Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
É preciso transformar Capinzal num município turístico
Distrito de Alto Alegre completa quase cinco décadas e vem desaparecendo por falta de ação dos governantes ao longo do tempo, inclusive, da iniciativa privada
O Distrito de Alto Alegre, na corrente semana completou 49 de sua criação e 48 anos de sua instalação. O Distrito foi criado pela Lei nº1.032, de 15/12/1965 e sua instalação em 10/02/1966, sendo o primeiro intendente André Fongaro e o segundo intendente Alvadi Rosseti; prefeito da época Deolice Zenere. Alto Alegre teve seu momento de glória, mas, o tempo foi passando e hoje em termos de estrutura e infraestrutura pública está a desejar.
Capinzal tem 65 anos, sendo que muitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores prestaram serviços ao Município, no entanto, lamentavelmente o Distrito está se terminando por falta de plano de desenvolvimento e de crescimento, porém, o resultado é a triste realidade do êxodo rural.
Muitas indústrias e empresas teve o Distrito (olarias, abatedouro, atafonas, fábrica de raspa de mandioca, de cadeiras e de vassouras, ervateiras, boa agricultura, cartório, serviços de Correios, Delegacia, granja Altoalegrense, intendência e muito mais). O Esporte Clube Altoalegrense foi campeã do Campeonato Municipal de futebol de campo, equipe principal.
Quanto ao Cartório, sendo o segundo de Capinzal, era de responsabilidade de Valdemar Da Silva, segundo o ex-vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho), se casou no mencionado cartório.
Vereadores eleitos do Distrito de Alto Alegre: Napoleão Ribeiro (também foi presidente do Legislativo), Ervino Urmann, João Hercílio Boaretto, Arlindo Alves da Silveira, Seila Eliane Ribeiro (foi presidente do Legislativo), Luiz Antonio Ribeiro (foi presidente do Legislativo), Leonir Boaretto (foi presidente do Legislativo, também vice-prefeito e prefeito), Gilmar Antonio da Silveira (Guinho). Edson Antonio Cassiano exerceu a função de secretário de administração e finanças da Prefeitura, ainda Osvaldir Boaretto foi vice-prefeito e presidente de entidades. Valdelir Francisco de Souza (Jegue) é atual vereador, sendo que também é do Distrito de Alto Alegre.
Lamentavelmente, as localidades do interior, principalmente, por onde passava o transporte ferroviário, praticamente, se acabaram, quanto ao Distrito, o que deveria ser uma mini-cidade, teve governo que desenvolveu ações em favor de Alto Alegre e sua gente, mas, pelo que está hoje, muitos falharam na prestações de serviços e na elaboração de projetos, fazendo com que a população reduzisse mais da metade do que era quando industrializada.
Seria uma boa, caso Capinzal viesse a fazer um trabalho transformar o Município numa indústria sem chaminé: turística. Para que isto seja possível, não apenas criar um roteiro turístico, mas, colocar em prática a iniciativa para atrair turistas.
O que tem Capinzal: Centro comercial, agroindustrial, parque industrial metal-mecânico e de prestação de serviços, situado no Baixo Vale do Rio do Peixe, Igreja São Paulo Apóstolo (A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo é o cartão postal da cidade. Erigida no centro da cidade, a abóbada é réplica da Basílica de São Pedro, no Vaticano).
Ponte Pênsil - A Ponte Pênsil Padre Mathias Michelizza (1932) sobre o Rio do Peixe liga Capinzal ao município de Ouro. Possui vão livre central de 84,5m. Permitia a passagem de veículos; hoje utilizada por pedestres.
Museu - O Museu Histórico Municipal possui em seu acervo documentos e objetos que contam a história da colonização e do desenvolvimento de Capinzal. Situa-se à Rua Ernesto Hachmann, anexo ao Centro Educacional Prefeito Celso Farinacentro. Funciona de segunda a sexta-feira.
Monumento do Agricultor - A escultura de uma família de agricultores é uma homenagem ao trabalhador do campo. Praça Pedro Lélis da Rocha – à Rua Ernesto Hachmann, ao lado do terminal rodoviário, centro.
Parques - Capinzal tem dois grandes locais para a realização de eventos: Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito Caminhadas, prática de esportes e competições. Possui local para camping e é equipado com mesas e churrasqueiras. No centro. Parque de Exposições Domingos Pellizzaro - Ocupa uma área de 600 mil m², com pista de motocross, de ciclismo e para competições Off-Road 4x4. Ampla área para camping. Tem estrutura para abrigar eventos com até 50 mil pessoas. Palco da Expovale. Na SC-303, Engenho Novo.
Festas - Aniversário da cidade Em 17 de fevereiro é comemorado com bolo e sequência de Chester, em pedaços, que aumentam um metro a cada ano, acompanhando a idade da cidade. Shows, gastronomia, diversões. Anualmente, na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito – à Rua Ernesto Hachmann, centro.
Expovale - Multi-evento aberto a negócios com feira da indústria, comércio e serviços, exposições agropecuárias, motocross (provas do campeonato catarinense), bicicross, jeep tour, feira Off-Road, leilão de gado e shows (mês de Novembro). Evento bi-anual realizado no Parque de Exposições Domingos Pellizzaro.
Noite Italiana - Tradição de bons vinhos especialmente selecionados e especialidades da culinária italiana. Valorização da cultura e danças folclóricas. Assim é a Noite Italiana de Capinzal. Mês de julho, no Centro Educacional Celso Farina.
Kerbfest - A tradição da cultura germânica, pratos típicos, bailes e muita animação. Mês de novembro, no Centro Educacional Celso Farina.
Natal - Decoração natalina, eventos culturais, shows. Assim é o Natal em Capinzal.
Ainda temos as cavernas do Avaí, na localidade de Ricardópolis, não explorada, caixa d’água da estrada de ferro, Restaurante do Cabeçao, Indústria BRF e de metal mecânico, cachoeiras, ruínas (antigas empresas abandonadas), enfim, atrativos e pontos turísticos teriam, precisa saber explorar para atrair turistas e não os capinzalenses saírem para outros centros levarem o dinheiro aqui gerado.
Quanto o distrito de Alto Alegre, o ginásio de esportes é preciso por causa da Escola Ivo Silveira, mas, se tratando em termos de habitação, a obra, sem demagogia e ironia, passa a ser um elefante branco, muito grande para pouca população. O que vai levar o progresso e voltar, talvez o crescimento, é a construção da pavimentação asfáltica da SC-303 até o distrito de Alto Alegre, seguindo para a localidade de Lindemberg, Capitel Santo Antonio, quem sabe interligando até a SC-303, caso contrário, prossegue o êxodo rural e o inchaço das cidades.
Deixe seu comentário