Curso de Publicidade e Propaganda realiza mais uma edição do Minha História com PP |
ELAS CONTAM HISTÓRIAS VIVIDAS
-
- Evani Marichen Lamb Riffel (Pedagoga e Psicopedagoga).
Por Professora Evani Marichen Lamb Riffel
-O que são Fontes Históricas?
Para saber o que são fontes históricas, precisamos primeiramente entender que, ao desempenhar seu trabalho, o historiador faz um trabalho minucioso de pesquisa, esperando encontrar vestígios do passado que possam ajudá-lo a decifrar e entender a história. Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas.
Em outras palavras, as fontes históricas são documentos que, através de seus sinais e interpretação, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história.
Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual outras áreas acabam envolvidas - como as da Antropologia, Paleontologia, Psicologia, Arqueologia, Paleografia, Heráldica, Numismática e outras tantas ciências capazes de auxiliar nesses estudos. É válido ressaltar, portanto, que as relações entre diversas fontes falam muito mais que uma fonte histórica isolada e que elas podem ter mais de uma interpretação. (Fonte de pesquisa: Google)
Caríssimo (o). Leitor (a), os objetos antigos que conservamos como lembrança, ou que em determinado tempo da vida doamos para um museu, para que a cultura dos nossos antecedentes seja socializada com as novas gerações, conhecida pelos jovens como parte da história de nossa Terra e de nossa gente, recordada pelos que viveram "nos tempos de dantes, " eles, os objetos tem uma história nas origens que é inédita.
Pirlimpimpim, um convite a embarcar em memórias e histórias e viajar na máquina do tempo de volta ao passado.... No tempo da vovó... da bisavó!!!!!... Enfim! ...
Elas Contam Histórias Vividas
Era uma vez uma cristaleira que abrigava, a sete chaves, um belíssimo jogo de louças de jantar em porcelana Schimidt, um faqueiro reservado, finos copos e taças de cristal.
Aquela cristaleira refletia em seu lustroso espelho a cultura caprichosa, requintada, dos colonizadores alemães e italianos em terras brasileiras, em nossas casas, em nossa lembrança.
Essa cultura que reservava a fina louça, talheres especiais e copos de cristal para as raras visitas ditas como importantes, como a visita de parentes longínquos, recepcionados com celebração numa bela mesa farta posta, quando a melhor comida era oferecida pelos anfitriões.
...Saudosas porcelanas com fios dourados, torneadas, floreadas... Finas e requintadas... A sopeira, o bule, o açucareiro, a manteigueira...
...O jogo de cafezinho, que mimo, oferecido na tarde brejeira num toque requintado à visita ou ao convidado.
Na sala de jantar o relógio cuco anuncia a hora, tem visita importante para chegar, as porcelanas e os cristais põe a mesa, a vitrola toca saudosismo e as notas pairam no ar... No tempo da vovó!!...
O momento bordado no tempo... em suave reminiscência!
(...) Se fada fosse, se pudesse voltar ou pela varinha de condão voltasse e tocasse as mãos em cada objeto de outrora, da casa paterna agora... Cada um teria uma história escrita no tempo vivido, para contar...
...O guarda- louças, o fogão a lenha, a caixa de lenha, a mesa de muitos lugares na cozinha, as cadeiras de palha, a velha pia de mármore branco, o paneleiro com panelas reluzentes, areadas com bombril... A concha, a espumadeira, a canequinha penduradinhas nos ganchos do paneleiro.
O saudoso rádio!!!...
...Psiuuuuuuuuuuu!!! É hora da radionovela... no ar..."O Direito de Nascer"... Só se ouve agora na numerooooosaaa família o ranger do escovão a lustrar o assoalho em tábuas e... A nostalgia de imaginar as cenas do tempo da novela no rádio!!!!...
Em memória e no museu... são tantas fontes históricas... Elas que contam a história!!!
Deixe seu comentário