Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Estragos causados pelas chuvas são avaliados e Campos Novos decreta Situação de Emergência
Reunião organizada pela 8ª SDR e os representantes dos municípios
O prefeito Nelson Cruz participou nesta tarde (30/06) de uma importante reunião organizada pela 8ª SDR e os representantes dos municípios que integram a Secretaria para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas da última semana.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Campos Novos. Cada município abordou os principais estragos causados e recebeu orientações do Diretor de Defesa Civil de Campos Novos Dhiêmis Pinheiro quanto à formulação do decreto de emergência.
Na região as estradas do interior e a agricultura e pecuária foram os pontos mais afetados. Entre os dias 26 e 27 de junho a Epagri registrou 193 milímetros de chuva em Campos Novos, somando as demais, chegou-se a 413 milímetros no mês, sendo que em maio o registro foi de 190 milímetros.
O engenheiro agrônomo da Copercampos, Marcelo Capelari, relatou que em levantamento realizado pela cooperativa, já há danos em cerca de 1.500 hectares de aveia e em 1.500 hectares de canola. No leite registra-se até o momento quebra de 20% da produção, além dos problemas futuros com o atraso no plantio de soja, trigo e feijão. Marcelo ainda destacou que a suinocultura também registra problemas com a entrega de ração e a retirada dos leitões para abate nos frigoríficos.
Campos Novos decretou situação de emergência ainda na tarde desta segunda-feira (30). Um levantamento dos principais pontos afetados foi realizado pelo diretor da Defesa Civil com o auxílio das Secretarias de Obras e Agricultura.
Durante todo o final de semana várias equipes da Secretaria de Obras estiveram trabalhando no intuito de oferecer condições de trafegabilidade para as comunidades mais atingidas. Algumas ainda permanecem sem acesso como é o caso da Linha Esmeralda e Linha Martelo, no distrito de Barra do Leão.
De acordo com o Prefeito Nelson Cruz, as primeiras ações já estão sendo tomadas, no entanto, é necessário que o tempo colabore para efetivamente consertar os estragos. O Prefeito destaca que o decreto é uma medida preventiva, pois muitos agricultores realizaram financiamento para realização das atividades e com as perdas os pagamentos ficam prejudicados. “Com a situação de emergência decretada, é possível que sejam renegociadas as dívidas junto às instituições financeiras e também aqueles produtores que possuem seguro agrícola, poderão usufruir deste recurso. Isso não resolve a situação, no entanto, oferece um pouco de alento aos produtores”.
__________________________________________
Solange Nohatto
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campos Novos
(49)3541-6252
imprensa@camposnovos.sc.gov.br
Deixe seu comentário