ACIRP dá início às atividades do Programa Voz Única Eleições de 2026 |
I Conferência Intermunicipal de Cultura realizada em Campos Novos
I Conferência Intermunicipal de Cultura
Está acontecendo durante todo o dia desta terça-feira (06) a I Conferência Intermunicipal de Cultura que traz como principal objetivo a discussão das políticas culturais.
A conferência reúne representantes da região da Associação de Municípios do Planalto Sul Catarinense (AMPLASC), no auditório da Fundação Cultural Camponovense e foi organizada pela Fundação Cultural Camponovense, AMPLASC e Conselho de Cultura de Campos Novos.
A programação começou com palestra durante a manhã ministrada por Gilson Máximo de Oliveira, da Fundação Cultural de Lages, especialista em municipalização da cultura. A palestra teve por base a capacitação dos municípios na busca por ferramentas indispensáveis na aplicação de projetos culturais no âmbito municipal. “O sistema nacional de cultura já é lei e o foco agora é a situação de adequação estadual e dos municípios”, argumentou o especialista.
Os propósitos do evento são de inserção de projetos culturais da região numa esfera mais ampla, seja ela estadual ou federal. “É uma busca de experiências e de abertura de caminhos que visem a organização de projetos culturais”, informa a superintendente da Fundação Cultural, Eliamar Mayer. A superintendente disse na oportunidade que há projetos culturais em elaboração e as parcerias serão buscadas para que possam ser incluídos nos programas patrocinados pelo Ministério da Cultura.
Durante a tarde de hoje acontece a discussão do tema e eleição dos delegados que participarão da etapa estadual da conferência.
O prefeito Nelson Cruz e o vice Jairo Luft participaram da abertura do evento. Na ocasião, Jairo destacou a importância da participação popular na elaboração de propostas que serão levadas ao conhecimento do governo federal. “Desta forma, o governo poderá conhecer de forma mais profunda o tipo de cultura de cada região e assim, destinar recursos para projetos que contemplem as particularidades de cada município” observou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Dirceu Kaiper, o vereador Nelson Carafa, o prefeito de Zortéa e presidente da AMPLASC, Paulo Francheski e o representante da 8ª SDR, Ronei Jacomel,também prestigiaram a Conferência.
Com informações da Rádio Cultura e ASCOM – Prefeitura de Campos Novos
Deixe seu comentário