logo RCN

Evento de Educação reúne 700 servidores municipais e especialistas

  • FECAM - Evento do FNDE- primeiro dia

4/6/2019 -  Uma oportunidade para que os gestores municipais das áreas da Educação e Administração recebam orientações sobre os recursos e encaminhamentos de projetos e ações para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com esse objetivo, auditório lotado e prestigiado por autoridades, segue até fim desta quarta-feira (5/6) o encontro "Mais Brasil: FNDE em ação pela Educação". Promovido pelo Governo Federal, Secretaria de Estado da Educação (SED) com apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e União Nacional de Dirigentes Nacionais de Educação (UNDIME/SC) o evento foi prestigiado por autoridades federais e estaduais.
 
O presidente da FECAM, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, destacou que o evento oportuniza aos municípios acelerar projetos, muitos com entraves, seja por falta de orientação ou mudanças de sistema ou gestão de um governo para o outro. "Temos que valorizar a iniciativa e a disposição dos servidores municipais e técnicos do Governo que sentam para dialogar e que buscam agilidade, o que só tende a melhorar a educação em Santa Catarina", disse na abertura do evento.
 
Cerca de 700 pessoas participaram do ato inicial, que contou com a presença do presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli; da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reihner; do secretário de Estado da Educação (SED), Natalino Uggioni, do Secretário da Casa Civil, Douglas Borba e dos presidentes das instituições FECAM, Joares Ponticelli e presidente da UNDIME/SC, Patrícia Lueders. "Trazermos um evento desta magnitude à Santa Catarina, com mais de 90% dos municípios representados, ratifica a importância dos programas no desenvolvimento da Educação. Acredito que a proximidade com o FNDE irá possibilitar aos educadores conhecer ainda mais o funcionamento dos programas, tirar dúvidas e, a partir daí, buscar alternativas para aprimorar a oferta da Educação Básica em nosso Estado", destacou a presidente da UNDIME/SC, Patrícia Lueders.
 
O presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, destacou que a prioridade é que os municípios tenham segurança em compreender o que é o Fundo, como acessar, como habilitar os protocolos, documentos regulatórios e normativos e as exigências na prestação de contas. "O Brasil tem exemplos de excelência distribuídos nos municípios e estamos buscando identificar estas referências de excelência para aplicá-las em termos de conceito nacional",  reforçou. 
 
SEGUE PROGRAMAÇÃO
 
A extensa programação inclui palestra com especialistas em educação, com temas relacionados ao FNDE e a aplicação de projetos e ações nos municípios, além de atendimento técnico e individualizado para esclarecimento de dúvidas com gestores do Fundo. A programação que no primeiro dia tratou de apresentar a metodologia do FNDE, as experiências em educação, monitoramento de planos de ação e prestação de contas, segue até o fim da tarde desta quarta-feira (5/6) com informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),  Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa para Recursos Suplementares,  monitoramento de obras, e prestação de contas (SiGPC). 
A programação completa do encontro pode ser consultada no site da FECAM https://bit.ly/2HSZqBk.
 
 
 
 
 
 
 
Veruska Tasca - jornalista 
Agência de Comunicação / Para FECAM: Evento de Educação reúne 700 servidores municipais e especialistas 
GESTORES PÚBLICOS DA REGIÃO DO INTEGRAR SE REÚNEM EM PIRATUBA Anterior

GESTORES PÚBLICOS DA REGIÃO DO INTEGRAR SE REÚNEM EM PIRATUBA

SAÚDE ENCERRA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA H1N1, SUPERANDO METAS EM PIRATUBA Próximo

SAÚDE ENCERRA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA H1N1, SUPERANDO METAS EM PIRATUBA

Deixe seu comentário