logo RCN

Cooperjovem catarinense conquista dois Prêmios Nacionais

Vencedores das etapas estadual e nacional das Premiações Cooperjovem deste ano foram reconhecidos durante o 3º Encontro, no último fim de semana, em Florianópolis

 A solenidade de entrega das premiações do Programa Cooperjovem (Prêmio de Redação, Prêmio Professor e Concurso Estadual de Desenho), realizada no último fim de semana, durante o 3º Encontro Estadual do Programa, no Hotel Praia Tur, em Florianópolis, possibilitou momentos de emoção e surpresa. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), contou com a participação de aproximadamente  150 pessoas entre professores e coordenadores do programa nas escolas e cooperativas.

Além do reconhecimento ao  primeiro lugar nacional no  Prêmio de Redação, conquistado por uma estudante catarinense, foram anunciados pela gerente de promoção social do Sescoop Nacional, Maria Eugênia Ruiz Gumiel,  os primeiros colocados nacionais do Prêmio Professor Cooperjovem.

A professora Daniela B. de Almeida Lummertz (3º lugar na etapa estadual), da EEB Abel Esteves, de Praia Grande – parceira da Cooperja foi surpreendida com a segunda posição nacional no Prêmio Professor Cooperjovem. “Esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho em equipe que tem dado certo. Não é fácil trabalhar em conjunto, mas sozinha a gente não chega a lugar nenhum”.

O projeto da professora, denominado “Quintal da Cooperação”, incentivou a cultura da cooperação por meio do cultivo de ervas medicinais. “A partir do cuidado com as plantas, nossa intenção foi estimular o respeito entre os colegas, o conhecimento sobre a cultura das ervas medicinais, esclarecer sobre automedicação e conscientizar para o aproveitamento de plantas de forma adequada”.

O 6º Prêmio Professor Cooperjovem é uma ação do Serviço Nacional do Cooperativismo em parceria com as unidades estaduais do Sescoop. O objetivo é valorizar os professores de escolas públicas e cooperativas educacionais que desenvolvem com seus alunos atividades baseadas nos conteúdos do Cooperjovem. Os vencedores catarinenses foram os seguintes professores: Anderson Marcelino (1º lugar) da EMEF Ministro Pedro Aleixo, que atua no Cooperjovem em parceria com a Cooperjuriti; Helena Boff Zorzetto (2º lugar) da EEB Professor Mansueto Boff – escola parceira da Copérdia; e Daniela B. de Almeida Lummertz (3º lugar), da EEB Abel Esteves – parceira da Cooperja.

Além da entrega da premiação, o evento contou ainda com a apresentação do projeto “Cooperar para Incluir: um aprendizado para toda a vida”, vencedor do 1º lugar estadual do 6º Prêmio Professor Cooperjovem, conduzido pelo professor Anderson Marcelino da Escola Municipal de Ensino Básico Ministro Pedro Aleixo. O encontro encerrou com a palestra “Ser professor, como não se apaixonar...”, ministrada por João Carlos de Oliveira.

 PRÊMIO DE REDAÇAO

O Prêmio de Redação Cooperjovem visa estimular e fortalecer o conhecimento sobre o cooperativismo e a vivência da cultura da cooperação por meio do incentivo à produção de textos. O tema deste ano foi “A cultura da cooperação pela água e pela vida”.

O Encontro do Cooperjovem oportunizou a comemoração do primeiro lugar na etapa nacional (categoria I – 4º e 5º ano), conquistado pela estudante Natieli da Silva Pereira, da Escola Estadual Básica Marina Vieira Leal de Gaspar, que desenvolve o Programa Cooperjovem em parceria com a Viacredi.

Na etapa estadual, o conto "Mais pela Água, mais pela Vida", produzido pela aluna do 5º ano, de 11 anos, venceu cerca dois mil textos. Já na etapa nacional, a redação de Natiele foi escolhida a melhor entre 600 produções. "Eu não esperava esse resultado. Fiquei muito feliz com a notícia", disse a estudante que tem entre as disciplinas preferidas português e matemática.

Os demais vencedores da etapa estadual nessa categoria foram os seguintes estudantes: Eduarda Dias (2º lugar) da Escola Estadual Básica Cecília Ax  de Presidente Getúlio, que atua em parceria com a Cravil, e Fernanda de Fátima Schons (3º lugar), da Escola de Educação Básica Alinor Vieira Côrte de Papanduva, vinculada ao Cooperjovem por meio de parceria com o Sicoob Crediplanalto.

Na categoria II (6º ao 9º ano), conquistaram as primeiras colocações a estudante Maria Eduarda Magnus Bauer (1º lugar) da EEB Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul,   que implementou o Cooperjovem em parceria com a Coopersulca; Maria Bheatriz Piazza Maccarini (2º lugar), da EEB Meleiro, de Meleiro,  que trabalha em parceria com a Coopersulca e Tainara Vivian Savoldi (3º lugar) da EEB Prof. Mansueto Boff, de Concórdia, vinculada à Copérdia.

