logo RCN

É BOM SABER...

PAI, COMEÇA O COMEÇO!

 

Quando era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: "Pai, começa o começo!"

O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.

Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai morreu há muito tempo e não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.

Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar.

O esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes.

O enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas "tangerinas" transformam-se em abacaxis.

Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para "começar o começo", era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. Além da atenção e carinho que eu recebia, ele também me ensinou a pedir ajuda a Deus, Pai do céu. Meu pai terreno me ensinou que Deus é eterno, que está sempre ao nosso lado e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

* * *

Quando a vida parecer muito difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembremo-nos de suplicar o auxílio Divino.

Deus nos indicará o caminho e não só começará o começo, mas pode ser que, em algumas ocasiões, resolva toda a situação.

Não sabemos o tipo de dificuldade que encontraremos na nossa caminhada, mas amparemo-nos no amor eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: Pai, começa o começo!

* * *

 Em muitas situações, quando os filhos, ou mesmo alguns jovens dirigem-se a nós, recorrendo para que "comecemos o começo", em silêncio oro a Deus, para que nesse instante possamos servir como Seu instrumento e através de nós a orientação, o alvitre, o esclarecimento possa ser a contento e possam direcioná-los, ou mesmo redirecioná-los na jornada.

Para quem já é Pai e já sente a responsabilidade de "começar o começo" fica a necessidade de conjugar atitudes com palavras, para que nossas ações não contradigam nossa fala. Ser pai é em muitas ocasiões dizer não, com firmeza, mesmo que sua vontade fosse dizer sim. É saber sair de mansinho, quando os filhos querem desabafar com a mãe, mesmo que seja para queixarem-se do não recebido dele, pai. Ser pai é elogiar quando há o merecimento, mas ao mesmo tempo saber repreender, admoestar quando isto se fizer necessário, mesmo que tal atitude, em muitas situações só será compreendida pelos filhos quando eles próprios forem pais, ou mães. É conhecer a esposa e os filhos, a tal ponto que apenas uma olhada poderá ser entendida por todos.

Ser pai é ter o conselho, a solução no momento necessário, é saber "começar o começo". Em alguns casos é chorar em silêncio ante a impossibilidade do auxílio imediato, mas recorrer ao Pai Maior para que Ele possa cuidar da situação, quando estamos incapacitados para tal cometimento.

Aos que são pais, aos que têm os seus pais consigo, aos que sabem reconhecer a importância dos pais, aos que ainda são ingratos, porque um dia deixarão de ser; aos que já aprenderam a "honrar" os pais, aos que ainda estão a caminho e que muito provavelmente, depois de serem pais, compreenderão este termo: honrar. E também a nossa homenagem, reconhecimento e gratidão aos nossos pais que, embora ausentes fisicamente, permanecem conosco, em nossas lembranças e orações, ou seja espiritualmente. E saibam, pais, que não é só no Dia dos Pais que nos lembramos, não. Vocês estão sempre em nossos pensamentos e orações.

 

Redação do Momento Espírita, com base no texto "Pai,começa o começo", de autoria desconhecida, com algumas modestas colaborações. Em 28.10.2011.

Colaboração:

Centro Espírita Amor e Caridade – Rua José Zortéa, 204 – CAPINZAL SC.

Palestras Públicas – Segundas-feiras – a partir das 19h50min.

Acompanhe o programa "MOMENTO ESPÍRITA" -  de Segunda a Sexta-feira:

Rádio Barriga Verde AM - 7h30min 

Informe-se sobre os nossos Estudos Doutrinários.

Dúvidas, sugestões, questionamentos: centroesp@hotmail.com.br

 

 

 

Novo projeto para a Educação em Piratuba Anterior

Novo projeto para a Educação em Piratuba

Cultura Próximo

Cultura

Deixe seu comentário