É BOM SABER ...
A pressa do ser humano. O Bambu Chinês.
O ser humano vive com pressa. Não sabemos cultivar a virtude da paciência, pois temos pressa que chegue logo o verão, depois queremos que venha logo o inverno. Temos pressa em quitar as nossas dívidas, de que nossos filhos cresçam, que se formem, que constituam família, que se realizem profissionalmente e que sejam felizes, enfim, temos pressa para tudo.
E nessa pressa, não percebemos que o verdadeiro objetivo não é estar no topo e sim o aproveitar e desfrutar melhor a escalada da montanha, apesar das dificuldades. Esquecemo-nos de viver desfrutando da nossa vida, e principalmente de agradecer a Deus por esta imensa oportunidade de aqui estarmos, e não obstante os nossos problemas, nossas dificuldades, a vida é ?bendita? oportunidade de aprendizado, visando a evolução de nossos espíritos imortais.
E imersos nessa pressa, muitos de nós sucumbe à tentação da vida fácil, enredando por caminhos que, inicialmente, oferecerão muitos prazeres, mas que, mais tarde, esta vida fácil cobrará altos sacrifícios. Por isso é mister que reflitamos sobre nossas vidas e tenhamos consciência de que nada acontece por acaso e se as dificuldades nos exigem um pouco mais de paciência, saibamos superá-las, sem deixar que interfiram na nossa estabilidade e equilíbrio. Principalmente aos jovens que estão no limiar de suas existências, como também a todos os jovens de espíritos, que a cada dia encontram e procuram novos desafios, um convite à reflexão sobre o texto a seguir, para que possamos cultivar boas raízes nas nossas atitudes e pensamentos e para que aprendamos a arte de cultivar a paciência, pois só prevalecerão à forte ventania as árvores que tiverem firmes e fortes raízes, e acima de tudo, que possamos a cada instante multiplicar a nossa confiança no Pai bom e justo. Porém, porque Deus é bom e justo, sabe que é mister que aprendamos a superar os nossos desafios por nossos próprios esforços e alcancemos as vitórias por nossos próprios méritos, caso contrário não seria Ele BOM e JUSTO e sim bonzinho e privilegiador:
BAMBU CHINÊS
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo. Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Um escritor de nome Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...?
?É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."
Uma lição:
Nada na natureza acontece pulando-se etapas, não é legítimo se assim acontecer. Tudo tem uma etapa de crescimento, que tem que ser lenta, firme e legítima. O universo inteiro foi feito milímetro a milímetro, imagine o tempo que isso levou, imagine o tempo que as leis da física e da matemática levaram para se estabelecer ...
O tempo é nosso marcador implacável, não devemos deixar as trivialidades espantar nosso objetivo maior... Não devemos adiar nosso destino, porque mesmo que leve a vida inteira, certamente irá acontecer. Esforço e determinação farão que cada passinho que dermos nos conduza ao destino maior. Melhoremos sempre, sem queimar etapas... devagar, mas sempre...
---------------------------------------------------------------------------------------
Centro Espírita Amor e Caridade ? Rua José Zortéa, 204 ? CAPINZAL SC.
Deixe seu comentário