Aprovado projeto que regulamenta participação de atletas de fora em competições da Fesporte |
Curiosidade
Capinzalense colhe mandioca gigante
O morador do distrito de Alto Alegre, município de Capinzal (SC), Paulo Lúcio Tonial, na quarta-feira, 13 de novembro, do ano em curso, colheu uma mandioca com a raiz de 2m50cm, pesando 17kg, sendo o cultivo foi de três anos. Segundo Tonial, a muda recebeu de seu irmão que reside no estado do Mato Grosso, então vem cultivando e colhendo um produto de qualidade, isento de agrotóxico.
A seguir fonte Wikipédia – a enciclopédia livre: Mandioca é o nome pelo qual é conhecida a espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot, composto por diversas variedades de raízes tuberosas comestíveis.
O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica (Guatemala, México). Espalhada para diversas partes do mundo, tem hoje a Nigéria como seu maior produtor.
No Brasil, possui muitos nomes, usados em diferentes regiões, tais como: mandioca-brava - a que contém o venenoso ácido cianídrico - aipim, castelinha, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, e variedades como aiapuã e caiabana, ou nomes que designam apenas a raiz, como caarina.
Foto feita na Rua Aparício Ribeiro, ao lado da Redação de O Tempo – um jornal de fato, sendo que Tonial está exibindo a mandioca gigante.
Deixe seu comentário