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Escola Básica Municipal Hedi Klein Matz

Concluída em Ipira a segunda etapa de ampliação da Escola Básica Municipal Hedi Klein Matzembacher

O dia 03 de fevereiro, sexta-feira, no município de Ipira foi marcado por um grande acontecimento, sendo a entrega oficial da conclusão da segunda etapa da parte administrativa da Escola Hedi Klein Matzembacher e consultório odontológico que atenderá as crianças e também entregaram aos diretores das escolas infantis os brinquedos para o pré-escolar.

A Administração Municipal de Ipira e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto numa conscientização do papel que exercem junto aos alunos da mencionada escola, se comprometeram com uma ação pedagógica que permitisse uma atmosfera propicia de aprendizagem, que estimulasse o potencial criativo do professor e aluno, com receptividade e novas idéias e que o processo aprendizagem escolar seja satisfatório e prazeroso.

No ano de 2005 deu-se os primeiros passos na direção da melhoria da qualidade de ensino, sendo possível a apresentação a Ipirense do PNE ? Princípio Norteador Educacional elaborado pelos professores da Rede Municipal e também do Sistema de Ensino Aprende  Brasil ? SABE do Grupo Positivo.

Destacamos as presenças de Francisco Maximino Machado de Aguiar/Prefeito de Ipira, Sônia Mara Viero/Secretária Municipal de Educação, Cleudir Caludio Fabrim/Assessor Pedagógico da Rede Municipal de Ipira, Arlete Huf/Presidente da Câmara de Vereadores de Ipira, diretores das escolas, professores, alunos, pais, enfim, da comunidade em geral.   

A versão dos Princípios norteadores Educacionais para a educação Infantil e Ensino Fundamental que chega às escolas é resultado do esforço coletivo de professores, equipe pedagógica, da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto e da Administração Municipal de Ipira.

O processo começou a ser implementado com a realização de encontros com os educadores da Rede Municipal de Ensino. Nestes encontros centralizados o coletivo dos professores foi representado pro Grupos de Trabalho. 

Cumpre destacar que, ao optar pelo envolvimento do coletivo dos professores das diferentes áreas do conhecimento e da organização deste trabalho de forma disciplinar, as produções de cada um dos componentes (Mapa Conceitual, Quadro ênfase, Habilidades e Competências a serem construídas e os conteúdos Programáticos) têm características próprias. Eles refletem os avanços na a produção acadêmica, o nível de discussão possível, a partir do perfil e envolvimento dos professores, o amadurecimento da área do conhecimento como disciplina escolar, entre outros. Porém, todos apresentam uma concepção da área, explicitam o valor educativo da disciplina, apresentam princípios, pressupostos e/ou eixos norteadores a serem observados no tratamento dos conteúdos escolares.

Este documento político-pedagógico é expressão de um estágio da construção histórica da educação ipirense. Ele expressa a identidade da escola pública municipal na sua prática educativa de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

A elaboração deste documento rompe paradigmas e assume o papel de colaborador da missão do Município e da Sociedade, tem por escopo a promoção da pessoa através da educação, para seu desenvolvimento pessoal, procurando torná-la apta ao exercício de seus direitos como cidadão.

Fazer um documento para transformar a educação municipal é, em última instância, fazer um projeto para transformar pessoas. Só pessoas em processo de transformação, capazes de relações novas, baseadas no respeito, justiça e solidariedade, dispostas a usar a linguagem da possibilidade são capazes de transformar a realidade.

Aqui está o resultado. Sabemos que não é uma obra acabada. Faz parte de um processo que continua. Um processo de criação e renovação. Devemos sempre nos renovar, do contrário faremos como as folhas de outono que vão caindo, uma após a outra, até que caem todas.

Que tenhamos coragem e entusiasmo para fazer com que esse processo chegue às nossas salas de aula, tornando-as laboratórios de vida.

Queremos que a educação seja um processo dinâmico, crítico e criativo. Por isso não podemos continuar com um processo de transmissão de um saber pronto, indiscutível e acabado. É  necessário que a educação se constitua num processo de qualificação continua, decorrente da crítica e da constante relação teoria-prática. Foi pensando neste sistema de ensino que o município de Ipira tornou-se pioneiro no Estado de Santa Catarina em adotar para a Rede Municipal de Ensino o Sistema SABE do Grupo Positivo, uma parceria baseada na construção do saber, a consciência ética, a força do trabalho e o progresso humano. O Sistema SABE  conta com livros integrados, Portal Educacional e Assessoria Pedagógica.

A Secretaria Municipal de Educação, com esta iniciativa, acredita que uma nova pedagogia, voltada, realmente, para o EDUCAR, no sentido mais vivo, determinará, pela ação didática, uma nova postura do EDUCADOR diante da Escola, do Educando e da Sociedade.

 

 

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