logo RCN

Grupo Viel conquista meio oeste catarinense

Empresa já detém quatro concessionárias e planeja ampliar os negócios

        Uma família de coragem e empreendedorismo. Da mistura desses ingredientes nasceu o Grupo Viel, que comanda quatro concessionárias Volkswagen instaladas no meio oeste catarinense. O titular do grupo, Benoni Viel, 64 anos, foi quem deu o pontapé inicial no ramo automobilístico, há mais de 30 anos.

        Antes de abrir a primeira concessionária em Capinzal, a Auto Elite, seu Benoni, como é carinhosamente chamado, dirigia uma fábrica de farinha de trigo em Lacerdópolis, cidade a 426 quilômetros de Florianópolis. Ao surgir oportunidade de comprar um terço das cotas de um ponto de venda da Volkswagen a 15 quilômetros de Lacerdópolis, o titular não hesitou.

       Atento à demanda do mercado, Benoni transformou o ponto de venda em uma concessionária plena, de médio porte. Em 2001 adquiriu uma concessionária em Caçador, cuja gestão a cargo do filho Maurício Ricardo Viel, 35 anos. Formado em administração de empresas, Maurício trabalhou como vendedor em Capinzal de 1990 a 2001, ajudando a gerir a Auto Elite.

       Em 2003 foi a vez de Lages, a 213 quilômetros de Florianópolis, ganhar a assinatura do grupo. Dirigida por Alexandre Viel, 29 anos, a concessionária Via Serra rapidamente se recuperou do momento difícil que enfrentava com os antigos proprietários. Junto a Marcos Augusto Viel, diretor da Auto Elite de Rio do Sul ? município a cerca de 200 quilômetros da capital -, a família está unindo esforços para manter os negócios lucrativos, numa espiral de crescimento. 

        Do campo para a cidade ? Não é de hoje que a Família Viel tem vocação para negócios. Marcos, engenheiro agrônomo, trabalhava na fazenda da família antes de assumir a loja em Rio do Sul. Em sonora, Mato Grosso do Sul, ele criava gado e plantava soja. E trabalhar em família nunca foi problema para eles. Maurício, responsável pela concessionária de Caçador, afirma que ?a empresa familiar é um empreendimento viável desde que haja capacidade e desenvoltura para tocar o negócio. É preciso ter colaboradores à altura?, sentencia o jovem empresário.

        Cumprindo o requisito, o empreendimento familiar só tem a contribuir. A maior vantagem é a disposição de seus membros para se dedicar integralmente ao negócio Volkswagen.

         Vendedor é prioridade ? no grupo, os vendedores são prioridades. Procura-se manter baixa rotatividade para a equipe se adequar ao estilo arrojado e agressivo do departamento de vendas ? ?matador?, como se diria na região. E para isso é fundamental que eles sejam eficientes e gentis.

        Fora o treinamento da fábrica, a equipe de vendas participa de constantes palestras motivacionais. ?A tecnologia automobilística é compartilhada entre montadoras. O diferencial é ter bons recursos humanos?, salienta Maurício. Ao mesmo tempo em que trabalha com ótimos vendedores, o grupo Viel procura sempre negociar com o cliente na presença dos donos, para lhe mostrar que todos estão voltados à sua satisfação.

      Como satisfazer o cliente ? ?A razão do nosso negócio é o cliente. Você pode ter uma boa estrutura, mas se não suprir as necessidades dele, não adianta?, opina Maurício. ?Temos como lema aproveitar o grande fluxo de gente na loja. Se eles vêm até nós, temos de ter determinação e empenho para atendê-los e fechar vendas?.

       O grupo aproveita a intimidade e o diálogo próximo das pequenas cidades do interior como estratégia de atendimento. ?Perguntamos como está a família, o que tem feito e como está o trabalho.?

       Os meios para atrair público são simples e eficazes: trabalhar com carros usados, financiar um valor a mais se o cliente quer vender o seu automóvel e precisa de dinheiro, realizar um test drive convincente e fazer pronta entrega. ?A boa vontade sozinha não é suficiente; é preciso estar equipado instrumentalmente e fisicamente?, completa Maurício. As quatro concessionárias do grupo seguem o padrão Volkswagen de identificação. 

        Tempo livre ? Apesar do trabalho ocupar praticamente o dia da família, ela também se diverte nos famosos churrascos de seu Benoni e sua esposa, Sueli Viel, que não participa diretamente dos negócios, mas exerce grande influência sobre eles.

 

Família Viel: sentados, Benoni e Sueli; em pé, da esq. para a dir, Maurício, Alexandre e Marcos.

 

Primeira concessionária do grupo, a Auto Elite, de Capinzal, foi em 1974.

 

Trinta anos depois: receita para longevidade do grupo é apostar no crescimento das pessoas. 

      

Anterior

Jovens cooperativistas

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário