logo RCN

Jovens cooperativistas

Jovens cooperativistas querem maior participação em SC

      Efetiva participação, falar e ser ouvido, oportunidade de lazer, estudo e atualização. Essas são as reivindicações mais freqüentes dos 700 participantes do VII Encontro de Jovens Agricultores Cooperativistas Catarinenses ? EJACC 2004 ,realizado na cidade de Joaçaba, no Meio Oeste catarinense. O evento foi concebido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e realizado pela Cooperativa Rio do Peixe, com patrocínio do Sescoop, Senar e Sebrae, com apoio da Coopercentral Aurora e do Sicoob/SC.

        O presidente da Ocesc, Neivor Canton, destacou que o futuro da agricultura brasileira e da vasta cadeia do agronegócio dependerá da juventude rural. Por isso, mantê-la no campo, satisfeita e motivada ? mesmo que seja necessária a adoção de modernos conceitos como a ?agricultura de tempo parcial, em que parte da população trabalha nas zonas agrícolas e mora nas áreas urbanas ?, disposta a agregar tecnologia e produzir com eficiência, será vital para o futuro do país.

        O Ejacc 2004 priorizou neste ano, temas conceitualmente ligados ao cooperativismo. O diretor comercial e de produção da Coperio, Geraldo Ferronatto, palestrou sobre a estrutura, as dimensões e a atuação do cooperativismo brasileiro, reforçando suas origens, princípios e valores. O especialista em organização, sistemas e métodos Joel Paulo Perotto enfocou o agronegócio, a viabilidade da pequena propriedade e a agregação de renda, mostrando a importância do conhecimento para rentabilizar o estabelecimento rural.

        Três palestras motivacionais geraram energia para fortalecer a auto-estima dos jovens: o terapeuta e consultor Bruno Krug falou sobre ?Jovem, fazendo a diferença no cooperativismo?, o engenheiro agrônomo e professor Ainor Lotário enfocou meio ambiente e recursos naturais e a psicóloga e intérprete musical Magda de Paula focalizou as condições para o sucesso.

        A última etapa Ejacc 2004 foi dedicada ao auscultamento geral das jovens lideranças mediante discussões em grupo sob coordenação de uma equipe de acadêmicos e docentes da Unoesc Joaçaba que aplicaram as técnicas do método Metaplan que exigem 100% de participação e índice de respostas documentadas. Cinco questões direcionaram esse trabalho: O que motiva sua vida no campo? Quais os fatores que motivam os jovens a viverem no campo? Diante dos temas do evento, qual o ponto de partida para o desenvolvimento rural sustentável? Que tipo de programa as cooperativas poderiam desenvolver para que o jovem participe do sistema cooperativo? Os resultados serão apresentados dentro de 30 dias.

 

FONTE: FECOAGRO/MB Comunicação

 

 

Anterior

Aniversário

Próximo

Grupo Viel conquista meio oeste catarinense

Deixe seu comentário