos de trabalho, representados por diversos setores da sociedade e instituições de ensino de todas as redes, a elaboração do PME foi efetivamente iniciada, através da pesquisa de campo, com aplicação de questionários para contextualização do município, tomando por base seus diversos aspectos: histórico, demográfico e principalmente educacional. Em reuniões sucessivas, os grupos de trabalho analisaram as informações do diagnóstico discutindo-as amplamente e formulando as metas e estratégias, que foram levadas para apreciação pública no I Fórum Municipal de Educação, onde recebeu diversas outras sugestões e contribuições. As mesmas foram analisadas pelos grupos que decidiram com coerência a inclusão, ou não, no corpo do texto, essa análise foi registrada em ata específica para compor os documentos e registros do processo de elaboração do PME.
Suleide Maria Gerhke Gomes, secretária Municipal de Educação de Campos Novos declara que, "Contar com a contribuição de um amplo leque de entidades e organizações educacionais, nos dá a certeza de termos consolidado o que há de mais adequado e eficiente para a nossa realidade educacional".
Segundo Vilibaldo Erich Schmid, prefeito municipal, formas modernas de ensino e uma filosofia educacional atualizada, com profissionais comprometidos e instalações adequadas farão com que as metas do Plano sejam atingidas, principalmente se estivermos sempre atentos e preparados para aceitar inovações que poderão surgir durante a execução deste plano.
ASCOM - Prefeitura de Campos Novos
Deixe seu comentário