logo RCN

Empreendedorismo: um caminho para concretizar projetos

  • - Confecções destacam o brasão da bandeira haitiana

Sala do Empreendedor de Concórdia auxilia na formalização e no crescimento de negócios locais

Com o sonho de construir uma vida melhor o haitiano Milien Decamene deixou seu País de origem há aproximadamente um ano e, atualmente, reside em Concórdia, no oeste catarinense. Mesmo formado em Ciência Jurídica e Comunicação no Haiti, com experiência como professor (de língua francesa, de literatura - francesa e haitiana, de metodologia e de história) e autor do livro "French Today", teve dificuldades em encontrar emprego no Brasil. Longe da terra natal buscou no empreendedorismo um caminho para concretizar seus propósitos.

Decamene possuía algumas noções sobre gestão de negócios e marketing e contou com o auxílio da Sala do Empreendedor de Concórdia para tirar seus projetos do papel. A estrutura é um espaço de contato permanente e direto entre o poder público e os empresários. Além do auxílio burocrático, a Sala do Empreendedor agrega ações estratégicas para o desenvolvimento do município e também disponibiliza capacitações e consultorias sobre os mais diversos temas que envolvem a formalização e o crescimento dos negócios. Esse serviço integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

"Ao chegar em território brasileiro não consegui encontrar emprego com meus conhecimentos acadêmicos aprendidos no Haiti, pois o Brasil tem requisitos específicos e não reconhece os diplomas adquiridos fora. Então, a alternativa foi seguir em frente, mesmo com o vento soprando na direção oposta de meus sonhos, analisar meu potencial e identificar oportunidades que me proporcionassem a independência econômica. Desta maneira, comecei a produzir e vender chips de banana, rosquinhas haitianas e roupas produzidas com as cores da bandeira do meu País", relata o empreendedor sobre como surgiu as marcas Bongú e Nice.

Conforme Decamene, as orientações transmitidas pelos servidores da Sala do Empreendedor e nas capacitações gratuitas despertou sua coragem. "Costumamos dizer que se o dinheiro pode fazer alguém se tornar um mestre, a educação pode torná-lo um senhor. As qualificações estimularam meu soldado adormecido e lembraram que a maior arma que possuímos não é uma armadura, mas sim nossas forças mentais", enaltece ao sugerir a oferta de cursos com temáticas mais específicas que podem auxiliar no aprimoramento dos negócios locais.

A recepção dos produtos em Concórdia e nos municípios próximos tem sido ótima. Todos os dias o empreendedor busca fazer o melhor para satisfazer seus clientes e prospectar novos consumidores. "O processo de consolidar os produtos poderia ter sido mais rápido e com mais impacto se eu tivesse a capacidade econômica adequada para isso. Porém, o ponto forte de um criador não é como começa, nem mesmo com o que, mas sim a visão que possui de sua ideia e sua percepção de futuro. Trabalho para que meus negócios progridam e se tornem grandes. Assim, estarei no início do meu projeto de expansão e poderei contribuir com minha cidade", antecipa. Interessados podem entrar em contato com o empreendedor pelos telefones (49) 98504-6698 ou (49) 99804-3075 ou pelo e-mail decamenemilien672@gmail.com.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora visa promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Para isso, permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas voltadas ao apoio e ao fomento do desenvolvimento econômico local.

Para o prefeito de Concórdia Rogério Pacheco a parceria com o Sebrae/SC vai ao encontro da necessidade do poder público de orientar, de auxiliar e de disponibilizar oportunidades para que os microempreendedores individuais (MEIs) possam melhorar o seu negócio e aumentar a sua renda. "O Sebrae tem sido um parceiro importante e tem uma relação muito forte com o fortalecimento dos MEIs que recebem orientações e capacitações de forma gratuita para que entendam, efetivamente, a importância que exercem na economia local", argumenta.

A Sala do Empreendedor de Concórdia está situada na Rua Leonel Mosele - 62, 2º andar, no Centro. Contato pelo telefone e WhatsApp (49) 3441-2170 ou pelo email saladoempreendedor@concordia.sc.gov.br. Informações também estão disponíveis na página do Facebook saladoempreendedorconcordia e no site da Prefeitura www.concordia.atende.net.

 

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Sicredi UniEstados dá início ao processo de  instalação do Comitê da Sustentabilidade Anterior

Sicredi UniEstados dá início ao processo de instalação do Comitê da Sustentabilidade

Prazo para a regularização do bloco de produtor rural termina em 31 de janeiro Próximo

Prazo para a regularização do bloco de produtor rural termina em 31 de janeiro

Deixe seu comentário