logo RCN

Em busca do perdão

Programa Estadual de Educação Ambiental.

Diante dos fatos envolvendo a ação humana contra o meio ambiente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) aposta na integração de todos os setores da sociedade para, democraticamente, decidir ações na área de Educação Ambiental. Em busca de conscientização, Santa Catarina consolida-se como o único estado do Brasil a abrir espaço para a sociedade opinar sobre seu Programa Estadual de Educação Ambiental. Após a realização de  consultas públicas em diversos municípios, e a deliberação das emendas propostas no Encontro Estadual, os catarinenses conhecerão as ações e diretrizes que vão orientar a Educação Ambiental no Estado.

Também merece destaque no cenário das ações referentes ao meio-ambiente o curso a distância sobre licenciamento ambiental, patrocinado pelo Instituto Banco Mundial, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Realizado em 17 estados, Santa Catarina foi o primeiro que teve as vagas preenchidas, capacitando mais de 50 profissionais.

Liberamos, em um período de seis meses, 34 Pequenas Centrais Hidrelétricas ? PCHs. Elas são estruturas hidráulicas construídas nos rios, que proporcionam o aproveitamento dos desníveis para a geração de energia. A energia gerada por cada PCH pode ser utilizada pelo próprio investidor, na sua atividade, ou entrar no Sistema Nacional de Energia. Hoje, 17% da nossa necessidade energética é proveniente das PCHs, onde já foram investidos cerca de R$ 700 milhões.

Outra forma de trabalharmos o meio ambiente está sendo através do Conselho Estadual de Meio Ambiente ? Consema, que reúne-se frequentemente para discutir as melhores soluções para o uso adequado dos resíduos industriais, entre outros. Além do Conselho Estadual, o Estado conta com os Conselhos Regionais, que já trazem da base os problemas que podem estar ocorrendo e as soluções mais viáveis.

Diante da urgência dos fatos, e conscientes do nosso papel, sabemos da importância de atuar na defesa do meio ambiente. A SDS está buscando o equilíbrio, visando garantir um futuro mais limpo e saudável. Como dizia meu pai: ?Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, mas a natureza não perdoa?. As catástrofes são prova disto. Vamos, juntos, cuidar e respeitar nossa natureza.

 

Anterior

Cooperativa dos Suinocultores de Lacerdópolis

Próximo

Guarani de Floresta é campeão Ipirense de Bochas

Deixe seu comentário