logo RCN

Declaração e Plano de Ação para uma Cultura de Paz

Dr. Dittrich Burh falando de ações pela paz.

O Juiz de Direito da Comarca de Capinzal, Dr. Alexandre Dittrich Burh, em cinco de maio, sexta-feira, às 9h30mi, no auditório da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, realizou reunião preparatória ao lançamento do Projeto Agente da Paz.  

A palestra ministrada por Dittrich Burh visa em seis de junho, às 19h30min, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, Capinzal, lançar o mencionado projeto, contando com a presença da Coordenação Estadual do projeto Agente da Paz e do presidente da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses) e representante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dr. José Agenor Aragão. A presidente da Comissão Estadual Pró Infância e Juventude e da Associação dos Magistrados Catarinenses, é a juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso.  

A iniciativa objetiva substituir a cultura da violência instalada em nossa sociedade por uma cultura de paz, a partir de um conjunto de ações concretas e permanentes envolvendo a participação dos Poderes constituídos, instituições de ensino e permanentes. Envolver a participação dos Poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), instituições de ensino, entidades públicas e privadas e dos diversos segmentos da sociedade, tendo como foco principal o público infanto-juvenil.      

O Brasil é signatário da ?Declaração e Plano de Ação para um Cultura de Paz?, aprovada por unanimidade pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 13 de setembro de 1999. O tratado elegeu a década 2001-2010 para dedicação integral a uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo, sendo obrigação dos países signatários o resgate de valores, atitudes, tradições e estilos de vida voltados para a paz com sua incorporação a nossa conduta diária.

Nesse contexto e tendo em vista que a onda crescente de violência, nas deferentes manifestações é um complexo problema do mundo contemporâneo e que não poderá ser adequadamente entendido se observado a partir da mera retórica, das competitividades corporativas, políticas, institucionais ou teóricas. A Associação dos Magistrados Catarinenses, por meio da Comissão Estadual Pró Infância e Juventude elaborou o projeto ?Agente da Paz?.

 

Anterior

Comemoração de aniversário da Polícia Militar

Próximo

Segurança DRAGON

Deixe seu comentário