Equipe da Saúde
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Irani faz visitas domiciliares
O Programa Saúde da família teve a primeira equipe implantada em Irani, em 99, e hoje, sob a coordenação da primeira dama e Secretária de Saúde, Elisandra Bisatto Fávero, conta com três equipes formadas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório dentário, agentes comunitários de saúde, psicólogas, fisioterapeuta, fonoaudióloga, e assistentes sociais, que desenvolvem os trabalhos nas três unidades de saúde do município, através de visitas domiciliares, com uma cobertura total da população.
Essas equipes duas vezes por semana realizam o atendimento domiciliar, acompanhando um número definido de famílias, atuando com ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no país, especialmente no contexto do SUS.
?A visita domiciliar é um dos instrumentos mais indicados à prestação de assistência à saúde do indivíduo, família e comunidade e deve ser realizada conforme a necessidade de cada equipe. Traz ainda resultados inovadores, uma vez que possibilita conhecer a realidade do paciente e sua família dentro da sua moradia, além de contribuir para a redução de gastos hospitalares e fortalecer os vínculos cliente, terapêutica e profissional?, enfatizou a Secretária de Saúde Elisandra.
Para o prefeito Fábio Antonio Fávero (Binho), que já foi Secretário de Saúde do município, o atendimento ou visita domiciliar permite avaliar as condições ambientais e físicas em que vivem as famílias, assistir os membros do grupo familiar, acompanhar seus trabalhos, levantar dados sobre as condições de habitação e saneamento, além de aplicar medidas de controle nas doenças transmissíveis.
Atendimento domiciliar da Secretaria de Saúde
Deixe seu comentário