Escola Mater Dolorum
Turma de Educação Especial visita o BESC
Os alunos da Educação Especial da Escola Educação Básica Mater Dolorum, orientados pelas professoras Fernanda Lisotte e Grazieli Durli Servelin, também pelo instrutor de LIBRAS, Rafael Berté, fizeram uma visita à agência Besc de Capinzal, na sexta-feira, 11 de julho, com o objetivo de conhecer uma agência bancária, como ela funciona, quais são as atividades desempenhadas, como fazê-las. Oportunidades assim promovem a interação deles com a sociedade, como cidadãos, logo, estarão usufruindo de bens e serviços deste porte, e é necessário que aprendam para que possam adquirir autonomia, fazendo bom uso de seus direitos e cumprindo com seus deveres tal como as pessoas ditas \"normais\".
Alguns alunos jamais haviam entrado numa agência bancária e nem imaginavam quais as atividades que se processam dentro dela. Na oportunidade, fizeram o reconhecimento das cédulas de papel moeda, aprenderam como identificar uma nota falsa, foram orientados quanto ao uso do caixa eletrônico, conheceram o cofre da agência, a máquina que faz a contagem e separação das cédulas, enfim, conheceram todas as atividades que se desempenham dentro de um banco.
Vale a pena ressaltar, que as pessoas com deficiência têm direito a uma vida normal, alguns destes alunos já trabalham e recebem o seu pagamento no banco, sendo assim, é de suma importância que vão aprendendo, deixando de lado suas inseguranças, e vão aos poucos, adquirindo o seu espaço na comunidade, obtendo um estilo de vida cada vez mais normal. Pois a inclusão social trata justamente disso, deve haver inserção das pessoas com deficiências em todas as áreas da sociedade, e estas, devem se adaptar às necessidades de cada um, procurando respeitar esse sujeito, conduzindo-o a uma sociedade mais justa e igualitária.
A Direção da Escola, professoras e alunos agradecem a gerência e funcionários pela disponibilidade, o carinho e a atenção que lhes foram dispensadas.
Colaboração informações: professora Fernanda Lisotte.
Socialização e valorização das pessoas.
Deixe seu comentário