logo RCN

DICAS DE TRÂNSITO

O fone de ouvido e o perigo a cada esquina

Por Airton Olivério da Costa: Tecnólogo e Pós Graduado em Gerenciamento de Trânsito

 

 

 Muito se tem falado e acompanhado sobre as mudanças da juventude atual, seus hábitos, suas atitudes, suas maneiras de se expressar, enfim, é notório que houve uma mudança de comportamento em nossos jovens de hoje, mesmo porque vivemos em uma fase muito diferente a que nossos pais, e de uma infância que vivíamos não muito distante, digo cerca de 20 ou 30 anos atrás. Essa mudança se dá principalmente com a mudança tecnológica que vivemos atualmente, a qual se tem acesso a inúmeros equipamentos eletrônicos que não se tinha antigamente, um deles, o qual é o assunto de nossa matéria hoje, são os fones de ouvidos.

O uso abusivo desses equipamentos eletrônicos, quase obrigatório para muitas pessoas nos tempos atuais, tem aumentado expressivamente as vitimas no transito. Ao volante, não é mais novidade que dirigir falando ou “tocando” no celular ou utilizando-se de fones de ouvidos, além de multa, pode provocar acidentes. Mas, segundo estudo realizado nos Estados Unidos revelou que a novidade agora são os efeitos sobre os pedestres, que nos últimos seis anos triplicaram o número de pedestres atropelados usando fones de ouvido. Pesquisa essa que aponta adolescentes e jovens adultos entre as principais vítimas, publicada na revista especializada Injury Prevention (do grupo British Medical Journals).

Os fones de ouvido impedem a audição dos sons externos, algo fundamental para quem vive o trânsito, onde a utilização do mesmo acaba distraindo o usuário deste equipamento, seja ele motorista, ciclista ou pedestre. Algo extremamente preocupante porque o número de atropelamentos no Brasil e no mundo já é grande e, no embalo das evoluções tecnológicas deverá aumentar, já que cada vez mais as pessoas utilizam celulares e seus fones de ouvidos cada vez mais potentes e maiores, os quais esses abafam por completo a audição do usuário.

E os riscos não se resumem apenas a ouvir música, mas também enviar mensagem de texto, falar ao celular e até mesmo conversar com outra pessoa enquanto se atravessa uma via. Essa modernidade pode levar ao conforto em ouvir uma boa musica e à facilidade de comunicação, porém, muitas vezes coloca o ser humano em condição de risco produzindo o surgimento de situações adversas por culpa da distração que essa música provoca aliando-se ao volume que esta produzindo o fone e a ausência da atenção com o que acontece naturalmente ao redor do usuário do fone de ouvido e a incapacidade de ouvir os sons externos. Os mais jovens dominam com mais facilidade e rapidez essa tecnologia e, por isso, são as maiores vítimas de acidentes quando transitando nas ruas, esse abito de utilizar fones de ouvidos para caminhadas ou passeios torna o andar na rua ainda mais inseguro.

Hoje é comum vermos as pessoas andando ou até mesmo pedalando com aqueles fones de ouvidos gigantes como estivessem em frente a um vídeo game ou um computador, isso é um grande erro e um perigo enorme, para o ciclista tem um agravante onde este aparelho impossibilita a utilização do capacete de proteção.

Esses fones de ouvidos enormes isolam completamente o usuário do mundo exterior, são ótimos e possuem uma qualidade de som espantosa, mas é justamente por ser um ótimo aparelho e fornecer um isolamento acústico excelente, que o usuário em suas caminhadas rotineiras nunca perceberá um motorista transitando em alta velocidade em uma travessia da via, um grito de atenção, não notara a sirene de uma ambulância ou uma viatura se aproximando para uma emergência, ou até mesmo alguém chegando perto para roubar sua bolsa, seu celular ou seu próprio fone de ouvido, e assim segue os inúmeros riscos que a utilização desse aparelho expõe o pedestre ou ciclista.

O melhor a fazer para quem não dispensa uma boa música enquanto caminha ou pedala, é utilizar os fones de ouvidos auriculares em apenas uma das orelhas, dessa maneira você consegue ouvir sua música, desde que em um volume moderado, sem perder atenção no que esta acontecendo ao seu redor e mesmo que o aparelho esteja acoplado a um aparelho celular, pode ouvir música e atender as ligações sem se descuidar com o trânsito.

Lembre-se, mesmo que esteja caminhando, de bicicleta ou até mesmo de automóvel, você deve seguir regras, leis de trânsito e o principal, você deve ter “bom senso” para evitar acidentes, gentilezas são fundamentais e termos que convir que com os ouvidos tapados com um fone de ouvido e com uma música ensurdecedora, a probabilidade de não haver gentilezas é muito grande.

 

 

 

 

MEU SINDICATO É LEGAL: SINDICADEZAL Anterior

MEU SINDICATO É LEGAL: SINDICADEZAL

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário