logo RCN

Cultura

Sociedade Babados realiza Mostra Internacional de Danças, em Capinzal, nos dias 14 e 15 de Novembro

 A secretária da Educação, Cultura e Esportes de Capinzal, ainda presidente Sociedade Cultural, Esportiva e Recreativa Babados - SCERB de Capinzal e Ouro, Seila Eliane Ribeiro juntamente com o diretor de Cultura da Prefeitura, também diretor executivo da Sociedade Babados, Luiz Alcides Dambros (Timo), na quinta-feira à tarde, 30 de Outubro, estiveram em Florianópolis reunidos com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Freitas Mello. Sendo que Seila e Timo firmaram parceria com a Secretaria de Estado, a qual é uma das patrocinadoras da IV Mostra Internacional de Dança em Capinzal, que será realizado nos dias 14 e 15 de Novembro e contará com a participação de renomadas companhias de dança do Brasil e Argentina.

Mostra Internacional de Dança de Capinzal ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli, sendo que o evento deve reunir cerca de 600 bailarinos nacionais e internacionais. A rede hoteleira da cidade e de alguns municípios vizinhos já está praticamente lotada (reservas).

A Mostra de Dança era realizado no mês de Março ou no máximo em Abril, e por questão de saúde não estava em condições para tanto, então possibilitou analisar o evento, quando foi feito um projeto entregue ao secretário Felipe Mello, então a Associação Babados foi agraciada e conseguiu recursos, sendo um apoio financeiro que ajudará a suprir as despesas financeiras devido a grandiosidade da programação. A Associação Babados banca o transporte dos grupos de danças, alimentação, hospedagem, enfim, para toda a estrutura não teria como levantar recursos para suprir os gastos.  

A Associação Babados tem aprovado o projeto da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), mas infelizmente não tiveram tempo e nem condições de saúde para poder captar recursos, então o mesmo ficou prorrogado para 2016, então farão a procura das empresas para ser possível a realização de mais uma edição do Festival de Danças. Segunda Seila tiveram uma ajuda do deputado federal Jorginho Mello, sendo possível o Governo do Estado apoiar na realização deste que é um dos maiores eventos em nível estadual, a exemplo do festival de Joinville. A diferença é que em Joinville é festival de competição e em Capinzal são apresentações e amostragens. O evento dos Babados se propagou muito em nível de país, prova disto, receberam mais de 200 e-mails de grupos que gostariam de marcar presença na Mostra de Dança, então foi feita uma peneira visando trazer quem ainda não se apresentaram e aqueles que vieram e fizeram sucesso, também quem faz a diferença.

“Quem ganha com o evento é o comércio local e da microrregião, o que ajuda no desenvolvimento e no crescimento de Capinzal, proporcionado pelo turismo que é a indústria sem chaminé”, assim Seila enxerga a realização do evento. Prossegue Seila dizendo que o público aplaude a cada apresentação e também é um povo hospitaleiro ao receber bem os visitantes, o que leva uma boa imagem dos capinzalenses onde se desenvolve a cultura, a arte e a dança.

“Eu sempre digo que não se pode esperar nada estando sentada, não podendo só depender dos recursos do Município, até porque a situação financeira da Prefeitura é bastante restrita, então fizemos dois projetos e fomos umas quatro vezes a Florianópolis, porém, teve de ser corrigida a formalidade, visando trazer recursos para os Blocos e Administração Municipal, sendo que retornamos a Flori para readéqua-los, em virtude de um problema na questão do sistema, visando expandir o apoio em valorizar o carnaval de blocos e não centralizar nos maiores centros. Eles aceitaram bem a nossa programação de carnaval, para tanto, estamos trabalhando muito para contar com os recursos do Governo do Estado, visando a edição 2015, com tendência de melhorar a cada ano. Em outras oportunidades, levamos os presidentes de blocos para sentirem como é essa tramitação, o que não é fácil, devendo estar sempre na frente buscando caminhos, mas eles também estão convivendo conosco essa situação e comprovam a batalha para conseguir algo em prol da coletividade. Vamos buscando as brechas e aos poucos iremos conseguir os recursos para a realização dos eventos. Tenho fé e esperança que obteremos êxito na busca de recursos para o carnaval de 2015”, assim mostra Seila a insistência na busca de recursos para a realização de eventos.

Seila e Timo fizeram o convite oficial ao secretário de Estado, Felipe Mello, sendo que o mesmo faz questão marcar presença na Mostra de Dança dos Babados em Capinzal, uma vez que é ele um grande lutador para repassar esses recursos, até porque as ações são muito centralizadas em Florianópolis, principalmente nesta questão da cultura e ele ajudou a descentralizar um pouco, pois as pessoas que lá trabalham são efetivas e ficam até indagando como que Capinzal está fazendo um festival desse porte. São situações que Seila está para provar para eles, que Capinzal tem condições, possui uma equipe que trabalha com dedicação, coragem e ousadia, certamente Felipe Mello vai ver o que os capinzalenses, ourenses e munícipes de outros centros veem todos os anos, sendo uma Mostra de Dança que faz realmente as pessoas se arrepiarem, emocionarem e deve levar uma grande imagem de Capinzal e do evento proporcionado. Com isto, quando for promovida a outra edição, ninguém vai indagar como Capinzal consegue fazer esse tipo de evento. “Para nós é motivo de muita alegria Felipe confirmar presença na Mostra Internacional de Dança”, assim Seila finalizou a entrevista.        

 

 

 

 

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal Anterior

Vereador presta contas na Câmara Municipal de Capinzal

Ato inaugural na cidade de Ouro Próximo

Ato inaugural na cidade de Ouro

Deixe seu comentário