logo RCN

Escola Sócio Ambiental de Piratuba

Escola Sócio Ambiental recebe apoio voluntário de duas Piratubenses: Neli e Lori


       A ESA está atendendo esse ano 48 alunos, entre meninas e meninos, que a freqüentam-na em horários alternativos ao horário escolar normal. Esse ano, a escola foi agraciada pelo trabalho voluntário de duas colaboradoras, as irmãs Neli Gehrardt e Lori G. Schreiner.

A história começou durante as compras no Supermercado Dorini. A Sra. Neli e a Secretaria de Educação, Dilma Mortari, começaram a falar sobre a escola e aí, conversa vai conversa vem, nasceu à idéia de uma parceria com a Escola Sócio-Ambiental.
As voluntárias Neli e Lori trabalham com os alunos na ESA durante dois dias por semana, ensinando a eles como fazer bordados, porta garrafas e ainda trabalharão outros tipos de artesanato.

Nesse primeiro momento os alunos estão aprendo a fazer o bordado vagonite.

O ?vagonite? é um tipo de bordado que se caracteriza pela perfeição dos desenhos, construídos a partir do preenchimento, com ponto cheio, dos espaços desfiados do tecido. É de origem européia.

Os alunos estão aprendendo na prática a fazer amostras do bordado. Depois são colados em seus cadernos, o qual servira como um mostruário.

O material produzido deverá ser exposto numa amostra, provavelmente no segundo semestre desse ano.

O material para desenvolver o trabalho é oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação.

Certamente, o trabalho é valiosíssimo, pois, Piratuba sendo uma cidade turística e com poucas expectativas de emprego, poderá gerar nessas crianças o gosto pelo artesanato e, quem sabe, no futuro, contar com um grupo de artesãos genuinamente piratubenses!

 

Depoimentos das Voluntárias:

?Poder ajudar o próximo é maravilhoso. Sinto-me honrada e muito feliz, sendo voluntária, podendo passar a técnica de bordar e trabalhar com crianças que querem uma oportunidade. Olhar nos olhos e ver a alegria de cada um, a cada ponto feito de cada trabalho pronto, é muito gratificante?. Nelly Gerhardt

 

?Sinto-me alegre em poder passar para as crianças da escola Sócio-Ambiental meu conhecimento de bordar vagonite. Fico feliz por ser uma voluntária e ver que as crianças estão gostando de bordar. Isso é muito gratificante para mim?. Lory G. Schreiner
Anterior

SEMANA SANTA

Próximo

PERDIGÃO faz ajustes p/ regular oferta e demanda

Deixe seu comentário