Presidente avalia Alesc Itinerante na Serra: foco em propostas de interesse da região |
Deputado confirma ?brincagem? rebanho catarinense
Deputado confirma ?brincagem? do rebanho catarinense para janeiro
Chapecó (27/12/2007) - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB) informou na quinta-feira (27) a liberação de R$ 8 milhões para colocação de brincos no rebanho bovino de Santa Catarina. Colatto disse que os recursos são originários do Ministério da Agricultura e o trabalho de ?brincagem? do rebanho inicia já no mês de janeiro de 2008.
A ação deverá estar concluída em março ou no mais tardar em abril do próximo ano. O parlamentar explicou que o trabalho vai ser executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e pela Cidasc. Todo o rebanho catarinense, composto por três milhões e quinhentos mil animais, receberá o brinco. Colatto, que mesmo com as atividades da Câmara Federal paralisadas mantém acelerado ritmo de trabalho em Brasília, destacou a iniciativa como ?imprescindível ao controle sanitário da bovinocultura estadual?.
A colocação do brinco em todos os animais tem adesão da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina ? FAESC. Foram mobilizados os Sindicatos Rurais, agroindústrias, Prefeituras, cooperativas, processadoras de leite e demais segmentos da área. Todos estão centrando esforços nesta tarefa.
Colatto lembra que a colocação de brincos para monitoramento de animais de corte e leite é o que existe de mais avançado no sistema de controle sanitário. Quanto 100% do rebanho estiver devidamente regulamentado não será permitido, em hipótese alguma, a circulação de animais
Colatto defende controle sanitário do rebanho.
Deixe seu comentário