ACIRP dá início às atividades do Programa Voz Única Eleições de 2026 |
Escola Coronel Gasparino Zorzi
Resgate histórico dos municípios de Campos Novos e Capinzal
A Escola Coronel Gasparino Zorzi, do Município de Campos Novos (CN), na quarta-feira, 21 de agosto, no período da manhã, fez uma visita de estudo com os alunos do Curso Técnico em Administração, na cidade de Capinzal. A visita iniciou às 9h na residência do saudoso Dr. Vitor Almeida, na cidade alta e no Artesanato Sartori localizado na cidade baixa (Capinzal). A estada em território capinzalense serviu para que os alunos pudessem conhecer melhor a história do saudoso grande jurista (advogado), vereador, escritor e historiador, o qual realizou pesquisa durante trinta anos relatando a história de Campos Novos, que na época era o maior município do estado em extensão, pois Capinzal se desmembrou de CN e se emancipou político-administrativamente. De forma inédita, foi a primeira turma que visitou a casa em que residiu Dr. Vitor Almeida, sendo uma gentileza da filha do mesmo, Maíra Almeida Feijó (educadora, porém, agora exercendo a função de secretária na Escola Municipal Viver e Conhecer).
Os alunos visitaram a biblioteca e ficaram admirados com o grande acervo, perceberam os cuidados com o meio ambiente que tinha Dr. Vitor e vem sendo mantido o imóvel pela Família.
Também foi visitado o Artesanato Sartori, de propriedade de Antonio Pasqual Sartori (Antoninho), sendo ele artesão e historiador, inclusive, prestou informações sobre boa parte da vida de Dr. Vitor Almeida, consequentemente, Almeida é uma tradicional família de Capinzal, Campos Novos, Curitibanos.
A visitação contou com 60 alunos do primeiro ao quarto ano do ensino médio Técnico em Administração da mencionada Escola, acompanhados dos professores Lindomar Pereira (de Legislação Comercial e Contabilidade), a Solange Aparecida da Silva Gotardo Togni (de Geografia), Célio (de Gestão) e mais o coordenador do Curso Técnico de Administração: João Roberto Teixeira.
O objetivo principal da visita foi resgatar um pouco da história de Campos Novos, pois a citada Escola desenvolve o Projeto Sapecada do Pinhão, na sua sétima edição, sendo um resgate de suas raízes. No ano de 2012 pesquisaram o povoamento de Campos Novos, sendo que muitas das famílias são originárias de Capinzal, pois Dr. Vitor escreveu um livro sobre o território camponovense e dos municípios que pertenciam para CN, ainda fez um resgate histórico das descendências.
O resgate da história de Campos Novos e Capinzal, bem como dos demais municípios limites evita que a modernidade apague os hábitos, modo de pensar e de agir, enfim, reconhecer a importância dos antepassados, com a colaboração dos imigrantes italianos.
A Escola oferece o ensino fundamental da 1ª a 8ª série, ensino médio técnico, sendo que registramos a presença em Capinzal de educadores e alunos do Curso Técnico de Administração, do 1º ao 4º ano. O Curso Técnico de Administração também estuda a história e a geografia, visando instrumentalizar os seus alunos na questão do conhecimento e também a parte técnica, pois trabalham de maneira interdisciplinar (cada matéria tem seu conteúdo e contexto).
Dr. Vitor Almeida e Antoninho Sartori, ambos receberam o Título de Cidadão Honorário de Capinzal, sendo uma proposição da Câmara Municipal de Vereadores.
Obs: Mais informações sobre a visita e entrevista, acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato, com matéria, fotos, áudio e até vídeo.
Maíra à esquerda, recepcionando os camponovenses em Capinzal.
Antonio com os camponovenses no Artesanato Sartori.
Deixe seu comentário