logo RCN

É BOM SABER ...

É BOM SABER ... Senhor, Se um dia eu estiver 'cheio da vida', com vontade de sumir, de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim; Pergunta-me, se eu quero trocar a luz pelas treva

...

 

Senhor,
Se um dia eu estiver "cheio da vida", com vontade de sumir, de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim;

Pergunta-me, se eu quero trocar a luz pelas trevas;

Pergunta-me, se eu quero trocar a mesa posta, pelos restos que tantos vem buscar no lixo;

Pergunta-me, se eu quero trocar meus pés por uma cadeira de rodas;

Pergunta-me, se eu quero trocar minha voz, pelos gestos;

Pergunta-me se eu quero trocar o mundo dos sons pelo silêncio dos que nada ouvem;

Pergunta-me, se eu quero trocar o jornal que leio e depois jogo no lixo, pela miséria dos que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor;

Pergunta-me, se eu quero trocar minha saúde, pelas enfermidades de tanta gente;

Pergunta-me, até quando não reconhecerei as tuas bênçãos, a fim de fazer de minha vida um hino de louvor e gratidão e dizer, todos os dias, do fundo do meu coração:

OBRIGADO SENHOR POR MAIS UM DIA.

Afinal, porque reclamamos tanto das nossas dores, dos nossos sofrimentos? Por pouco que reconheçamos ter, considerando-se o merecimento, será que poderíamos reclamar algo melhor para nós? Porque deveria Deus nos ?aliviar? do sofrimento, se tão pouco fazemos por Ele? Analisemos nossas consciências e vejamos se cumprimos com as suas Leis Divinas, se fazemos aquilo que Jesus, insistentemente recomendou-nos: ?Amai-vos uns aos outros?! Temos coragem suficiente para analisarmos à nossa consciência? A ela não podemos enganar. Preocupamo-nos tanto em garantir a nossa subsistência, em comermos bem, vestirmo-nos adequadamente, mas, e aqueles que não têm as condições que nós temos, o que fazemos por eles? Nosso tempo geralmente é gasto na frente da televisão (afinal estamos cansados, trabalhamos o dia todo), e aqueles que passam o dia à procura de um trabalho? E ainda temos coragem de reclamar?

?Não vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos vestiremos? - como fazem os pagãos, que andam à procura de todas essas coisas; porque vosso Pai sabe que tendes necessidades delas. Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão dadas de acréscimo. - Assim, pois, não vos ponhais inquietos pelo dia de amanhã, porquanto o amanhã cuidará de si. A cada dia basta o seu mal. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 19 a 21 e 25 a 34.)

Portanto, se buscarmos o recôndito de nossa consciência, teremos plena certeza de que todas as nossas dificuldades atuais são frutos de nossa incúria, de nossa imprevidência, nessa existência mesmo, pois afinal, quanta besteira, quantos atos impensados que cometemos e que, de acordo com a Lei de ?Causa e Efeito?, de ?Ação e Reação?, somos responsáveis pelos nossos atos, pelas nossas atitudes, como nos alertou o Mestre Jesus: ?A cada um segundo as suas obras?.

Porém, após analisada a consciência, se por ventura chegarmos a conclusão de que existem pessoas que não são merecedoras de supostos sofrimentos, haveremos de concluir, baseados na Bondade e Justiça Divina e acima de tudo na Sua Perfeição, que tratam-se de ?débitos de existências anteriores?.

Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa.

Portanto, enfrentemos as nossas dores, nossos sofrimentos e dificuldades como ?desafios? a serem vencidos, com resignação, paciência e tolerância e devidamente amparados na fé e na plena confiança no Pai Celestial, que concede a todos os seus filhos, exatamente as mesmas condições (senão não seria justo) de alcançar o seu progresso evolutivo.

Sabendo que estamos ?momentaneamente encarnados? num mundo de provas e expiações, onde ainda predominam os sofrimentos, e conscientes das nossas dificuldades e desafios a serem transpostos, sabendo que temos um Pai Amoroso, misericordioso e JUSTO, e analisando o nosso merecimento, haveremos de concluir que temos tão pouco a pedir a Deus e TANTO A AGRADECER.

Para melhor compreensão, deixamos sugestão de leitura dos capítulos V e XXV do Evangelho Segundo o Espiritismo.

----------------------------------------------------------------------------------------

Centro Espírita Amor e Caridade ? Rua José Zortéa, 204 ? CAPINZAL SC.

Palestras públicas: segundas-feiras, a partir das 19:50 horas.

 

Anterior

CDL perfeita parceria

Próximo

Aniversário

Deixe seu comentário