CONCURSO ESTADUAL DE DESENHO

O  Concurso Estadual de Desenho, promovido pelo Sescoop/SC, por meio do Programa Cooperjovem, contou com a participação de 2.220 alunos na categoria I (1º e 2º ano) e 2.792 alunos na categoria II (3º e 4º ano). Os três primeiros colocados de cada categoria receberam: 1º lugar, uma viagem com acompanhante para o Parque Beto Carrero World; 2º lugar, uma câmera digital; e 3º lugar, uma bicicleta, além de trofeú e certificado.

Ainda como forma de reconhecimento e valorização dos trabalhos realizados pelos alunos, os 12 desenhos finalistas  ilustram o Calendário 2014 do Programa Cooperjovem, que será distribuído para todas as escolas e parceiros do programa até o final deste ano.

A estudante Francieli Rossato da Silva, 7 anos, da Escola GEM Deputado Waldemar Rupp, de Campos Novos, que tem parceria com a Coopercampos conquistou o primeiro lugar na categoria I. “Desenhei uma gotinha e duas crianças abraçando. Isso significa que as crianças devem aprender a preservar a água”, destacou.

A mãe de Francieli, Paola Luzia Rossatto, realçou que o concurso é uma iniciativa importante para incentivar as crianças não somente a desenhar, como também, a cuidar do planeta.

Também foram classificados na categoria I os seguintes alunos: Jimmy Cauê Rodio (2º lugar), da Escola Básica Professor Mansueto Boff, vinculada à Copérdia; e Raissa Becker Aguiar (3º lugar) da Escola Abel Esteves Aguiar, que tem como madrinha no Programa Cooperjovem a Cooperja.

Na categoria II, conquistou o primeiro lugar a aluna Vanessa Trichez Valente, da Escola Municipal Básica José Theobaldo Utzig, de Pinhalzinho, que atua no Cooperjovem em parceria com a Cooperitaipu. “Meu desenho procurou demonstrar a importância de preservar água para que a população não fique sem no futuro”, salientou a estudante que desenhou várias gotas grandes ilustradas com plantação de árvores, chuva, cachoeiras, paisagens de florestas, escola, entre outros.

Foram premiados, ainda, nessa categoria a aluna Evelyn Miguel Pereira (2º lugar) da EEB Cônego João Reitz, parceira do Sicoob Credija; e Karina dos Santos Furlaneto, da EMEB Albino Zanatta, que atua em parceria com a Cooperja.

Os prêmios foram entregues pelo presidente da Ocesc/Sescoop, Marcos Antonio Zordan, pela coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza e demais colaboradores da entidade.

Foto 01 –  Patrícia Gonçalves de Souza, coordenadora de promoção social do Sescoop-SC

Foto 02 –  Francieli Rossato da Silva, que venceu na categoria I do Concurso de Desenho recebe o reconhecimento do presidente da Ocesc, Marcos  Zordan

Foto 03 –  Maria Eduarda Magnus Bauer, que  conquistou o primeiro lugar na categoria II do Concurso de Redação, recebe prêmio das mãos de Marcos Zordan

Foto 04 –  Natieli da Silva Pereira, que conquistou o primeiro lugar nacional na categoria I do Concurso de Redação, durante reconhecimento do Sescoop

Foto 05 –  Natieli da Silva Pereira, que conquistou o primeiro lugar nacional do Concurso de Redação, durante leitura de seu texto

Foto 06 –  A estudante Vanessa Trichez Valente conquistou o primeiro lugar na categoria II do Concurso Estadual de Desenho

Foto 07 –  Daniela B. de Almeida Lummertz  - segundo lugar nacional no Prêmio Professor Cooperjovem - recebe o reconhedimento de Marcos Zordan e Valéria Hirasike

Foto 08 –  Professor Anderson Marcelino, que ficou em 1º lugar estadual do 6º Prêmio Professor Cooperjovem, recebe reconhecimento de Marcos Zordan

Foto 09 –  Professor Anderson Marcelino, que ficou em 1º lugar estadual do 6º Prêmio Professor Cooperjovem, durante apresentação de seu projeto

Foto 10 –  O evento contou com a participação de aproximadamente  150 pessoas entre professores e coordenadores do programa nas escolas e cooperativas

Foto 11 –  O encontro encerrou com a palestra “Ser professor, como não se apaixonar...”, ministrada por João Carlos de Oliveira

Foto 12 –  Comemoração na última palestra do evento

 

 

Sescoop/SC Anterior

Sescoop/SC

Próximo

Nesta quarta-feira

Deixe seu comentário