logo RCN

Fundação PIO XII em Barretos

Um projeto que começou pequeno, no interior de Santa Catarina tomou uma proporção enorme: a prevenção

 Foi depois de conhecer o projeto da Fundação PIO XII em Barretos que o secretário de saúde de Capinzal, Kelvis Borges, começou esse trabalho formiguinha de expandir para todo o Estado, já que Santa Catarina apresenta altos índices de câncer, principalmente de pele.

Primeiro contou com o apoio de deputados que abraçaram a causa e também conheceram o trabalho realizado em Barretos, aonde chegou até o Governo do Estado. Posteriormente, se deu um grande passo, com a realização do 1º Fórum de Prevenção contra o Câncer, realizado ainda em dezembro de 2013 em Capinzal, contando com a participação do médico coordenador da prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, Rafael Aiquel, que apresentou a fundação a todos e o grande diferencial que é o amor.

No segundo momento, os profissionais da saúde de 26 municípios de Santa Catarina estiveram em Barretos, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, participando de uma capacitação para receber a carreta de prevenção, prevista para chegar ao Estado no dia 19 de março, realizando exames e retiradas de tutores. Os exames realizados serão de pele, próstata e colo de útero.

Durante a capacitação em Barretos, a equipe teve a oportunidade de conhecer a estruturado hospital, bem como o Hospital de Câncer Infanto-juvenil, talvez um dos momentos mais aguardados por todos.

O grupo chegou perto do meio-dia no “Lulinha”, como é chamado por todos, da sexta-feira, dia 28 de fevereiro, e o clima era de festa, pois o ambiente estava enfeitado com motivos de carnaval e a música apropriada para o momento. Aos poucos, o silêncio foi tomando conta de todos que se emocionavam ao ver pessoas tão pequenas passando por problemas tão grandes aos olhos de todos.

O grupo se dividiu em doise no saguão muitas pessoas aguardando o transporte. Ali, duas mães esperavam o carro que as levaria de volta ao alojamento, a Casa Vovô Antônio. Uma delas era de Roraima e a outra família de Rondônia e já estão em tratamento a alguns meses. Um dos pacientes, de apenas cinco anos, com câncer de fígado, dormia no colo carinhoso da tia, enquanto a menina, a segunda paciente, já está quase finalizando o tratamento, mas muito inquieta, pois não conseguia se locomover muito bem.

Pelos corredores muito colorido e diversão, com lanchonete e brinquedos, além de um cineminha particular para as crianças. No meio do prédio, um jardim com cadeiras e borboletas gigantes grudadas pelas paredes.

Quando se adentrou na ala de quimioterapia foi solicitado que não tirássemos fotos e o silêncio prevalecia entre todos. No segundo andar, ficava a ala de internação, mas não houve a possibilidade de visitas pelo risco de infecção.

Realmente, o local se transforma com o objetivo de dar uma melhoria na qualidade de vida daqueles que passam pela doença.

A Carreta

O roteiro começa no dia 19 de março pelo município de Maravilha e finaliza no meio de abril em Penha, onde conta com o apoio doInstituto Beto Carrero.

A carreta deve realizar mais de dois mil exames no Estado, mas a passagem tem como objetivo principal chamar a atenção à prevenção, pois muitos casos da doença podem ser evitados se identificados precocemente.

Anterior

Projeto proposto por Saretta é acatado pela Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia

Deputado Pedro Uczai coordena planejamento que prevê o maior investimento da história de Capinzal Próximo

Deputado Pedro Uczai coordena planejamento que prevê o maior investimento da história de Capinzal

Deixe seu comentário