logo RCN

Destinação de animais mortos é destaque da Embrapa Suínos e Aves no Show Rural Coopavel 2017

  • - Laboratório do projeto TEC-DAM na Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (Foto: Lucas Scherer/Embrapa Suínos e Aves).

O projeto TEC-DAM (Tecnologias para Destinação de Animais Mortos) é o destaque da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na edição 2017 do Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel-PR.

Atualmente, não existe no Brasil uma legislação específica que trate da destinação de animais mortos ao longo das cadeias produtivas. A resolução desse problema vem sendo cobrada por diversos segmentos do setor produtivo que buscam no Mapa e na Embrapa a normatização dessa atividade o mais breve possível para dar sustentabilidade à cadeia produtiva. O propósito do TEC-DAM é avaliar, desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas e subsidiar a formulação de normativas pelo Ministério da Agricultura para a correta destinação de animais mortos ao longo da cadeia produtiva de aves, suínos e bovinos de leite. A Embrapa tem uma página especial sobre o projeto no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/tec-dam.

O pesquisador Everton Krabbe, líder do projeto, apresenta no Salão Tecnológico Pecuário a palestra "Tecnologias para Destinação de Animais Mortos". No local, vai estar montada uma réplica do Laboratório TEC-DAM, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu e empresas de equipamentos. Já os visitantes que forem até a Casa da Embrapa no Show Rural vão receber informações e esclarecer dúvidas sobre o assunto e ver as maquetes de compostagem e incinerador e vídeos de biosseguridade em granjas e funcionamento de biodigestores. De segunda a quinta-feira, o analista Evandro Barros fará na Casa da Embrapa as apresentações "Potencial agronômico dos dejetos de suínos e aves" e "Produção de biogás a partir de dejetos animais". O atendimento no estande também será feito pelo técnico Paulo Baldi.

Além da Casa da Embrapa, a Empresa mostrará suas inovações tecnológicas no Show Rural Coopavel na Vitrine de Tecnologias e na Unidade Didática Agroecológica. Vão ser apresentados os resultados de 14 centros de pesquisa, representados em mais de 50 tecnologias. Nestas áreas, é possível conhecer tecnologias sobre as culturas da soja, milho, sorgo, feijão, forrageiras, mandioca, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, aplicativos para uso na agropecuária, entre outras. Produtores, técnicos e sociedade em geral podem conferir informações técnicas sobre a produção animal sustentável, recursos naturais e agricultura de precisão. O visitante ainda pode adquirir as publicações editadas pela Embrapa.

Outras informações podem ser encontradas no site especial da Embrapa sobre o Show Rural Coopavel, no endereço www.embrapa.br/showrural.

 

 

Lucas Scherer Cardoso / Jornalista | MTb/RS 10.158

Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Suínos e Aves / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Concórdia/SC
 

 

 

 

 

 

 

Almoço em comemoração aos 93 anos de idade da Sra. Delécia Anterior

Almoço em comemoração aos 93 anos de idade da Sra. Delécia

Novas regras para os benefícios de pensão por morte entram em vigor Próximo

Novas regras para os benefícios de pensão por morte entram em vigor

Deixe seu comentário