Escola municipal coloca alunos dentro da Turma da Mônica para promover a alfabetização
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- Professora Jaqueline com alunos em desfile da escola (Foto: acervo pessoal)
Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
? Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (6 e 7 anos) foram alfabetizadas com atividades interdisciplinares que traziam o universo criado por Maurício de Sousa como pano de fundo
? Livro personalizado, onde o aluno vira personagem da Turma da Mônica, foi presenteado para cada criança para celebrar a conquista da alfabetização
? De acordo com a última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), mais da metade das crianças do 3º ano no Brasil não sabem ler ou escrever adequadamente
Schroeder, 09 de dezembro de 2019 - A alfabetização é um dos principais desafios da educação no Brasil. A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) mostra que 54,73% dos alunos de 3° ano do Ensino Fundamental, têm nível insuficiente de leitura. Isso significa que eles não são capazes de identificar o objetivo de um texto ou nele localizar informações específicas. Em relação à escrita, 34% dos estudantes estão no pior patamar e não conseguem produzir textos legíveis. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) estabelece que até o fim do 3° ano do Ensino Fundamental, todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas.
Por isso, estabelecer estratégias eficientes para alfabetizar as crianças nos primeiros anos de escola é essencial. Na Escola Municipal Kismara Lislei Walkinir Moreira, em Schroeder (SC), a professora Jaqueline Aparecida da Silva recorreu ao universo da Turma da Mônica para engajar seus alunos de 1° ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização e para estimular o gosto pela leitura.
A ideia do projeto "Trabalhando com Maurício de Sousa na escola" surgiu quando Jaqueline conheceu os livros personalizados da startup Dentro da História, que permite que crianças protagonizem mais de 60 histórias. Na plataforma da Dentro da História, o jovem leitor ou sua família podem criar um avatar com suas características físicas, como pele, olhos, cabelo, roupas e acessórios.
"Eu fiz o avatar do meu filho, Nicollas, e dei o livro 'Nicollas Tavares em O Sumiço do Sansão' para ele. Quando ele se viu dentro da história, ficou eufórico e muito feliz de ser amigo da Turma da Mônica. O interesse dele no livro aumentou porque ele queria entender o papel de seu personagem no desenrolar da trama. E eu fiquei encantada com a reação dele", relata Jaqueline. "Queria levar esse mesmo encantamento para os meus alunos, por isso desenvolvi o projeto".
Todas as atividades realizadas com a turma, de 19 crianças de 6 e 7 anos, levavam as histórias e personagens criadas por Maurício de Sousa como tema. "O projeto tinha como objetivo promover a aprendizagem de forma prazerosa e diferente", conta Jaqueline. Para desenvolver a linguagem verbal dos alunos, ela utilizou gibis, livros e passatempos da Turma, lendo junto de forma coletiva, criando momentos de leitura individual e também pedindo para as crianças recontarem as histórias. Para desenvolver interpretação de texto e escrita, os alunos respondiam questões sobre os quadrinhos lidos.
Além disso, a professora incluiu as atividades de matemática no projeto e os problemas também eram contextualizados no imaginário da Turma da Mônica. Assim, para aprender o que é uma dezena, por exemplo, os alunos contavam caixas de pizza da Magali.
Engajamento dos alunos e da família
Para mantê-los engajados com o próprio processo de aprendizagem, a professora criou um Painel do Leitor: folhas coloridas com o nome de cada criança. Quando o aluno alcançava um bom nível de leitura, sua foto era colada na folha. "Todos eles queriam muito estar no painel. Por isso, se mantinham focados e participativos", comenta Jaqueline.
Para ela, também era importante contar com a participação das famílias dos alunos. Por isso, ela convidou os familiares de cada aluno para irem até a escola para personalizar o avatar de cada um. "Os pais conhecem seus filhos como ninguém, e também não queria privá-los de participar de uma atividade tão significativa", explica. Além disso, foram os pais e responsáveis que escolheram qual dos títulos da Turma da Mônica seus filhos receberam: "Nome da criança em uma aventura no Limoeiro", " Nome da criança conhecendo a Turma da Mônica", "Nome da Criança em o Sumiço do Sansão" ou "Nome da criança visita o Chico Bento". Para encerrar o projeto, as famílias participaram de uma atividade com a turma e também fizeram a entrega dos livros.
Leitura, aprendizado e diversão
A personalização de um livro gera maior identificação entre a criança e a história, cria interesse pela leitura e aumenta a assimilação do conhecimento. Estudos feitos no Reino Unido indicam que narrativas personalizadas trazem maior engajamento, o que incentiva o hábito de ler. Uma das pesquisadoras do assunto, Natalia Kucirkova, da University College London, é PHD em educação, dedicada a estudar engajamento com livros digitais e o impacto da personalização na primeira infância. Trabalhos dela apontam que as crianças têm três vezes maior absorção e retenção de palavras quando se enxergam nas histórias contadas.
"Toda criança tem o direito de aprender, e a alfabetização é um dos primeiros passos para que ela tenha uma educação de qualidade em toda sua vida escolar", diz André Campelo, CEO da Dentro da História. "É incrível ver projetos pedagógicos como o da professora Jaqueline, que utilizam nossos livros em sala de aula e apoiam diretamente a aprendizagem dos pequenos".
DADOS E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
? 54,73% alunos do 3° ano do Ensino FUndamental do Brasil têm nível insuficiente de leitura, ou seja, não conseguem identificar a finalidade de um texto e localizar uma informação explícita (Avaliação Nacional de Alfabetização, 2017);
? 34% estão no pior patamar de escrita, não sendo capazes de escreverem as palavras de maneira alfabética ou produzirem textos legíveis (Avaliação Nacional de Alfabetização, 2017);
? Região Sul tem os melhores resultados, ainda que preocupantes: 33,9% dos alunos têm nível insuficiente de leitura, e 19,8% têm nível insuficiente de escrita;
Sobre a Dentro da História
A Dentro da História é uma plataforma de conteúdo personalizado que coloca crianças dentro de histórias com seus personagens favoritos e em um modelo de assinatura pioneiro no mundo. Com tecnologia e acompanhamento dos pais, o Clube da Dentro da História oferece uma curadoria para cada assinante. Os livros de personagens famosos, clássicos e de conteúdo próprio também podem ser comprados individualmente.
A startup usa o modelo print on demand, e só imprime os livros já encomendados e comprados. Assim, elimina custos tradicionais no mercado editorial, como o de estoque e encalhe. Com três anos de existência, a startup já vendeu mais de 400 mil livros.
Já foi considerada uma das mais relevantes startups de educação do Brasil, pela lista 100 Startups to Watch. Também fez parte do programa Endeavor Scale Up, com destaque entre as startups que mais crescem no país. Em novembro de 2018, Dentro da História foi listada como um dos 30 negócios que fazem bem ao Brasil pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, por incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância. Desde o fim do ano passado, Dentro da História opera na Europa com a marca Playstories, braço de expansão internacional.
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