Governador anuncia R$ 137,8 milhões para o Terra Boa 2026 no Itaipu Rural Show em Pinhalzinho |
Especialista fala sobre mobilidade urbana para alunos de Engenharia Civil
-
- Fenini foi responsável por obras de mobilidade de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba (PR)
Mobilidade urbana
A partir das manifestações que aconteceram em junho de 2013, quando jovens estudantes questionavam o tarifário e o serviço oferecido pelo transporte público coletivo das grandes cidades, a sociedade passou a prestar mais atenção e refletir sobre soluções para a mobilidade urbana. Por isso, o curso de Engenharia Civil proporcionou aos acadêmicos uma palestra com o engenheiro Valter Fanini, especialista em mobilidade e acessibilidade urbana?. ? A palestra, realizada na manhã da segunda-feira (6), abriu a 15ª Semana Acadêmica do curso.
Segundo Fenini, que foi responsável por obras de mobilidade de vários municípios da Região Metropolitana de Curitiba (PR), aumentar a eficiência dos deslocamentos nas cidades é um trabalho complexo, sendo fundamental o conhecimento da Engenharia Civil.
Em uma perspectiva histórica, o engenheiro conta que as cidades deixaram de ser planejadas ainda nos anos 80, época em que o Brasil sofreu a sua pior crise econômica e houve o maior deslocamento populacional do campo em direção às cidades?, sem planejamento ?nem investimentos.
— O que vemos nas cidades hoje é a absoluta incapacidade de se fazer planejamento. O transporte coletivo agrega acessibilidade e conforto. Mas não pode ser pensado pelo fluxo de caixa — diz.
Para o especialista, a solução passa pela melhoria do serviço oferecido no transporte público.
— O automóvel ocupa cinquenta vezes mais espaço que o ônibus. Os espaços não foram planejados para o uso de automóvel, pois havia uma segregação. O carro era um luxo para poucos.
?Dentro das opções de transporte coletivo, Fenini destaca o transporte sobre trilhos?. Porém, segundo ele, outras soluções são possíveis desde que sejam planejadas.
— O transporte ferroviário seria uma solução barata para o deslocamento dentro de regiões como a nossa, que concentra um número grande de municípios pequenos e médios. Dentro das cidades, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o BRT (Transporte Rápido por Ônibus?). Os bondes são soluções para trechos médios e curtos, em áreas comerciais e de serviços. E claro, os ônibus, de forma planejada. Este deve ser feito tendo em vista a dimensão, a densidade, o zoneamento, os espaços viários, o desenho urbano e os investimentos disponíveis para a infraestrutura. É impossível todos andarem de automóvel — finaliza Valter Fanini.
--
Marketing Unoesc
Deixe seu comentário