Capinzal 77 anos: no aniversário, município ganha presente para a Saúde |
Encontro com grupo de Idosos e Cuidadores Feliz Idade abordou sobre 'A qualidade de vida do Idoso'
Na tarde de 21 de setembro, ocorreu mais um Encontro do Grupo de Idosos e Cuidadores Feliz Idade, na unidade do CRAS de Celso Ramos.
Durante o encontro, foi trabalhado o tema "A qualidade de vida do Idoso" pela Assistente Social: Vanessa Menegazzo, que abordou inúmeras informações acerca da qualidade de vida na terceira idade, englobando fatores como saúde física, social, psíquica e lazer. No encontro também foram relembrados alguns pontos relacionados ao Estatuto do Idoso, em comemoração ao dia 27 de setembro - Dia Nacional do Idoso.
Em relação ao tema "A qualidade de vida do Idoso", Vanessa Menegazzo destacou que "Para que se obtenha a qualidade de vida na terceira idade é importante considerar alguns fatores como a saúde física, social, psíquica, lazer entre outros. Enfatizando a importância de se realizar atividade física, manter uma alimentação saudável e visitas regulares ao médico como medida preventiva. Que o Idoso deve além de todos os fatores já mencionados saber usufruir dos momentos de lazer e interação social, que aceite seus limites, porém não deixe de interagir em sociedade e que acima de tudo tenha prazer em compartilhar e aprender colaborando para que a mente mantenha-se ativa e saudável".
Sobre o Grupo de Idosos e Cuidadores Feliz Idade
Criado no ano de 2015 e retomado em 2017, o grupo é uma ação promovida por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), cujo objetivo é prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
As ações do grupo tem o intuito de promover a socialização e ressocialização por meio de atividades sociais, físicas, culturais, recreativas e intelectuais aos idosos e seus cuidadores, de modo a incentivar a inclusão social do idoso e evitar o seu isolamento social.
Segundo a equipe do CRAS, os encontros acontecem mensalmente na Unidade do CRAS do município, por meio de recursos advindos do PAIF e englobam cerca de 28 pessoas (entre idosos e cuidadores). Já para a participação efetiva nos encontros, o CRAS busca os idosos e seus cuidadores em seus domicílios, já que alguns destes possuem algumas limitações quanto ao deslocamento ao local.
Deixe seu comentário