logo RCN

CURRICULUM VITAE

? ALEXANDRE DITTRICH BUHR

 

Filho de Walmor Buhr e Vera Buhr

Casado com Magda Ruth Probst Purnhagen Dittrich Buhr e tem dois filhos: Sarah Sophia Probst Purnhagen Dittrich Buhr e Karl Phillip Purnhagen Elhers Peixoto Dittrich Buhr.

Graduação acadêmica em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina onde formou-se 1984;

Advogou em Florianópolis até julho de 1993, quando passou no Concurso Público para Magistratura Catarinense.

Foi Juiz de Direito Substituto nas seguintes Comarcas: Araranguá, Turvo, Sombrio, Criciúma,Ibirama, Rio do Sul, Trombudo Central e Taió;

Iniciou a carreira como Juiz de Direito titular na Comarca de Tangará de 22.02.1996.

Em 01.10.1987 assumiu como Juiz de Direito na Comarca de Capinzal, onde permanece até hoje;

É professor no curso de Direito da UNOESC, Campus de Joaçaba, nas matérias de Direito Civil, Direito Processual Civil, Responsabilidade Civil e Direito Espacial;

É professor da Escola Superior da Magistratura Catarinense

É professor de Judô na Associação Bushidô, filiado a Confederação Brasileira de Judô e à Federação Catarinense de Judô.

É membro do Conselho Consultivo da Associação dos Magistrados Catarinenses;

É membro da Academia para Ciência Futura e da Associação Nova Concórdia;

Em 2003 defendeu Dissertação de Mestrado Acadêmico na UNIVALI com o título: ?O Tratado do Espaço e o Tratado da Lua sob a perspectiva brasileira quanto a Dignidade da Pessoa Humana ? Uma análise para a Política Jurídica, oportunidade em que alcançou a nota máxima com distinção;

Em julho de 2005 lançou o livro A Arte do Pacificador.

 

 

A ARTE DO PACIFICADOR

CESAR LUIZ PASOLD (clp@advocaciapasold.com.br )

 

ALEXANDRE DITTRICH BUHR, Magistrado do Poder Judiciário Catarinense, Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI, Professor da UNOESC, é o autor do Livro intitulado ?A ARTE DO PACIFICADOR?, editado com o selo da OAB/SC Editora. A Obra que é uma proposta lúcida e intrépida de seu Autor, tem , em minha opinião, cinco grandes atributos. 

O primeiro grande atributo está no seu conceito descritivo para a palavra ?Pacificador?, assim : ?... é toda aquela pessoa que sente um impulso interior de resolver as questões mais corriqueiras que assolam as pessoas em suas relações pessoais. Tais como nas relações entre familiares, entre vizinhos, entre amigos ou nas relações profissionais. O Pacificador também poderá ser um representante de governo - um Presidente, um Primeiro Ministro, um Rei, um Diplomata... Ou também, um representante de algum organismo internacional, como por exemplo da Organização das Nações Unidas, da União Européia, da Organização dos Estados Americanos, da Liga dos Estados Árabes ou de qualquer outra organização internacional, que tenha sua atividade principal ou secundária voltada para resolução de conflitos entre povos e países. O Pacificador poderá ser ainda um  representante de um Poder Judiciário nacional ou Juiz da Corte Internacional de Justiça, bem como um Mediador, Conciliador ou Árbitro de qualquer destas ou outras instâncias de resolução de conflitos. Poderá ser, também, um representante do Ministério Público em suas mais variadas instâncias, um Advogado ou representante da classe Política ? membro do Poder Legislativo. Cada um de nós é que se elegerá ou não ser um Pacificador. A escolha é exclusivamente nossa. ?.

O segundo grande atributo está em que Alexandre BUHR muito  apropriadamente estabelece ? sob a premissa da diferença entre Ética e Moral ? o ponto nodal da Ética do Pacificador, vale dizer, o VALOR fundamental a ditar, para lustrar e ajustar  o perfil e a conduta de quem se posicionar como Pacificador, da seguinte forma: ?uma conduta Ética para o Pacificador será toda aquela que é importante para alcançar a Paz. E, no sentido contrário, uma conduta anti-ética seria toda aquela que não é importante para alcançar a Paz.?

O terceiro grande atributo do Livro, é a inserção que o Autor faz , entre as tantas virtudes necessárias a um Pacificador, de três virtudes que considero essenciais : (1) a Humildade coerentemente conectada com  (2) a Capacidade do Perdão, e para mim principalmente, (3) a Serenidade.

O quarto grande atributo que destaco é o zelo, pelo Autor, na sua busca da praticidade, sem perda da fundamentação ética, nas recomendações para as situações com as quais o Pacificador haverá de se defrontar.

E por último, o quinto grande atributo é o fato de o Autor assumir ? já desde o título do livro ? de que o que a obra traz é a Arte do Pacificador e não uma Ciência  da pacificação.

Enfim, inovador em muitos de seus aspectos, corajoso na opção pela ênfase à Arte e à Paz, eficiente, eficaz e efetivo no seu estilo objetivo, o autor Alexandre BUHR está de parabéns!

Quem possuir está obra terá ,sem dúvida,  em mãos um Livro muito especial!

Anterior

Alison Martins

Próximo

Granja Avós

Deixe seu comentário