logo RCN

Encontro de Surdos de Capinzal e região

?As pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar?. Mater Dolorum acolhendo nas diferenças!

 A Reportagem de O TEMPO – um jornal de fato entrevistou a diretora da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, Giana Martins, quanto ao encontro dos Surdos de Capinzal e da região organizada pela Associação Deficientes Sensoriais (surdez e cegueira).

Segundo Giana, o Mater é parceiro nesse evento, sendo que no período da manhã tiveram dois pontos de recepção na cidade, no sentido de receber as delegações que chegaram a Capinzal, os quais tomaram café no mencionado educandário, posteriormente foi realizada a abertura oficial da programação no auditório da Escola e às 9h30min uma caminhada silenciosa e de sensibilização na questão da surdez. Na Serp de Capinzal foi servido almoço de confraternização, teve atividades esportivas e recreativas organizada pela Fundação Municipal de Esportes. No final da tarde foi servido lanche, encerramento e as delegações voltaram para as suas respectivas cidades.

“Falar em inclusão todos falam, fazer inclusão é outra história. Já o Mater tem um trabalho referenciado em nível de educação especial, contando com o Atendimento de Educação Especializada trabalhando com os surdos, ainda com a deficiência visual e intelectual. É um trabalho feito com carinho e apoio de nossa gerência de Educação, sendo um serviço que vem crescendo devido a Legislação vigente, o que garante o direito das pessoas deficientes. O nosso problema é fazer de fato essa inclusão acontecer na prática”, informa Giana.

A caminhada saiu do Mater passando pelo antigo Hospital São José, Praça Pedro Lelis da Rocha, Rua XV de Novembro, sendo um ato em respeito a audição, quando as pessoas acenaram em sinal de reconhecimento e valorização ao ser humano na sua condição de vida.

Na abertura contaram com as autoridades e lideranças dos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, sendo uma parceria louvável em nível de política social, ainda a participação da SDR de Joaçaba e Gerência Regional de Educação, imprensa e meios de comunicações, Grupo Renascer, as quais apoiam e se sensibilizam com a causa crucial na sociedade.   

  

MEU SINDICATO É LEGAL: SINDICADEZAL Anterior

MEU SINDICATO É LEGAL: SINDICADEZAL

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário