Curso de Pedagogia da Unoesc Campos Novos debate diversidade, gênero e sexualidade
-
- Apresentações culturais foram realizadas
Semana Acadêmica de Pedagogia ocorreu entre os dias 1 e 4 de outubro
A 7ª Semana Acadêmica de Pedagogia da Unoesc Campos Novos reuniu cerca de 80 acadêmicos, profissionais e professores da área e a comunidade em geral. O evento ocorreu entre os dias 1 e 4 de outubro, no anfiteatro do campus.
Durante a Semana ocorreram uma série de atividades com palestras e mesa redonda abordando os temas gênero e sexualidade, diversidade e democracia, homogeneidade e heterogeneidade, empoderamento feminino além de diversas apresentações culturais.
De acordo com a professora Cristiane Elizete Fiorese, a 7ª Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, foi excelente, pois proporcionou um momento de muita reflexão e aprofundamento, por meio da abordagem e discussão de temas muito atuais e extremamente relevantes, que vêm ao encontro da realidade e das necessidades de alunos e professores, promovendo assim, o debate, o esclarecimento, o autoconhecimento e o aperfeiçoamento, elementos estes essenciais para a formação do professor, enquanto profissional da área e pela educação enquanto ser humano.
- Foi uma experiência muito gratificante, que atendeu todas as expectativas. A organização estava impecável, com a participação da comunidade local em apresentações culturais relacionadas aos temas abordados, que emocionaram o público presente - comenta a professora.
Para a professora Julilde Padilha a temática desenvolvida durante o evento, vem de encontro com a formação acadêmica, com a demanda, no quesito trabalhar com a diversidade como também no olhar que é necessário ter para com a sociedade que faz parte do contexto social tanto onde os acadêmicos estão inseridos, quanto ao aluno que se encontra nas escolas.
- Com certeza, os profissionais que lá estiveram, deixaram conhecimentos de larga escala, proporcionando um leque de conteúdos e informações que farão diferença na vida de qualquer cidadão e profissionais que participaram do evento.
Além disso Julilde destacou as apresentações artístico-culturais que fizeram a abertura do evento a cada dia, e proporcionaram estímulo e descontração, apresentando um contexto de formação e alerta para cada temática que foi referenciada ao público.
- Outro ponto que merece destaque nas abordagens realizadas, foi o caráter real de vivências pessoais, cedendo uma credibilidade aos relatos e as referências apresentadas ao público, oferecendo ao evento um cunho técnico-científico de versatilidade e conhecimento - explica.
As acadêmicas Solange Danielli Franceschet (8ª fase), Renata Palhoza e Markieli Perondi (4ª fase), avaliam o evento como quatro noites de intensa construção de conhecimento, onde cada palestrante trouxe consigo uma bagagem gigantesca de informação, conceitos, realidades e também de questionamentos.
De acordo com as alunas do curso de Pedagogia os temas abordados acrescentaram à formação docente uma aprendizagem significativa, com relatos que contextualizam a realidade social vivenciadas por elas, instruindo-as para a prática docente, possibilitando intender melhor a importância da inclusão no âmbito educacional e social.
Adriano França
Assessoria de Imprensa
Marketing e Comunicação Unoesc Joaçaba
Deixe seu comentário