logo RCN

DICAS DE TRÂNSITO

O PERIGO DA NÃO UTILIZAÇÃO DAS SETAS INDICATIVAS ?PISCA-PISCA?

 Hoje em dia ao transitarmos pelas ruas notamos que muitos condutores não utilizam as luzes indicativas, populares “pisca-pisca”, com antecedência para a mudança de faixa ou para realizar uma manobra de mudança de direção, muitas vezes isso acontece por uma distração, outras por falta de costume mesmo, por não ter esse hábito de respeito a outros condutores que também estão utilizando as vias, a maioria das pessoas não tem ideia do que essas “luzes” representam para os demais motoristas.

A utilização dessas luzes de indicação é uma maneira de nos comunicar com os demais usuários da via, com essa atitude sabemos quem vai mudar de direção, ou de faixa na via, sabemos quem vai frear ou mesmo quem está com algum problema.

É muito importante sabermos das intenções dos outros usuários da via, seja ele motorista, motociclista ou até mesmo de um ciclista através de gestos manuais, ao percebermos esses sinais podemos realizar nossas ações e prever as ações de quem vai à frente ou atrás, evitando com isso freadas bruscas, pequenas colisões e até mesmo grandes acidentes.

Muitos acham que não respeitar esse gesto é algo comum no trânsito, pois é costumeiro flagrarmos condutores que parecem estar dirigindo sozinhos e que não se preocupam em mostrar para outros usuários da via o que farão ou que direção irão tomar, não é difícil encontrarmos motoristas que se irritam com esse gesto imprudente no trânsito de outros condutores.

Outro fator que levam muitas vezes o condutor ao erro e consequentemente a não utilizar as luzes de indicação, é a falta de uma boa sinalização horizontal nas vias, o que acaba por acontecer pelo descaso dos órgãos responsáveis com o trânsito nas ruas da cidade, que acabam por induzir o condutor ao erro que em meio a um trânsito complicado acaba por realizar uma manobra arriscada, não tem tempo suficiente para sinalizar ou acaba por esquecer dessa ação, onde pode causar um acidente.

Podemos afirmar que a não utilização desse dispositivo de sinalização acaba na maioria das vezes em acidente, o que acaba por causar um transtorno a todos os usuários, os motoristas precisam ter em mente que a via é um espaço público e de uso coletivo e de responsabilidade de todos, por isso, existem as leis de trânsito que devem ser obedecidas afim de evitar os acidentes, aborrecimentos e principalmente evitar mortes, além, claro de contribuir com a boa fluidez do trânsito.

Embora a utilização das luzes de indicação “pisca-pisca”, para a mudança de faixa seja obrigatório, os condutores ainda continuam negligenciando esse gesto, sendo que a não utilização deste recurso configura em uma infração grave, com perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Artigo 196 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

É preciso que se esteja sempre atento e utilizar com frequência esse dispositivo de sinalização, uma dica aos motoristas é utilizarem mesmo quando não há carros transitando atrás, o que acaba por ajudar a memorizar essa ação, todos saberão qual a manobra o motorista ira fazer, onde pegará por costume esse gesto de sinalizar e dificilmente será esquecido acabando por se tornar algo automático ao motorista e assim todos os usuários do transito estarão seguros.

Algumas dicas para não esquecer a seta:

- Procure conhecer seu percurso para não ser surpreendido com imprevistos durante a viagem;

- Saia com uma certa antecedência de casa, principalmente se não conhece o caminho que será percorrido;

- Utilize a seta mesmo quando estiver sozinho em uma via. O costume de sinalizar fará com que você nunca se esqueça da regra e deixará todos os outros usuários do trânsito cientes da direção que ira tomar com seu veículo.

Quando utilizar Setas;

- Ao mudar de faixa, ligue a seta para o sentido que deseja seguir, olhe o retrovisor para ver se há condição de fazer a manobra e, só então, mude de faixa;

- Na presença de ciclista, carroça ou cone, basta sinalizar com a seta para avisar ao condutor de trás sobre o fato e que não irá trocar de faixa apenas desviar.

 Pisca-alerta:

- Ao visualizar inesperadamente algum obstáculo na via;

- Para avisar ao condutor de trás que irá diminuir a marcha ou parar, seja para deixar um pedestre atravessar em faixa de segurança sem semáforo ou parar seu veiculo em local que permita a parada. Se o carro de trás vier em alta velocidade, é aconselhável não parar, pois a integridade física de todos é prioridade;

- Ao parar para que passageiros embarquem ou desembarquem no carro;

- Quando estiver procurando vaga de estacionamento também é aconselhável a utilização deste dispositivo, isso evitará que o carro de trás fique muito próximo e impeça que a manobra de estacionamento seja realizada.

Mãos

- Se as luzes estiverem queimadas, e você é sabedor deste problema em seu veículo, as mãos devem indicar as manobras que o motorista fará. Mas essa deve ser uma solução momentânea. Antes de sair com o carro o condutor deve estar ciente que todas as luzes devem estar em perfeitas condições de uso, devem ser checadas periodicamente, em caso de problemas devem imediatamente ser trocadas. O não funcionamento do sistema de iluminação também acarretará em multa.

Código de Trânsito Brasileiro

- Artigo 43 - III - O condutor deve indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade;

- Artigo 196 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação é infração grave, com multa e cinco pontos na carteira de habilitação;

- Artigo 230 – XXII - Conduzir veículos com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média e acarreta multa, além de quatro pontos na carteira de habilitação.

Lembre-se que sempre ao entrar no veículo para utiliza-lo em uma via pública, deve usar tudo o que está em seu alcance para evitar acidentes. Somente com esse gesto podemos contribuir para um trânsito seguro.

Até a próxima!

 

 

 

Anterior

CANTINHO NO TEMPO

VOLTANDO NO TEMPO Próximo

VOLTANDO NO TEMPO

Deixe seu comentário